Museo de Arte Contemporáneo

Lima – Museo de Arte Contemporáneo

Geralmente os museus de arte contemporânea não me atraem, então não são minhas primeiras opções durante passeios e viagens. Quando eu resolvo ir, geralmente não gosto tanto das exposições, então prefiro empregar meu tempo com outras coisas que acho mais interessantes. Entretanto, não posso negar que, às vezes, sou surpreendido por uma coleção que me agrada em cheio. Foi o caso do MAC. Quando eu fui, estava tendo lá uma mostra dos trabalhos do Liniers, um cartunista argentino com desenhos cheios de personalidade, crítica, sentimentos e humor. Eu amei! A coleção própria do museu, entretanto, não estava aberta à visitação.

Exposição do Liniers
Exposição do Liniers

O Museo de Arte Contemporáneo fica no distrito de Barranco, um dos destinos frequentes dos turistas que visitam Lima. Se você está hospedado em Miraflores, é possível ir a pé até lá – foi o que eu fiz. O ingresso é barato e não há necessidade de comprar com antecedência. As informações de preços, dias e horários de funcionamento podem ser acessadas na página oficial.

Fundado em 2013, o MAC é um museu especializado na difusão da arte moderna e contemporânea. Seu edifício, localizado em um terreno de 14.651 m2 de área, foi concebido e construído para esse fim.

Exposição temporária
Exposição temporária

A estrutura é formada por três módulos principais, que abrigam tanto a coleção permanente, quanto exposições temporárias. O terraço, o espelho d’água e os jardins também recebem intervenções de artistas com suas esculturas e instalações. Ali também estão a loja, que comercializa produtos relacionados às mostras realizadas no local e a arte em geral, e o café.

Além da visita à exposição, é bem agradável andar pelo jardim e sentar em uma das mesas do café para fazer um lanche ou ler um livro.

Jardim e espelho d'água
Jardim e espelho d’água

O MAC é uma entidade privada sem fins lucrativos que se dedica a promover o conhecimento e a experiência das artes visuais na comunidade através da divulgação, conservação, exposição, estudo e reflexão das obras, também servindo como plataforma de debates e integração cultural e social. Ali se encontra uma biblioteca e centro de documentação com mais de 7.000 volumes e se projeta exposições de artistas peruanos e estrangeiros, além de conferências, cursos e outras atividades diversas. Vale muito à pena a visita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s