Mercado de Las Brujas de La Paz

La Paz – Mercado de las Brujas

A Bolívia mantém a maior porcentagem de população indígena entre os países da América do Sul e sua herança cultural é muito importante para a comunidade em geral. Os aymaras e quéchuas, como são conhecidos os povos que habitavam o local antes da chegada dos europeus, tinham uma relação mística com a natureza e faziam uma série de rituais para Pachamama – a Mãe Terra. La Paz conta com uma região no centro da cidade, bem na parte turística, onde são comercializados diversos dos ingredientes necessários para a realização desses rituais em busca de saúde, fortuna, amor, trabalho ou outros objetivos. O Mercado de las Brujas, também conhecido como Mercado de Hechicería, funciona nos quarteirões próximos às Calles Sagarnaga e Santa Cruz, na altura da Calle Linares e Avenida Illampu. É difícil dizer um ponto específico, já que várias barracas ficam na rua, enquanto outros comércios funcionam em lojas, mas é bem concentrado nessa região.

Ervas, terra, pedras e outros elementos da natureza
Ervas, terra, pedras e outros elementos da natureza

São vendidos vários instrumentos necessários para a preparação e realização dos rituais, como fornos para queimar lenha, velas, tecidos e outros objetos. Os produtos naturais incluem ervas medicinais, pedras e outros elementos da natureza, amuletos, oferendas e até mesmo partes de animais como bicos de tucanos e penas de aves diversas. Fora os animais ressecados, como sapos, peixes, tartarugas e cobras. Mas o que realmente chama mais a atenção são os fetos de lhama mumificados, que são trazidos das montanhas andinas. Antes de construir suas casas, as pessoas costumam enterrar esses fetos sob pedras como uma oferenda a Pachamama, o que trará proteção, prosperidade, saúde, sorte e felicidade para os moradores e seus negócios. Andando pelo mercado, é possível identificar fetos de vários tamanhos. Isso acontece porque os bolivianos não sacrificam os bebês, utilizando somente aqueles fetos provenientes de abortos naturais, que morreram assim que nasceram ou encontrados em lhamas que foram sacrificadas sem que se soubesse que estavam grávidas.

Misturas para curar doenças
Misturas para curar doenças

Já voltado para as pessoas que não possuem experiência ou habilidade para o preparo dos trabalhos, são ofertados poções e feitiços já prontos, muitas vezes em forma de chás vendidos em embalagens coloridas. Algumas das embalagens são maravilhosamente engraçadas, com fotos bem exageradas que dão muita vontade de cair na gargalhada. Como lidar com produtos chamados “Ultra Vaginal”, “Jabón Gozar”, “Perfume 7 Machos” e coisas assim? Fora as velas em formato de pênis e outras coisas assim. Mas cuidado, o assunto aqui é sério. Ainda que o mercado atualmente tenha vários produtos voltados para o turista, como artesanatos e lembrancinhas, deve-se manter o respeito às pessoas que trabalham no local. Inclusive, não é recomendado tocar os objetos ou tirar fotos sem pedir autorização – eu mesmo não tirei com medo de ser amaldiçoado com algum trabalho, vai saber.

Algumas das lojas do mercado
Algumas das lojas do mercado

Uma das figuras clássicas são os yatiri, curandeiros com capacidade de contatar o mundo sobrenatural que podem ser identificadas por seus chapéus pretos. Apesar de ser influenciada pela estação em que nasce, seu santo e ichutata ichumama (uma espécie de padrinho), o chamado para se tornar uma yatiri se confirma ao ser atingido por um raio. Esse evento marca a pessoa como uma purita – aquela que foi golpeada. Ainda assim, algumas vezes é atingido alguém que não se tornará yatiri e essa pessoa é denominada pantana – aquela que foi golpeada erroneamente. Uma vez atingida, a pessoa sai em uma jornada pelo seu ch’amakani, um yatiri já experiente com quem fará seu treinamento. Depois desse processo, ainda é preciso pedir permissão para seu ancestral espiritual, o achachila, para se tornar um yatiri. Os yatiri mantém suas funções na sociedade, com trabalhos na agricultura ou outra atividade. Além disso, nunca parte deles a iniciativa de curar o doente, eles esperam ser procurados.

Enfim, seja para comprar, ter sua sorte lida ou simplesmente passear, esse é um dos pontos turísticos mais famosos de La Paz e é bem interessante devido aos seus produtos exóticos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s