Mercado Grano

Nova Lima – Mercado Grano

Meu primeiro contato com os produtos do Mercado Grano foi em uma dessas festas temáticas realizadas em Belo Horizonte, onde eles venderam pães artesanais em uma das barraquinhas. Comprei alguns e fiquei muito satisfeito com o produto. Outro dia me falaram do restaurante e fomos lá experimentar.

O empreendimento foi idealizado como um mercado gastronômico que varia a oferta de produtos de acordo com os produtos da estação. Além da padaria e do restaurante, funciona ali um armazém de produtos regionais e orgânicos de todo o Brasil, além de uma flora.

Armazém com produtos orgânicos
Armazém com produtos orgânicos

Tecnicamente, ele está localizado em Nova Lima, mais especificamente na Rua Niagara, 320 – Jardim Canadá. Mas faz parte da região metropolitana da capital, então é uma opção tranquila para quem está em Belo Horizonte. Para informações sobre o horário de funcionamento, acesse a página oficial.


Ambiente ★★☆☆☆

Era para ser bonito. Não é. Se tem uma coisa que eles realmente precisam melhorar é o ambiente. Eu até gosto da estrutura de galpão, que é descontraída e sem muita frescura. Também me agrada muito o fato da cozinha ser aberta, você fica ali comendo enquanto vê os funcionários preparando os pães e massas artesanais, já fica com vontade de comprar para levar para casa. Mas acho que existem alguns problemas graves.

Restaurante do Mercado Grano
Restaurante do Mercado Grano

Esses painéis de panos com imagens de pontos turísticos internacionais, tema que se repete em alguns quadros na parede, me parecem totalmente aleatórios para um local que se propõe a trabalhar com ingredientes regionais e orgânicos. É uma decoração incoerente. O que eu penso sobre isso é: ser rústico não é desculpa para ser tosco. Podem melhorar e nem precisa de muito esforço.

Gosto da mesa feita com essas grandes bobinas de madeira, mas as cadeiras são muito baixas e fica desconfortável para comer. Além disso, há muitas mesas e não sobra espaço para a circulação dos garçons e dos próprios clientes, então toda hora passa alguém que precisa pedir licença ou tromba em você.

Entendo que optaram por não imprimir um cardápio devido às constantes mudanças nas ofertas dos pratos e produtos, mas achei um problema o posicionamento dos menus escritos em quadros negros. Dependendo de onde você se senta (ou do seu grau de miopia), fica difícil de ler.


Serviço ★★★★☆

Eu diria que o serviço é bom porque fomos atendidos por um garçom muito gente boa, além de ter achado os outros funcionários simpáticos e atenciosos. Quando chegamos, a casa já estava cheia, mas colocamos o nosso nome na lista de espera e nos instalamos em uma área de espera, onde já podemos pedir algumas bebidas e entradas. A nossa mesa demorou a ser liberada, então aconselho chegar cedo ao local.


Preço ★★★☆☆

Como se pode perceber pelo menu, não se trata de um restaurante barato. Os preços são justificados pela qualidade dos produtos orgânicos e frescos, mas acho algumas coisas um pouco salgadas. Pedimos, por exemplo, a porção de pastel de queijo com alho-poró, que eu acho que não justifica esse valor.

Cardápio no quadro negro
Cardápio no quadro negro

Comida ★★★★☆

Agora vamos ao que mais interessa, que são os pratos principais. Para dividir, pedimos uma Saladinha verde com carpaccio, que serviu como entrada e estava gostosa. Os pratos principais foram Filé com risotto ao pomodoro, Beef ancho com gnocchi e Tornedor com purê ao tomilho. Todos estavam uma delicinha, embora eu tenha achado que a porção de purê do último prato tenha sido pequena com relação ao tamanho da carne, o que ficou desproporcional.

Beef ancho com gnhocci
Beef ancho com gnhocci

Ainda tivemos forças para encaixar sobremesas – eu sempre falo que a tripa do doce é outra, não importa o quanto você já tenha se entupido com os pratos salgados. Pedimos a Torta de nozes com pecã, que estava realmente muito bem servida desses ingredientes, e a Torta de maçã. As sobremesas estavam gostosas, mas confesso que o que eu mais gostei foi do acompanhamento, o sorvete de camarelo com gosto de leite com açúcar queimadinho.

Torta de nozes e pecã com sorvete de caramelo
Torta de nozes e pecã com sorvete de caramelo

Resumo ★★★☆☆

Recomendo a ida até o restaurante porque comi bem, mas acredito que eles deveriam repensar principalmente a decoração do local e a distribuição das mesas, para tornar o ambiente mais agradável e confortável. A parte da padaria é uma delícia e acho um pecado ir lá e não levar pelo menos um desses pães artesanais para casa.

Pães artesanais e massa fresca
Pães artesanais e massa fresca
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s