Restaurante Esquina Mocotó

São Paulo – Esquina Mocotó

Há quase dois anos atrás fui ao Mocotó Restaurante e Cachaçaria e gostei muito do ambiente descontraído, das comidas e do atendimento. Dessa vez fui conferir o Esquina Mocotó, que é a versão mais refinada do empreendimento. Ele também fica na Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1108, na Vila Medeiros. O local é quase na divisa com Guarulhos, então fica distante da parte mais turística e central da cidade, o que dificulta um pouco o acesso. Para chegar lá, pode-se ir de um metrô até a estação Tucuruvi, de onde se pode pegar um taxi. Eu achei muita função, principalmente por ter ido para jantar, e preferi recorrer ao Uber, que ficou com um preço aceitável.


Ambiente ★★★★★

Embora seja mais elegante e clean que o Mocotó ao lado, aqui se utiliza vários elementos que deixam evidente a origem do restaurante. O bar, revestido de madeira e com garrafas expostas, os quadros com temática nordestina e o painel em preto e branco do artista plástico Speto na parede do fundo se harmonizam perfeitamente com o ambiente moderno. Eu adorei as cadeiras coloridas, aparentemente distribuídas de modo aleatório, que dão uma vida ao ambiente. Nas mesas, os pratos e talheres elegantes dividem lugar com vasinhos de flores artesanais e apoios de madeira. Ou seja, o ambiente traduz bem a proposta do restaurante.

Ambiente interno
Ambiente interno

Serviço ★★★★★

Os garçons são bem atenciosos e educados. Quando perguntamos, por exemplo, se havia ali uma porção de torresmos que havíamos comido no restaurante ao lado, eles se prontificaram a ir buscar, mesmo que ele não fosse comercializado diretamente ali. Também se mostraram bem prestativos na hora de anotar e trazer os pedidos, tirar dúvidas e manter tudo organizado.

Se você planeja conhecer o local, recomendo que faça reserva, principalmente se estiverem com muitas pessoas, pois o restaurante costuma ficar bastante cheio. De qualquer maneira, é possível utilizar o serviço do bar para tomar um drink e comer porções enquanto espera.


Preço ★★★★☆

Obviamente que um restaurante desse nível não será barato, mas os preços se justificam pela qualidade dos produtos servidos. O cardápio completo, cujos itens variam sazonalmente, pode ser acessado na página oficial do restaurante, inclusive com todos os preços.

Capirinha de ciriguela com hortelã
Capirinha de ciriguela com hortelã

É verdade que algumas coisas eu gostaria que fossem um pouco mais em conta, principalmente os drinks, já que não são exatamente porções generosas e você acaba pedindo mais de um. Aliás, devo dizer que adorei as caipirinhas que pedi: ciriguela e hortelã e três limões (tahiti, cravo e siciliano). Também experimentei as bebidas pedidas por outras pessoas e achei todas bem gostosas.


Comida ★★★★

O Esquina Mocotó tem uma proposta diferente do Mocotó original. A ideia aqui não é focar tanto na comida de sertão, embora ela ainda apareça como base para alguns dos pratos. A intenção do chef Rodrigo Oliveira é oferecer uma visão mais pessoal e autoral, priorizando produtos locais de alta qualidade e com caráter urbano, se voltando para a cozinha paulista.

Porcaria
Porcaria

A Porcaria é uma das opções de petiscos mais completa, já que vem com linguiça da casa, embutidos, presunto, porco confitado, dadinhos de porco e conservas. Os produtos são de boa qualidade e bem gostosos, mas confesso que eu prefiro os Dadinhos de tapioca tradicionais, sem a carne de porco. Felizmente, eles também constam no cardápio e podem ser pedidos à parte.

Steak de paleta
Steak de paleta

Como prato principal, pedi o Steak de paleta com purê de batata assada. Infelizmente essa não foi a opção mais acertada. Embora estivesse gostoso, o prato não é exatamente uma opção diferente e inovadora. A carne estava muito macia e no ponto certo, mas nada que eu não tivesse comido em outros lugares. O diferencial do purê parece ser a quantidade de pimenta. Talvez eu tivesse gostado mais se eu não tivesse comido tanto das entradas que pedimos antes, mas o fato é que não me pareceu um prato memorável.

As opções de sobremesa eu achei bem mais interessantes. Já estou com preguiça de chegar em restaurantes e ver apenas opções que se tornaram genéricas de tão presentes, como petit gateau ou qualquer outra coisa acompanhada de uma bola de sorvete de creme.

Chocolate caramelado com trio de bananas
Chocolate caramelado com trio de bananas

A minha foi o Chocolate caramelado, trio de bananas e castanha do Pará, que eu achei bem gostosa. O tal chocolate parecia uma queimadinha de açúcar com leite, porém pastoso. A banana vinha em três versões, com o doce meio caramelizado e em chips crocantes. Também aproveitei para experimentar as sobremesas alheias e gostei especialmente do Cajá Manga, que é um purê de manga com baunilha, sorbet de cajá e coco crocante, e o Verrine da esquina, com um mousse de chocolate, caramelo e sorvete de leite queimado.


Resumo ★★★★

Não sei dizer se gosto mais do Esquina Mocotó ou do original, na porta ao lado, provavelmente porque achei os dois fantásticos. Confesso que gosto mais das entradas e sobremesas do que dos pratos principais, mas definitivamente é tudo de ótima qualidade e vale à pena ser experimentado e repetido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s