Restaunte Arturito

São Paulo – Restaurante Arturito

Depois de assistir a algumas temporadas do reality show gastronômico Masterchef Brasil, foi crescendo a vontade de conhecer os restaurantes dos chefes que atuam como jurados na competição. Esse ano eu já tinha ido ao La Guapa, o estabelecimento da Paola que vende as empanadas. Dessa vez, aproveitei a ida a São Paulo para provar a comida do Arturito, também da chefe, que fica na Rua Artur de Azevedo, 542, no bairro Pinheiros.

A Paola Carosella nasceu na Argentina, vinda de uma família de italianos em que as mulheres ainda plantavam, colhiam e cozinhavam os animais trazidos pelo avô Lino, um grande pescador e caçador. Depois de passar por vários países e cozinhas, a argentina chegou ao Brasil em 2001. Sete anos depois, abriu o Arturito, um restaurante com foco na cozinha clássica mediterrânea com influências de suas raízes, origens e desejos.


Ambiente ★★★★★

O restaurante tem aquela atmosfera de simplicidade refinada, que te deixa à vontade. É aquele sem frescuras – parede de concreto aparente, cadeiras que lembram casa de vó, sofás com estampas florais, estruturas expostas, caixas de madeira e mesas de madeira sem toalha. Ao mesmo tempo, é chique por ser decorado com muito bom gosto, ter objetos artesanais (que sabemos que não são baratos), música ambiente gostosa e no volume correto (não precisamos gritar para nos comunicar com os amigos que estão em nossa mesa), etc.

Ambiente interno do restaurante
Ambiente interno do restaurante

Também gostei do fato de o ambiente traduzir bem a proposta do restaurante, que é de valorizar o contato com a natureza, que acontece pela presença de várias plantas e a entrada de luz natural. Achei o espaço super aconchegante e limpo.


Serviço ★★★★★

Se você se planejar com antecedência, é possível entrar e fazer a reserva na página oficial, pesquisando as datas disponíveis para almoço ou jantar. Caso contrário, a ocupação das mesas acontece por ordem de chegada. Foi assim com a gente, mas foi super tranquilo. Como não tínhamos reserva, nos programamos para chegar na hora da abertura da casa (12h30 no domingo) e fomos acomodados imediatamente – eu gosto de fazer assim porque detesto ficar esperando quando estou com fome. Pouco tempo depois, o salão estava todo cheio.

O atendimento foi muito eficiente, nunca ficávamos esperando para ser atendidos – tem uma quantidade considerável de garçons. Também havia a preocupação de deixar a mesa sempre limpa, explicar detalhadamente cada prato, confirmar os pedidos, etc. Mas tudo isso sem ser exagerado, sem ficar em cima do cliente, como uma mãe superprotetora.


Preço ★★★★☆

A chef é conhecida por valorizar os ingredientes que usa em seu restaurante. De fato, a primeira página do cardápio é um explicativo sobre o respeito à natureza na hora de cozinhar, valorizando os sabores autênticos. Ali consta a origem dos produtos utilizados, com destaque para os orgânicos, frescos e não transgênicos. Obviamente que esse tipo de produto é mais caro, o que justifica os preços.

Cardápio com origens dos produtos
Cardápio com origens dos produtos

O cardápio que apresenta mudanças constantes de acordo com a disponibilidade dos ingredientes, pode ser acessado na íntegra na página do restaurante, inclusive com os preços de cada prato. Eu acho isso fundamental, pois permite que o cliente veja as opções e o quanto vai gastar, mas muitos restaurantes não colocam online. Ponto para o Arturito!


Comida ★★★★★

Como não é todo dia que a gente come em um desses restaurantes mais sofisticados (afinal de contas, não fica barato), eu já vou preparado para experimentar tudo que eu tiver vontade, ou seja, serviço completo: entrada, prato principal e sobremesa. Para iniciar os trabalhos, aceitamos o couvert, que é cobrado por pessoa. O Pão orgânico de fermentação natural & boa manteiga é realmente delicioso, tive que me conter para não ficar comendo ele loucamente (eles colocam mais quando você acaba com o primeiro), pois eu não queria ficar cheio só de pão.

Pão artesanal
Pão artesanal

Eu nunca tinha comido vieira, que é um molusco marinho super refinado que se encontra principalmente na América do Norte, no norte da Europa e no Japão. Suas particularidades são as conchas coloridas em forma de leque, com formas perfeitas, como a representada em O Nascimento de Vênus, de Botticelli; e o fato de serem nadadoras ativas e migratórias, ao contrário das ostras, que ficam mais de boas. Do menu, pedimos o Tiradito de vieiras frescas de Picinguaba, erva doce e limão siciliano. É uma entrada bem cara e só vem quatro vieiras, mas valeu para experimentar e achei o gosto bem suave e doce.

Vieiras frescas
Vieiras frescas

Para o meu prato principal, escolhi outra especialidade da chef: a carne. Pedi o Ojo de bife com rub de urucum e sal marinho, molho de raiz forte. A tradução seria um contrafilé, que pedi ao ponto, com crosta de urucum e um molho apimentado feito aquela pasta que costumam servir com sushis. Quando se pede uma proteína assim do Arturito, ela vem sem acompanhamento, que deve ser escolhido à parte. Eu fui no Riso pastina com ervilhas frescas, mascarpone caseiro, parmesão e limão siciliano. Eu sou bem carnívoro e achei a minha escolha muito acertada, pois estava tudo perfeito. Sério, um absurdo de gostoso.

Ojo de bife e riso pastina
Ojo de bife e riso pastina

A minha sobremesa foi a Panna cotta de cumaru com doce de leite artesanal, zest de laranja & cachaça do Zé. Fica repetitivo, mas preciso dizer que estava uma delícia. A panna cotta estava muito suave e o doce de leite delicioso, escuro, da cor de chocolate, tudo em perfeitas proporções (obviamente eu continuaria comendo aquilo eternamente, ainda bem que vem uma porção pequena).

Panna cotta com doce de leite artesanal
Panna cotta com doce de leite artesanal

Obviamente que eu coloquei aqui só o que eu pedi, senão ia encher a página com fotos de comida. Mas destaco que as outras pessoas da mesa também ficaram muito satisfeitas com as suas escolhas.


Resumo ★★★★★

Eu já tinha curiosidade de ir a esse restaurante há algum tempo e não me decepcionei. Tudo o que provei estava delicioso e quero voltar lá mais vezes para experimentar outros pratos. Não é um restaurante barato, mas isso se justifica pelo cuidado de usar ingredientes selecionados e pela qualidade da comida e do atendimento. Mas existe um menu executivo servido no almoço em dias de semana que inclui entrada, prato principal e sobremesa por um preço bem em conta.

Anúncios

2 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s