Oceano Pacífico visto de Miraflores

Lima – Malecón de la Reserva

Um dos melhores passeios de Miraflores é fazer uma caminhada pelo Malecón de la Reserva, que margeia o mar. A palavra malecón significa “espesso muro construído no mar, praia ou porto para protegê-los do poder de água”. O uso do termo para as avenidas na costa de Lima faz sentido, já que o alto paredão do penhasco natural protege a cidade dos possíveis tsunamis causados por terremotos na região. Enquanto a avenida Circuito de Playas se encontra no nível do mar, os malecóns ficam no alto do penhasco, proporcionando uma bela vista da paisagem.

Parque Domodossola
Parque Domodossola

A caminhada por essa turística e bem cuidada parte da cidade passa por diversos parque. O primeiro (ou último) é o Parque Domodossola, que recebeu esse nome em homenagem à uma cidade italiana, na fronteira com a Suíça. O local tem importância para o Peru por ter sido palco da trágica morte de Jorge Chavez, um aviador do país que cruzou os Alpes com seu monoplano, mas caiu após as asas do avião se partirem devido aos fortes ventos, em 1910. Quando eu passei por lá, vi que os moradores locais frequentam o parque para fazer exercícios físicos. Todo o trajeto do Malecón de la Reserva deve ter uma extensão de cerca de 2km, mas ele continua em outros malecóns (para quem se empolgar e quiser caminhar mais).

Parque Salazar
Parque Salazar

O próximo ponto de interesse é o Parque Salazar, onde muitas pessoas andam de skate e patins. Esse é o ponto mais agitado do passeio, já que ali o malecón encontra a movimentada Avenida José Larco. De frente para esse parque estão os hotéis Marriot, o Casino Majestic e um Starbucks. A avenida é cheia de hotéis e restaurantes, incluindo o Suites Larco 656, onde me hospedei.

Vista da parte externa do Larcomar
Vista da parte externa do Larcomar

Também junto ao parque, voltado para o oceano, está o Shopping Mall Larcomar, um importante ponto de encontro para os moradores e os turistas. Ali há várias lojas para quem gosta de fazer compras durante suas viagens (não é o meu caso), opções de entretenimento, restaurantes refinados e também uma praça de alimentação com fast-foods. A vista do shopping é privilegiada, principalmente nos restaurantes. Também passei lá para comprar uma passagem de trem na PeruRail, já que eu iria depois para Cusco e Machu Picchu.

Parque Beato Marcelino Champagnat
Parque Beato Marcelino Champagnat

Outro lugar em que fiz uma parada foi o Parque Beato Marcelino Champagnat. Como o próprio nome indica, tratava-se de um padre devotado a Jesus Cristo, muito amado pela comunidade e engajado na melhoria de vida dos menos favorecidos. Ele foi o responsável pela fundação da irmandade Marista no século XVII e foi santificado pelo Papa João Paulo II em 1999. Assim como os outros parques desse passeio, ali é um ótimo ponto para apreciar o pôr-do-sol. Como esse caminho em cima do barranco é bem extenso, as pessoas ficam espalhadas e os parques não ficam muito cheios. Você pode sentar na grama ou em um dos bancos espalhados pelos jardins – uma boa ideia é levar um lanchinho para fazer uma parada e apreciar a paisagem.

Parque del Amor
Parque del Amor

Já chegando à outra extremidade, a avenida passa a se chamar Malecón Cisneros. No encontro dos dois malecóns está o que talvez seja o local com visual mais diferente desse passeio, o Parque del Amor. Sua particularidade está nas muretas decoradas com mosaicos coloridos e frases de diversos poetas peruanos, o que o torna realmente um local romântico. Se você não tiver ânimo para fazer toda a caminhada, recomendo que priorize conhecer pelo menos essa praça. Inaugurado no dia dos namorados de 1993, possui uma grande estátua feito pelo artista peruano Victor Delfín chamada El Beso (O Beijo), que representa o próprio artista e sua esposa em um beijo apaixonado.

Parque Antonio Raimondi
Parque Antonio Raimondi

Continuando no calçadão, chega-se ao Parque Raimondi, de onde os mais aventureiros saltam de paraglider para um voo sobre as praias de Lima. Esse parque tem uma área verde maior e também é muito bonito, além de abrigar o Faro de la Marina. O passeio ainda pode continuar por outros distritos além de Miraflores, seguindo o calçadão. Também há a opção de pegar uma das ruas que descem para a praia e molhar os pezinhos na água gelada do mar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s