Sternen Grill

Zurique – Sternen Grill

Durante o verão, esse é um dos lugares muito procurados para um lanche e um happy hour depois do trabalho, pois ali são vendidas as famosas salsichas da parte alemã do país e cervejas, inclusive de marca própria. A tradução correta da palavra alemã wurst é salsicha, mas no português usamos esse nome para um produto de menor qualidade e um tanto diferente, então acho as que comi na Suíça mais parecidas com linguiça, na textura e no sabor. Enfim, esse é um programa apreciado pela população local que vale a pena conferir.

A história desse restaurante começou em 1963, funcionando em estacionamentos durante o verão. Hoje em dia, o Sternen Grill está instalado na Theaterstrasse, 22, em frente à estação Bellevue do tram e já faz parte da tradição local, onde fica aberto 365 dias por ano. Eu fui nesse, mas também há filiais no Aeroporto de Zurique e na estação Oerlikon.


Ambiente ★★★★★

O Sternen Grill não é luxuoso. É verdade que no andar de cima funciona uma área mais arrumada, com restaurante a la carte e varanda com vista para o lago. Nessa parte são servidas as mesmas coisas que no térreo, mas com algumas opções a mais, como saladas e acompanhamentos. É uma boa pedida para quem tem mais tempo e quer fazer uma refeição mais caprichada.

Ambiente interno
Ambiente interno

Mas a parte do térreo, que funciona num esquema mais fast-food misturado com pub, é o que realmente se destaca no local. A preparação dos alimentos é toda feita em uma cozinha aberta, onde você já faz o seu pedido. Percebi que a maioria dos clientes eram moradores da cidade, que já conheciam os produtos e se sentiam à vontade no ambiente. Mas também há assinaturas de personalidades de todo o mundo pregadas nas paredes da escada, o que evidencia a fama do local.


Serviço ★★★☆☆

Como estava chovendo e um pouco frio, ninguém estava com muito ânimo para ficar na parte externa do restaurante, o que deixou o interior um pouco tumultuado. Mas lá também tem bastante espaço, achamos uma mesa, nos acomodamos e, passados alguns minutos da hora de almoço do pessoal que trabalha na região, o ambiente já estava bem mais organizado e tranquilo.

Balcão de pedidos e pagamentos
Balcão de pedidos e pagamentos

Essa parte do térreo é voltada para o estilo mais informal. Você mesmo se dirige até o balcão, pega a sua bebida, escolhe e pede a sua comida com o rapaz que fica no atendimento e paga na próxima estação, onde pode se servir de seu pão. Muitas pessoas pedem a comida para levar ou comem em pé, usando uma das mesas de apoio. Eu fui para a parte que tinha algumas mesas e nos sentamos lá. Depois apareceu uma garçonete para limpar as mesas, trazer cardápio e perguntar se queríamos beber algo, mas já havíamos providenciado tudo sozinhos.


Preço ★★★★☆

Imagino que esse não seja o lugar mais barato da cidade, mas o fato é que a Suíça é um país caro e a alimentação não foge desse padrão. Por isso mesmo, achei os preços aceitáveis, principalmente por se tratar um restaurante famoso.

O cardápio fica na entrada do restaurante e é bem simples. Eu quero dizer que não são muitas opções de pratos, mas só é simples mesmo para quem fala alemão. Como eu tinha comprado um chip pré-pago de celular da Salt e tinha internet ilimitada durante a minha estadia no país, aproveitei para ir pesquisando tudo no Google – jogo no tradutor e, se mesmo assim eu não entendo, passo para uma pesquisa por imagens.

Cardápio do térreo
Cardápio do térreo

Claro que algumas coisas você já começa a entender depois de uns dias no país. Por exemplo, tudo terminado com wurst é salsicha. Poulet e pomme frites são palavras franceses para frango e batata frita. Hamburger e hot dog dispensam traduções. Mas algumas coisas eram realmente incompreensíveis. O cardápio com os preços atuais pode ser acessado na página oficial, também toda em alemão.


Comida ★★★★★

Depois de pesquisar bastante o significado daquelas palavras impossíveis de sequer serem pronunciadas, decidi ir pelo que havia de mais famoso no restaurante. Escolhi o St. Galler Bratwurst mit Gold Bürli, Sternen Senf & Kartoffelsalat. Traduzindo, é uma salsicha acompanhada de pão, salada de batatas e mostarda de marca própria. Esse é um combo promocional, mas dá para pedir os mesmos itens separados. A salsicha estava muito saborosa e é bem grande. O pão caseiro tem uma crosta dourada e crocante, com o interior bem macio e aquele gostinho de fermentação natural.

St. Galler Bratwurst mit Gold Bürli, Sternen Senf & Kartoffelsalat
St. Galler Bratwurst mit Gold Bürli, Sternen Senf & Kartoffelsalat

A salada de batatas vinha com um molho bem ácido, diferente do que estamos acostumados a comer aqui no Brasil, então acho que muitas pessoas podem estranhar. A mostarda também é bem diferente, tem uma certa ardência que passa pelo nariz quando respiramos, parece que você levou uma porrada na cara. Ou seja, sabores intensos, mas bem interessantes. Mas estamos em outro país justamente para experimentar a comida local e eu achei gostoso.

O pessoal que estava comigo pediu também um frango assado que estava com a cara muito boa, mas não provei. Todos os produtos ficam expostos, então dá para você escolher pela aparência. Mas na hora de pedir tem que falar em inglês e arranhar um alemão, tentando acertar mais ou menos a pronúncia dos nomes na tentativa de ser compreendido. Na verdade, foi bem tranquilo. Provavelmente eles estão acostumados com turistas.

Se você gosta de levar para casa ou para dar de presente souvenirs gastronômicos, também é possível comprar produtos de marca própria, incluindo a mostarda Sternen Senf e a cerveja Sternen Bier.


Resumo ★★★★☆

Não é à toa que esse lugar é querido pelos moradores locais e famoso entre os turistas, já que é possível fazer uma refeição tradicional e até barata para os padrões suíços. Ficamos um pouco perdidos com o menu em alemão, mas nos viramos com as traduções na internet e valeu muito a pena ter ido ao restaurante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s