Restaurante Fazenda Culinária

Rio de Janeiro – Fazenda Culinária

O Museu do Amanhã possui duas opções de alimentação em seu prédio: o café e o restaurante, ambos com o mesmo nome. O Café Fazenda Culinária é uma ótima opção para quem quer fazer uma visita mais longa e bate aquela vontade de fazer um lanchinho – o tempo lá dentro varia muito de acordo com a sua disposição em ler todas as informações, interagir com as exposições e tirar fotos diversas. Eu não tinha planejado comer lá, mas como tinha horário marcado para entrada e não deu tempo de tomar café da manhã em outro local, resolvi comer antes de começar a visita.

Cafeteria Fazenda Culinária
Cafeteria Fazenda Culinária

Como era de se esperar nesse tipo de ambiente, os itens são bem caros. Eu fiquei muito satisfeito com a qualidade dos produtos mas, como bom mineiro que sou, me recuso a pagar tanto por um mísero pão de queijo (que nem deve ser tão bom quanto o da minha casa). O ambiente do café é bem descontraído. Você vai até o balcão, olha os produtos expostos, faz o seu pedido e segue para o caixa para fazer o pagamento. Com a comida em mãos, basta se dirigir a uma das mesas, que pode ser compartilhada com outros visitantes do museu. Não tem garçons para atender na mesa.

Balcão da cafeteria
Balcão da cafeteria

Eu pedi uma quiche para disfarçar a fome até a hora do almoço. Meu namorado foi no cake salgado de pupunha e sonho com creme de baunilha. Ambos tomamos suco de laranja. Para nossa surpresa, estava tudo muito gostoso. A ideia do local é valorizar a produção local de ingredientes, fazendo uso de alimentos cultivados e distribuídos no Rio de Janeiro. Com isso, imagino que a oferta de produtos possa variar dependendo da época do ano.

Mas a postagem é para falar mais detalhadamente do Restaurante Fazenda Culinária, onde eu fui almoçar depois de ver as exposições do museu. Trata-se de um restaurante-escola dedicado à formação técnica de profissionais para os setores de alimentação, bebidas e hospitalidade. Isso quer dizer que a equipe é formada por cozinheiros, bartenders, garçons e garçonetes em estágio de aprendizado, mas muito competentes e com muita vontade de atender bem.


Ambiente ★★★★★

O restaurante, com suas grandes esquadrias de vidro, tem uma vista linda para o espelho d’água e o jardim do museu, com a Baía de Guanabara ao fundo. As mesas ficam todas no ambiente interno – o que é ótimo para o Rio de Janeiro por motivos de ar-condicionado. Também gostei que as mesas são bem espaçadas umas das outras e há várias plantinhas nas mesas e até mesmo plantas grandes no salão. Aliás, eu achei tudo ali bem bonito. É um daqueles restaurantes elegantes, porém sem ser pedantes.

Ambiente interno do restaurante
Ambiente interno do restaurante

A cozinha é aberta e é possível observar o trabalho dos funcionários no ambiente bem limpinho. Também ficam expostos vários produtos artesanais de produção local que estão à venda, como utensílios de cozinha e objetos de decoração para casa.


Serviço ★★★★☆

Achei o atendimento adequado, com eficiência e sem muita frescura. Não tivemos que esperar nada porque havia mesas disponíveis no horário que chegamos, mas quando estávamos saindo já vi que tinha uma pequena fila de espera. Quando eu estava indo embora também vi que tinha fila para entrar no museu, então recomendo que a visita comece cedo para evitar o tumulto de pessoas tanto na exposição, quanto no restaurante. Os garçons ficam atentos aos chamados e a comida saiu bem rápido, então realmente não tenho do que reclamar.


Preço ★★★☆☆

Como era de se esperar, o preço não é dos mais acessíveis. Pelo local em que se encontra, a qualidade do serviço e o uso de produtos selecionados, é natural que se cobre o preço de um bom restaurante, mas não é aquele lugar que os meros mortais (como eu) vão comer no dia-a-dia. Mesmo os artesanatos vendidos lá não são nada baratos. Havia também um menu especial intitulado Organic Fest com pratos feitos com ingredientes orgânicos que contava com entrada, prato principal e sobremesa. Mas não entendi exatamente qual seria a vantagem, já que seria possível escolher as três opções livremente no cardápio pelo mesmo valor.


Comida ★★★★★

Mas vamos falar da comida que é o mais importante. De cara eu já adianto que eu gostei de tudo e voltaria lá para experimentar outras opções do cardápio. Aliás, devo adiantar que eu gosto de restaurante assim, que tem um menu conciso e não me deixa perdido com milhares de variações. Para se ter uma ideia, eram dez opções de prato principal – um risoto, uma massa, um vegetariano, dois peixes, uma carte de porco, um cordeiro, um galeto, um bife ancho e uma rabada. Ou seja, bem variado, mas sem exageros.

Bolinho de arroz
Bolinho de arroz

Como eu e meu namorado olhamos logo o cardápio inteiro e vimos que iríamos querer pedir uma sobremesa, resolvemos pedir uma entrada apenas para experimentar e dividir por nós dois. Escolhemos o bolinho de arroz com queijo de Araxá, que vinha com três unidades e uma geleia muito gostosa.

Mignon de porco
Mignon de porco

Como prato principal eu escolhi o mignon de porco com purê de maçã verde e vagem francesa, que veio acompanhado com uma farofinha de panko bem crocante. Estava uma delícia. Já ele pediu o galeto no rolete, servido com batatas assadas, vinagrete e a mesma farofa. Eu nem provei porque não sou muito fã de galeto, mas ele me garantiu que estava bem gostoso. O que posso testemunhar é que estava bonito e bem servido.

Diamante
Diamante

Depois disso ainda pedimos a sobremesa, mas estávamos satisfeitos com a refeição e resolvemos dividir novamente. A escolha foi o diamante, que é uma mousse de chocolate com dacquoise de amêndoas, flor de laranjeira e crocante de avelãs. Além de muito gostosa e cremosa, essa sobremesa estava muito linda.


Resumo ★★★★☆

Confesso que eu não sabia previamente desse restaurante e resolvemos comer lá depois de dar uma folheada no cardápio. O preço elevado é justificado pelo ambiente e pela comida deliciosa, não tenho nada do que reclamar. Acredito que seja a complementação ideal para uma visita ao Museu do Amanhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s