Praia de São Marcos

São Luís – Praia de São Marcos e Biana Bistrô

Como eu estava hospedado no Hotel Luzeiros, fiquei bem próximo da parte mais turística da Praia de São Marcos, que é muito procurada tanto pelos turistas, quanto pela comunidade local. Saindo do hotel, são apenas 500 metros de caminhada até a Praça do Pescador, onde se destaca um dos monumentos mais famosos da cidade: a escultura do artista plástico Cordeiro do Maranhão, chamada Arrastão. A obra representa três pescadores puxando uma rede e foi criada a pouco mais de uma década.

Escultura "Arrastão" na Praça do Pescador
Escultura “Arrastão” na Praça do Pescador

Algumas placas, frequentemente atualizadas pelo Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), indicam que nesse ponto a água está própria para o banho. Realmente pude observar por ali várias pessoas aproveitando para se refrescar do intenso calor que faz na cidade.

Essa praia conta com uma extensa faixa de areia, onde os diversos bares e restaurantes colocam cadeiras e barracas para os banhistas, que aproveitam para praticar esportes como futebol e vôlei. Como venta bastante e o mar apresenta boas ondas na maior parte do tempo, a praia também é muito procurada para esportes náuticos como surfe, windsurfe e bodyboard.

Calçadão junto à Avenida Litorânea
Calçadão junto à Avenida Litorânea

Como eu não tinha intenção de entrar no mar e muito menos praticar qualquer esporte, aproveitei para fazer uma caminhada no calçadão que segue pela Avenida Litorânea. Placas indicam a distância percorrida e reparei que muitas pessoas utilizam da estrutura para fazer exercícios físicos como caminhada, corrida e patinação. Como eu estava num clima mais de passeio, fui andando devagarzinho e aproveitando a vista da praia. Na volta, paramos no Biana Bistrô, que funciona na Avenida Litorânea, 11 B.


Ambiente ★★★★★

Eu adorei a ideia de um bistrô na beira da praia. O ambiente fechado e climatizado é um alívio para quem não está exatamente feliz com o calor que faz na cidade – eu adoro praia e detesto valor, vai entender. Fomos no fim da tarde e estava rolando uma música ambiente com pegada eletrônica bem agradável.

Ambiente interno ao anoitecer
Ambiente interno ao anoitecer

Também gostei de como trabalharam o ambiente para deixá-lo elegante, mas, ao mesmo tempo, com a simplicidade da estrutura de tijolinhos à vista pintados de branco, o teto e móveis de madeira e a economia nas cores e decorações. É realmente um espaço muito gostoso e você tem a vista da praia através dos grandes painéis de vidro, então não sai daquele ambiente litorâneo. Como eu cheguei perto do fim da tarde, pude acompanhar o anoitecer caindo aos poucos.


Serviço ★★★★★

Enquanto eu estava lá as mesas não chegaram a ficar todas ocupadas, então o atendimento foi sempre bem rápido, todos os pedidos vieram corretos e não tenho nenhuma reclamação quanto ao serviço. Os garçons atendiam com presteza e mantiveram a mesa limpa quando acabavam os drinks.

Não encontrei nenhum link onde se possa acessar o cardápio para verificar as opções de pratos e preços atuais, mas o restaurante possui uma página oficial no Facebook com horários de funcionamento e informações de contato para os interessados em tirar dúvidas ou fazer reservas.


Preço ★★★☆☆

Os preços são aqueles que se pode esperar de um lugar um pouco mais sofisticado, com uso de ingredientes de boa qualidade em seus preparos. Longe de ser barato, o que talvez seja o procurado por uma boa parte das pessoas que vão para uma barraca na beira da praia. Pense nesse restaurante como um local para fazer uma refeição em uma ocasião especial ou para aquele dia em que você quer mesmo comer bem sem se preocupar com o valor da conta.


Comida ★★★★

Como estávamos em clima de férias e sem nenhuma pressa, eu e meu namorado aproveitamos para sentar, olhar o movimento das ondas no mar e relaxar um pouco.

Ceviche de robalo com chips de mandioca
Ceviche de robalo com chips de mandioca

Começamos pedindo mojitos, apreciando a bebida com calma. Quando deu um pouco de fome, pedimos de entrada o Ceviche de Robalo, que é o peixe curtido no suco de limão, azeite, tomate, cebola roxa, cheiro-verde e salsinha, acompanhado de uma porção de chips de mandioca, que estava bem crocante e ótima para servir como base.

Depois pedimos mais bebidas e dessa vez eu escolhi uma pina colada, enquanto o boy foi de sex on the beach. Devo destacar que todos os drinks estavam bem gostosos.

Bife de chorizo com batatas gratinadas
Bife de chorizo com batatas gratinadas

Para o prato principal, eu escolhi o Bife de Chorizo (Angus Prime), que veio acompanhado com batata gratinada ao molho de vinho do porto. Fiquei um pouco chateado que o cardápio não citava que as batatas eram recheadas com funghi, que eu não sou exatamente fã (teria escolhido outro acompanhamento). Ainda assim achei gostoso e a carne veio no ponto certo.

O outro prato pedido foi o Galetinho de Leite Assado, que vem com um molho do próprio assado, purê rústico de batata e aspargos. Não experimentei, mas a cara e o cheiro estavam muito bons.

Degustação de sobremesas
Degustação de sobremesas

Para finalizar a noite com uma gordice e ir embora feliz, decidimos pedir a Desgustação de Sobremesa, que serve bem duas pessoas. O prato é composto por merengue com morangos, amargo de chocolate, frutas da estação com calda de caramelo, sorvete de creme com gengibre ao caramelo e um bolinho de chocolate com calda de frutas vermelhas. Todos estavam bem gostosos.


Resumo ★★★★☆

Com um ambiente muito agradável, ótimo atendimento e produtos de qualidade, é compreensível que esta não seja uma das opções mais baratas da praia. Como local para aproveitar o fim da tarde e emendar com um jantar, achei que foi bem adequado. Dispensaria a música, já que é cobrado couvert artístico e não fazia muita diferença para mim, apesar de ter achado agradável. Mas o importante é que gostei bastante dos drinks e da refeição como um todo, então saí de lá bastante satisfeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s