Mala de mão para viagem

O que não pode faltar na mala de mão

Cada pessoa tem as suas próprias manias quando se trata de fazer as malas. Mas, quando falamos especificamente da bagagem de mão para viagens de avião, é preciso ter também planejamento e estratégia. A ideia é ter disponível tudo o que você irá ou poderá precisar desde o momento em que você despacha as malas maiores no check-in, até o momento em que chega ao destino final. E sem esquecer que pode ocorrer o temido extravio e você ter que se virar com aqueles poucos itens por alguns ou todos os dias de passeio. Não vou falar aqui sobre o que não pode ser levado no avião, como objetos cortantes, bombas e bebês chorões outras coisas. Vou focar no que eu fico atento para não esquecer de carregar sempre ao meu ladinho!


Documentos pessoais

Esses não podem faltar porque não dá para viajar sem documentos. Quando faço viagens internacionais, eu levo sempre o passaporte, mesmo quando vou para países membros do Mercosul, nos quais dá para entrar com identidade ou carteira de motorista. Faço isso por motivos variados: eu gosto de ter no passaporte o carimbo de todos os países que visito, o que considero como um tipo de souvenir; o passaporte é um documento oficial e fácil de identificar em qualquer lugar que você vá (já viram a cara dos estrangeiros tentando entender a nossa carteira de motorista?); é difícil que alguém questione a veracidade de um passaporte (no caso de viagens com carteira de identidade ou outro documento, a foto precisa ser razoavelmente recente).


Ficha de saúde

É óbvio que é preciso viajar sempre com documentos pessoais que permitam que as autoridades confirmem a sua identidade. Mas, além disso, é importante ter uma ficha com informações sobre alergias a medicamentos, tipo sanguíneo, doença crônica, uso frequente de medicamentos e outras questões relativas à saúde. Essa ficha poderá ser consultada pelos profissionais da área da saúde no caso de um atendimento de emergência, se você passar mal e não puder dar essas informações. Não se engane, nem sua mãe sabe de tudo sobre sua vida.


Identificação pessoal

Por incrível que pareça, muita gente consegue perder a mala de mão, seja porque esqueceu em algum lugar, seja porque alguém pegou a sua por engano. Por via das dúvidas, é sempre bom andar com todos os seus itens devidamente identificados. Na Loja Viajento é possível comprar tags de mala temáticos, dê uma conferida e ligue djá!

Tag de mala "Bon Voyage"


Itens de higiene

A maioria das viagens internacionais duram várias horas, principalmente se considerarmos o tempo de traslado, as horas de espera nos aeroportos, a eternidade (ou correria) entre as conexões, etc. O fato é que você certamente vai ter que se alimentar, provavelmente vai suar e talvez chegue a se descabelar. Alguns itens essenciais são: escova e pasta de dente (fio dental é um plus); lenços secos e/ou umedecidos (gosto daqueles “bundinha de bebê”); álcool gel; desodorante; e escova de cabelo. Pode ter mais coisas, varia de cada pessoa. A maioria dos itens eu despacho na bagagem grande, mas esses são os que geralmente uso durante o voo. Lembre-se de que nenhum item em líquido ou gel pode ter mais de 100 ml e em alguns embarques eles precisam estar dentro de um saco ziploc. Outra dica é abrir os produtos, passar um papel filme no gargalo e fechar novamente – isso evita vazamento dos produtos. Também é bom evitar embalagens totalmente cheias, pois a diferença de pressão atmosférica durante o voo pode causar a expansão do conteúdo.


Itens de conforto

Não adianta também ficar limpinho e passar a noite em claro porque não conseguiu dormir no avião, chegando com aquela cara de pão amassado no seu destino. Alguns itens simples ajudam bastante na hora de relaxar e gozar dormir, principalmente se você está viajando na classe econômica. Para segurar a cabeça e não ter dor no pescoço, eu levo um travesseiro de viagem; o tapa-olho também é ótimo para deixar tudo escurinho; as farmácias vendem baratinho aquele tampão de ouvido, que abafa os ruídos.


Roupas

Pensando na possibilidade de que pode haver um extravio da sua mala principal (comum em voos de avião e que possui cobertura dos seguros de viagem), é sempre bom levar na mala de mão algumas mudas de roupa. Isso serve também para emergências, tipo quando você acha que vai peidar e caga ou você derruba algum alimento ou coisa molhada na roupa que está vestindo. Também é bom lembrar de usar roupas confortáveis e levar um casaco, porque pode fazer frio dentro do avião.


Remédios

Falando em conforto, tem coisa pior que passar mal e ter que vomitar dentro do banheiro do aeroporto? E aquela caganeira explosiva que parece ter predileção por viajantes? Um pouco mais amena, mas não menos desconfortável, é uma barriga cheia de gases que te deixa com a sensação de gravidez de gêmeos, impedindo que você encontre alguma posição que te deixe feliz. Dores de cabeça (ou qualquer outra dor) também são muito incomodas. Por essas e outras, eu sempre viajo com uma pequena farmácia à mão.

Remédios para viagem


Comidinhas

Se você é como eu, certamente já começa a planejar o que vai comer dentro do avião antes mesmo de embarcar. O problema é que é razoavelmente comum que ocorram atrasos nos voos, muitas vezes de horas e horas. Para esses casos, eu sempre tenho comido alguns lanchinhos para enganar a fome. Geralmente levo barrinhas de cereal, chocolates e biscoitos. Caso não use, já ficam sendo aperitivos para levar comigo durante os passeios, pois nem sempre é possível parar e almoçar no meio do dia.


Entretenimento

A fome não é o único dos problemas no caso de atrasos, tem também aquela velha questão de morrer de tédio. Para quem não tem costume de dormir imediatamente após a refeição no avião, as opções de entretenimento também são importantes. E não se engane, não são todos os voos que estão equipados com televisões individuais e conteúdo de qualidade. Por isso, levo sempre comigo o meu iPad recheado de joguinhos bobos ou rascunhos de postagens para o blog, músicas no celular, algum livro para ler (pode ser ebook para não ter que carregar mais peso), etc. Eles poderão ser usados também quando chegar ao destino e não tiver nada para fazer nos deslocamentos entre uma cidade e outra ou na fila de espera de alguma atração turística. Não se esqueça de levar todos os carregadores e adaptadores de tomada na mala de mão, pois eles podem ser necessários no aeroporto ou durante o trajeto.


Objetos de valor

Falando em iPad e outros equipamentos eletrônicos, todos os objetos de valor devem ser levados na bagagem de mão, inclusive os milhares de dólares ou outra moeda que você pretende gastar fazendo compras que certamente ultrapassarão a cota permitida (ou não). Geralmente eu levo o dinheiro em uma doleira dessas que ficam perto do piu piu por dentro da calça, pois tenho neura de que posso ser assaltado no caminho até o aeroporto ou hotel. No mais, viajo apenas com o essencial. Nunca levo joias, mesmo porque não as tenho.

Dinheiro para viagem


Reservas impressas

Por último, mas não menos importante, carrego todas as minhas reservas impressas junto comigo. Essas informações podem ser pedidas pelo oficial de imigração, principalmente o local onde você vai se hospedar. Também fica mais fácil na hora de pedir informações ou mostrar para o taxista que teima em não falar a sua língua – que absurdo. Geralmente tenho tudo isso também na nuvem para que eu possa acessar de qualquer lugar, mas não dá para confiar sempre nos aparelhos eletrônicos, que podem acabar a bateria ou estar sem uma internet wi-fi liberada por perto.


Não exagere

Turistas de primeira viagem costumam exagerar na mala – com o tempo e a experiência, vão descobrir a importância e a beleza de se viajar leve. Não carregue itens desnecessários ou em quantidades absurdas. Foca naquilo que você realmente pode precisar. Além disso, é preciso respeitar os limites de peso e dimensão das malas, que devem ser acomodadas no maleiro superior do avião ou embaixo do assento. Como as companhias brasileiras passaram a cobrar pela mala despachada, estão realmente medindo as bagagens de mão para conferir se estão adequadas às regras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s