São Paulo – La Guapa

Uma das consequências de assistir ao Masterchef Brasil é a vontade de conhecer os restaurantes dos jurados do programa, Érick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. Não é nem que eu acredite que eles sejam os melhores chefs do Brasil, pois a escolha dos mesmos para a participação em um programa de televisão envolve várias questões, mas é inegável que se tratam de pessoas com conhecimento e experiência na área. Daí rola aquele merchandising constante, você cria uma empatia com eles e quer conhecer seus estabelecimentos gastronômicos.

Em 2014, a chef Paola Carosella abriu, em sociedade com Benny Goldenberg o La Guapa. Atualmente são três em São Paulo. Eu fui na unidade do Itaim, que fica na Rua Bandeira Paulista, 446. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos na página oficial.


Ambiente ★★★★☆

O ambiente é bem simples, em um estilo de lanchonete mesmo, porém decorado com muito bom gosto. Eu sou totalmente a favor desse clima mais descontraído, me sinto mais à vontade. Também sempre me agrada quando a cozinha é aberta, já que dá para ver um pouco do trabalho do pessoal, da higiene e da organização.

La Guapa do Itaim Bibi
La Guapa do Itaim Bibi

Mas é verdade que, por se tratar de um local que está em evidência pela presença da chef na televisão, o espaço deveria ser um pouco maior. Quando eu fui não estava exageradamente cheio, embora todas as mesas estivessem ocupadas. Dava para circular sem problemas no pequeno espaço, mas um pouco mais de pessoas e tanto o conforto quanto o serviço estariam seriamente comprometidos.


Serviço ★★★★☆

O atendimento é feito no balcão, onde o cliente vai para fazer seu pedido e o pagamento. O cardápio fica disponível em folhetos e também na parede do local, então, se houver fila, você já pode ir escolhendo exatamente o que vai querer para não tomar muito tempo no caixa. Vencida essa etapa, basta esperar por ali até que chamem pelo seu nome. O sistema funciona bem, embora eu acredite que deva ficar um pouco caótico em horários de pico. Eu fui em um domingo à tarde e realmente achei bem tranquilo, não tenho do que reclamar.

Fiz o pedido para levar, já que ia levar para outras pessoas em casa. Fui bem atendido tanto pela moça do caixa quanto pelo rapaz que entregou a encomenda, fazendo questão de repassar o pedido para conferir se estava tudo certo. Não é muito rápido, já que as empanadas são assadas na hora. Mas a intenção ali não é mesmo ser um fast-food. Que bom!


Preço ★★★☆☆

O cardápio é bem simples e direto ao ponto: trata-se de uma casa de empanadas, todas pelo mesmo preço. O único problema ali é que elas são pequenas. Eu sei que tudo é mais caro em São Paulo e trata-se de uma culinária específica, mas é preciso comer pelo menos três para ficar satisfeito e ainda pagar por uma bebida, enfim… no fim das contas não é um lanche barato. Mas as empanadas serem pequenas tem um lado positivo, já que assim você pode experimentar sabores variados. Como seríamos quatro pessoas comendo, aproveitamos o preço promocional para pedir dois combos – mas a diferença é mínima.

Cardápio do La Guapa
Cardápio do La Guapa

Além das iguarias argentinas, há também a opção de pedir salada (mas eu não saio de casa para comer folha), algumas sobremesas e bebidas. As opções são limitadas, o que eu vejo como uma qualidade. Realmente não gosto daqueles cardápios enormes, com muitas opções que querem agradar a gregos e troianos, mas parecem meio sem foco. Prefiro assim!


Comida ★★★★

Aqui entramos na parte boa, que é a comida em si. Como pedimos para levar para casa, peguei um dos folhetos com o cardápio para saber os sabores das empanadas – é possível se orientar pelo formato e dobrinhas da massa.

Empanadas
Empanadas

Já que éramos muitas pessoas, pedimos de vários sabores: salteña (a clássica de carne, azeitonas, ovo caipira e batata cozida), frango caipira livre (com legumes e ervas frescas), pucacapas (cebolas caramelizadas levemente apimentadas e queijo derretido), porteñas (três queijos com tomates assados e manjericão fresco) e vegana (massa feita com flocos de quinoa e azeite de oliva extra virgem e recheio de espinafre fresco, abóbora, abobrinha e nozes pecã). Elas vêm assim mesmo, com a massa um pouco queimada por cima.

Empanada pucacapas
Empanada pucacapas

Todas as que experimentamos estavam deliciosas – embora eu destaque a salteña e a porteña como minhas preferidas. O molho é bem molhadinho e suculento (está me dando água na boca aqui só de lembrar). Imagino que devam ser ainda mais gostosas para se comer lá na hora, quando estão mais quentes assim que saem do forno… mas a experiência foi muito positiva para o paladar.

Para sobremesa (porque ninguém é obrigado a fazer regime no fim de semana) pedimos o tabletón, que é um mil folhas de massa crocante perfumada de limão siciliano com sementes de erva doce, recheado de doce de leite argentino, polvilhado com cacau amargo e servido com chantilly de baunilha e cachaça. Eu adoro um doce e achei uma delícia. O doce de leite é bastante saboroso e dava para sentir bem o gosto da baunilha e da cachaça no chantilly, que não estava nada doce para contrabalancear bem.

Tabletón de mil folhas com doce de leite
Tabletón de mil folhas com doce de leite

Obviamente fiquei com aquele desejo de experimentar as outras opções de sobremesa, que eram alfajor e sorvete de doce de leite artesanal. Certamente farei quando tiver outra oportunidade!


Resumo ★★★★

Entrando na página do La Guapa no Facebook, li alguns comentários negativos quanto ao atendimento e outros problemas que consumidores tiveram com o serviço, mas predominavam as avaliações positivas. Não sei como é o dia a dia do local, mas devo destacar que a minha experiência foi muito boa. Achei as empanadas deliciosas e a sobremesa também me agradou muito, então eu certamente voltaria lá e recomendo!

Anúncios

2 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s