“Mas você não é o turista-que-não-perde-tempo-fazendo-compras?”, dirão. Sim, sou mesmo. Mas acontece que o Larcomar é mais que um shopping, é um ponto turístico importante da cidade. Para começo de conversa, ele fica no distrito de Miraflores, onde eu me hospedei nas duas vezes em que fui a Lima (eu e a maioria dos turistas), então o acesso é bem fácil. Além disso, ele está na berola do mar, incrustado no penhasco, proporcionando uma vista maravilhosa do Oceano Pacífico.

O shopping fica no encontro da Avenida José Larco com o Malecón de la Reserva. O interessante é que a estrutura do shopping em si não é vista do nível da rua, já que é preciso descer as escadas para chegar às lojas. Na parte de cima, o que se vê é o Parque Salazar, uma agradável praça onde os jovens locais aproveitam para andar de patins e skate, tomar um sorvete e curtir o clima de paquera. Também tem um pequeno playground para as crianças. A estrutura redonda ali na frente que parece uma cebola do Outback é a Rotonda del Mirador, ou seja, um ótimo local para se observar a paisagem. O parque conta ainda, na outra extremidade, com um centro de Información Turística.

Caminhando até a beira do parque, em direção ao mar, você tem uma vista do Larcomar e entende a sua estrutura. Praticamente nunca chove em Lima, então boa parte do espaço é aberto e não há problema algum nisso. Apesar da falta de precipitações, há uma constante neblina sobre essa cidade, que parece um Silent Hill moderno. É preciso ir em um dia de tempo mais aberto para apreciar melhor a vista. No meu caso passei por lá mais de uma vez por diversos motivos: para ver a paisagem, para comer e também para ir até o PeruRail, onde é possível comprar passagens do trem que faz o trajeto entre Cusco e Machu Picchu. O horário de funcionamento do shopping, agenda de eventos e outras informações úteis podem ser encontradas na página oficial.

As opções de alimentação incluem tanto restaurantes peruanos quanto franquias americanas, como o La Trattoria di Mambrino (pasta e pizza), Chili’s Grill & Bar (hamburgueria e comida casual), TGI Fridays (que a gente já conhece), La Bonbonniere (comida gourmet peruana e francesa), Mangos (peruano), Maestro Tzu (chinês tradicional) e outros. Os restaurantes têm uma bela vista da praia. Para quem quer gastar menos, a melhor opção são os fast-foods, como Burger King, KFC e Pizza Hut. Para diversão há salas de cinema, boliche e sinucas. Em termos de lojas, o shopping é repleto de boutiques de designers de moda refinados, roupas e joias. Mas como eu disse, não viajo para fazer compras. Como há uma grande área a ser percorrida no bairro e nas proximidades, uma boa opção é fazer o Tour de patinete elétrico por Miraflores e Barranco.