Restaurante Escola Senac

São Luís – Restaurante Escola Senac

A primeira vez que eu fui em um restaurante desse tipo foi em Salvador – uns amigos me disseram que a comida lá era ótima e eu fui conferir. Quando fiquei sabendo que também havia um restaurante escola em São Luís, lugar com uma culinária com a qual eu não havia tido nenhum contato, achei que seria uma boa oportunidade de provar os sabores locais.

Esse restaurante serve a comida preparada pelos próprios alunos dos cursos de capacitação do Senac. O atendimento também é feito por garçons em treinamento. Tanto os cozinheiros quanto os garçons trabalham sob a supervisão dos instrutores e têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades na vivência diária do estabelecimento, o que torna a experiência interessante porque o cliente está, de certa forma, contribuindo para a formação desses profissionais.


Ambiente ★★★☆☆

O restaurante funciona na Rua de Nazaré, 242, por onde você certamente vai passar enquanto estiver passeando pelo centro histórico da cidade, então recomendo se programar para estar na região no horário de almoço, entre 12h e 15h.

Parte do ambiente interno
Parte do ambiente interno

O casarão antigo é bonito e o ambiente interno bastante agradável. É um alívio entrar no local porque é climatizado e do lado de fora fazia um calor intenso, principalmente para quem está fazendo turismo e andando para cima e para baixo no sol. O espaço é bem limpo e confortável, com mesas grandes. Senti um pouco a falta de uma decoração mais ligada às tradições culturais do estado. Achei sem uma personalidade própria. Não é memorável.


Serviço ★★★★★

Como eu disse acima, o serviço é realizado pelos próprios estudantes, que variam de função a cada semana para aprimorar o aprendizado. Acho que o sucesso do atendimento está justamente na vontade de aprender e receber bem o cliente (e também por estar sob supervisão). O pessoal que fica na recepção, os garçons e todos os outros envolvidos nesse processo foram muito educados, prestativos e eficientes. No mais, você vai lá e serve sua comida à vontade.

Muita opção de salada e entradas
Muita opção de salada e entradas

Preço ★★★☆☆

O restaurante funciona com um serviço de buffet que inclui as entradas, prato principal e sobremesas por um valor único. O valor vale a pena, pois muitos restaurantes cobram isso por um único prato. Agora para quem come muito pouco, pode parecer caro. No fim das contas, o custo benefício vai depender do quanto cabe na sua barriga. Eu achei adequado pela qualidade da comida ofertada, mas é bom lembrar que as bebidas são pagas a parte, assim como a gorjeta.


Comida ★★★★

Você pode servir quantas vezes e o quantidade que quiser de comida. O cardápio temático varia de acordo com o dia da semana. Quando eu fui, o tema era frutos do mar. Confesso que eu preferia ter ido em algum dia que tivesse outras opções, como carne de sol, pois não sou muito de comer peixe.

Frutos do mar e arroz de cuxá
Frutos do mar e arroz de cuxá

De qualquer maneira, aproveitei para experimentar algumas coisas que eu nunca tinha comido, como lula e polvo, além de peixes da região. Também são servidos pratos típicos como o arroz de cuxá, que tem influências indígenas, portuguesas, francesas, holandesas e árabes em sua receita, ou seja, bem representativo da cultura maranhense.

Destaco como ponto positivo que tem muita opção para os pratos quentes. Eram vários tipos diferentes de peixes e molhos, camarões e outros frutos do mar. Como funciona no estilo self-service, você pode servir um pouquinho de cada coisa e repetir os que gostar mais.

Buffet de sobremesas
Buffet de sobremesas

Para finalizar, você também pode servir à vontade as sobremesas. Quando eu fui eram quatro opções. Peguei um pouco de cada – menos salada de frutas, porque não sou obrigado. Fiquei bastante satisfeito com a refeição.


Resumo ★★★★☆

O Restaurante Escola do Senac de São Luís serve uma comida de ótima qualidade e é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da culinária maranhense e nordestina. Eu realmente teria aproveitado mais se não fosse um dia de frutos do mar, então recomendo pesquisar antes caso você tenha alguma restrição. Não encontrei o cardápio do dia na página oficial, mas há uma seção de notícias de eventos especiais e dados de contato.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s