Espigão Costeiro da Ponta d'Areia

São Luís – Espigão Costeiro da Ponta d’Areia

Quem pensa que o passeio turístico em São Luís do Maranhão se limita ao centro histórico da cidade está muito enganado. Uma das áreas que tem se destacado como ponto de encontro da comunidade local e destino dos viajantes encontra-se em outra área da cidade, mais nova e moderna. Estou falando da Praia da Ponta d’Areia, onde se encontra o recém reformado Forte de Santo Antônio da Barra. A visita a esse museu pode ser combinada com uma caminhada no Calçadão da Península da Ponta d’Areia, o Memorial Bandeira Tribuzi e a Paróquia São Francisco de Assis. Exatamente em frente a essas atrações, fica o Espigão Costeiro.

Praia da Ponta d'Areia
Praia da Ponta d’Areia

Essa estrutura foi construída na Península da Ponta d’Areia com o objetivo de controlar a erosão da orla da praia de mesmo nome, protegendo os prédios e melhorando o tráfego de embarcações. O resultado é o aumento da faixa de areia da praia, que fica retida na longa passarela que adentra pelo mar. Ali se acumulou um grande banco de areia bem fininha, parecendo com as dunas que formam os Lençóis Maranhenses.

Não vi pessoas utilizando a praia nesse trecho. Como essa parte é calma e sem ondas, ali é um bom local para praticar stand up paddle, aquele esporte em que as pessoas ficam em pé nas pranchas e vão remando. Aparentemente, a maior parte da Ponta d’Areia é própria para banho, mas é bom verificar as placas indicativas, frequentemente atualizadas pelo Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Ainda assim eu fico meio desconfiado devido à proximidade com o centro da cidade e saídas de esgoto.

Pôr-do-sol no mar
Pôr-do-sol no mar

Eu recomendo fazer a visita ao forte perto do fim da tarde, quando o clima começa a dar uma refrescada, e emendar com o pôr-do-sol, que é o grande atrativo do Espigão. A estrutura tem 7 metros de largura no início e 13 no final, culminando em uma pequena área coberta. Também é possível continuar a caminhada sobre as pedras que estendem o caminho para o lado esquerdo. Para ver o pôr-do-sol, você pode ficar no começo da plataforma ou andar até o final. São quase 600 metros para dentro do mar.

Areia da praia invade o calçadão
Areia da praia invade o calçadão

Eu achei a caminhada até lá na frente bastante agradável. Infelizmente a areia que fica contida pela estrutura, aumentando a faixa de praia, acabou por invadir a calçada do Espigão, jogada pelo vento. Dá para ter uma noção da força eólica pelo marafuá que virou o meu cabelo. Em alguns trechos eu precisei passar por cima da areia, mas nada que comprometesse o passeio. Imagino que eles devam (ou deveriam) fazer a retirada do excesso e realizar a limpeza do local, mas realmente não sei como está a manutenção porque só passei por lá um dia.

Barraquinhas na beira da praia
Barraquinhas na beira da praia

Outro atrativo do local são as barraquinhas de vendas de bebidas e lanches que ficam no calçadão, no começo do Espigão. Ali são vendidas água de coco, pastel de feira e outras coisas. Também ficam carrinhos de vendedores ambulantes com outras opções. Para as crianças, há alguns brinquedos. Pelo que pude observar, o movimento vai aumentando à medida que se aproxima o pôr-do-sol.

Calçadão iluminado no começo da noite
Calçadão iluminado no começo da noite

Logo caiu a noite e, embora o local seja bem iluminado e ainda houvesse bastante movimento próximo às barracas, o Espigão em si foi ficando cada vez mais deserto. Como não havia mais o que fazer por ali e eu não conhecia bem a região, não tendo como saber se era um local seguro para ficar depois de anoitecer, resolvi dar por encerrado o passeio. Valeu muito à pena, foi um fim de dia muito agradável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s