Cabana do Sol

São Luís – Restaurante Cabana do Sol

Quando comecei a pesquisar os passeios e restaurantes de São Luís, o restaurante Cabana do Sol logo apareceu como um dos melhores da cidade. Como ele ficava bem próximo do Hotel Luzeiros, onde me hospedei, aproveitei para jantar lá no primeiro dia. Eu fui na unidade que fica na Rua João Damasceno, 24, no Farol de São Marcos. Para pesquisar os endereços das outras unidades, acesse a página oficial.

O restaurante, fundado em 1994, é premiado e aparece em listas diversas como um dos melhores da cidade e do país.


Ambiente ★★★★★

O Cabana do Sol é um restaurante bem grande. Nesse do Farol de São Marcos são dois ambientes: um para 270 e um para 120 pessoas. A decoração é feita com elementos regionais e inspirada na cultura local.

Ambiente amplo e climatizado
Ambiente amplo e climatizado

O pé direito bem alto do amplo salão climatizado me agradou bastante, pois São Luís é uma cidade em que faz bastante calor e ficar nesse ambiente fresco é muito agradável. Eu fiquei em uma mesa para quatro pessoas, mas não pude deixar de observar a chegada de grupos grandes. Pelo que pude perceber, os moradores locais aproveitam a boa estrutura para reservar mesas grandes e comemorar aniversários e outras ocasiões especiais.


Serviço ★★★☆☆

Cheguei cedo para jantar no restaurante e pude escolher livremente em que mesa me sentar. Senti falta de uma recepção mais informativa, explicando que haviam dois ambientes e quais eram as diferenças entre eles e até uma rápida passagem pelo cardápio e as principais opções da casa. Pelo que vi, a maioria das pessoas que estavam lá são clientes frequentes. Mas, para mim, que ainda não conhecia, acho que faltou um pouco de orientação. Além disso, uma das porções do prato que eu pedi chegou bem depois da carne e tivemos que cobrar o garçom.


Preço ★★★★☆

Obviamente que um restaurante com essa estrutura e tão bem-conceituado não vai ser o mais barato da cidade. Entretanto, ainda que os preços do cardápio possam assustar de início, destaco que os pratos são todos muito bem servidos. Para se ter uma ideia, existe uma seção separada para os que servem apenas duas pessoas e os valores variam entre 80 e 110 reais – mas acredito que dê para três comerem à vontade.

Várias opções de carne de sol
Várias opções de carne de sol

Como nós não estávamos com muita fome, pedimos apenas uma entrada e uma porção – não conseguimos comer tudo. No fim, a conta não foi exatamente barata, mas comemos muito bem e ficamos satisfeitos com o custo/benefício. Para conferir todas as opções e os preços atuais, confira o cardápio na página oficial.


Comida ★★★★★

A Cabana do Sol tem como foco a cozinha brasileira, com destaque especial para a culinária maranhense. A gastronomia do estado foi bastante influenciada pelas culturas africana, indígena e portuguesa. Os pratos incluem carne de sol do norte, arroz de cabrito, capote, galinha da terra e peixe frito com arroz de cuxá.

Porção com 12 unidades de pastéis mistos e geléia de pimenta
Porção com 12 unidades de pastéis mistos e geléia de pimenta

Para entrada pedimos uma porção com 12 unidades de pastéis e geléia de pimenta. Escolhemos a mista com carne e queijo. Quando a porção chegou tomei um susto, porque eles eram maiores do que estamos acostumados a ver por aqui – só aquela porção ali já me deixaria satisfeito, então acabei não comendo a minha metade pois eu queria experimentar a carne de sol tão famosa do lugar.

Porção de carne de sol com paçoca e mandioca frita
Porção de carne de sol com paçoca e mandioca frita

Como já não estávamos com tanta fome, resolvemos que seria um desperdício pedir um prato completo, ainda que fosse para suas pessoas. Então escolhemos a carne de sol com paçoca (uma farofa com carne desfiada) e mandioca frita. A carne de sol é realmente uma delícia, mais macia e menos salgada do que encontramos na maioria dos lugares. A paçoca estava muito saborosa e a mandioca crocante por fora e macia por dentro. Para complementar, colocaram na mesa uma manteiga de garrafa bem derretida, irresistível para comer com esse prato.


Resumo ★★★★☆

Com preço justo, ambiente agradável e comida de qualidade, fiquei bastante satisfeito e certamente voltaria ao Cabana do Sol para experimentar outros pratos. O atendimento poderia ter sido um pouco melhor, principalmente com a porção que chegou um pouco depois da carne, mas nada que comprometesse demais a minha boa impressão do lugar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s