Mirador Killi Killi

La Paz – Mirador Killi Killi

Killi killi é o nome em quéchua dado ao pássaro conhecido no Brasil como peneireiro-das-torres ou francelho. Trata-se de um pequeno falcão que tem como características físicas garras brancas, cabeça cinzenta e uma faixa azulada nas asas, no caso do macho. A espécie era abundante no local onde foi criado esse mirante, de onde é possível ter uma visão de praticamente 360° da cidade de La Paz e montanhas à sua volta.

No ano de 1781, esse mesmo ponto foi utilizado como quartel general no cerco indígena à cidade. Depois que capturado e esquartejado, um dos membros do comandante da revolução, Tupac Katari, foi colocado no local como vingança por parte dos espanhóis.

Escadaria para chegar ao mirante
Escadaria para chegar ao mirante

A maneira mais fácil e conveniente de chegar ao local, que fica no bairro Villa Pabón, é pegar um taxi. Também há a opção de usar o transporte urbano, mas eu confesso que geralmente não animo muito andar de ônibus em cidades que não conheço. Mas gosto de andar e tinha tempo de sobra, então preferi ir caminhando, já que o mirante ficava a pouco mais que 1 km do meu hotel.

Não vou dizer que morri com a subida, mas também não é a caminhada super tranquila. É preciso lembrar que La Paz está em uma altitude maior do que a que estamos acostumados, então o exercício físico ali parece exigir mais dos nossos corpos. Além disso, para cima nenhum santo ajuda. Mas vai do critério de cada um. Você pode enfrentar as escadarias para cortar caminho ou ir dando a volta pelas ruas.

Playground e arquibancada
Playground e arquibancada

A entrada no local é gratuita, só sendo necessário pagar se quiser utilizar os banheiros – mas é baratinho. A última grande reestruturação aconteceu em 2007, quando o espaço do mirante foi ampliado (onde antes ficava um lixão), os abrigos foram melhorados, as grades substituídas, os banheiros e cabine de guarda construídos, as áreas verdes e arquibancadas melhoradas, um parquinho simples para crianças instalado e algumas obras estruturais para evitar desmoronamentos e infiltrações feitas. Como isso já tem algum tempo, o espaço está um pouco deteriorado, com algumas pichações e outros danos aparentes, mas ainda assim é um lugar agradável e com o jardim bem cuidado.

Vista de La Paz a partir do Mirador Killi Killi
Vista de La Paz a partir do Mirador Killi Killi

Dali é possível ver grande parte da cidade e observar os locais onde se concentram edifícios e condomínios das classes média e alta, que se diferenciam bastante das casas mais humildes e sem reboco dos morros. Também se destaca na paisagem a segunda montanha mais alta da Bolívia e oitava em toda a América do Sul, chamada Illimani. É fácil identificá-la, já que sua parte superior está sempre branquinha de neve. O pico mais alto, Nevado Illimani, chega a 6.438 metros acima do nível do mar e é um dos destinos procurados por alpinistas.

Além da vista da cidade, não há muito o que se fazer no mirante, então é um passeio consideravelmente rápido, mas que vale muito à pena fazer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s