Aeropuerto Internacional El Alto

La Paz – Aeropuerto Internacional El Alto

Viajei para La Paz de avião saindo de Uyuni, também na Bolívia, após de ter feito um passeio com duração de três dias atravessando desertos e salares a partir de San Pedro de Atacama. Depois desse tour, que é bastante cansativo porque não há muito conforto nas hospedagens e é preciso acordar bem cedo todos os dias, eu não quis enfrentar uma viagem muito longa de ônibus por estradas que, dizem, são muito ruins. A formação geográfica do terreno da Bolívia, cuja grande variedade inclui montanhas, altiplanos, vales e florestas tropicais, tem um efeito negativo no transporte, dificultando a ligação entre as cidades.

Chegada em La Paz
Chegada em La Paz

O Aeropuerto Internacional El Alto (LPB), que atende aos voos para La Paz, fica a 13km da cidade, uma distância que eu considero pequena se comparado a outras capitais. Aliás, o aeroporto em si também é pequeno. O projeto de sua construção na cidade de El Alto começou em 1929, mas ele só foi oficialmente inaugurado nos anos 1960. Depois disso, passou por uma reestruturação na década de 1970 e recebeu um novo terminal. A última grande renovação aconteceu no ano de 2006.

Chegada no aeroporto com a Boliviana de Aviación
Chegada no aeroporto com a Boliviana de Aviación

El Alto possui o aeroporto mais alto do mundo, construído a 4.062 metros acima do nível do mar. Por causa da altitude, os aviões comerciais maiores não podem operar no local e, por isso, a maior parte do tráfego internacional se concentra no Aeropuerto Internacional Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra. Não há voos diretos do Brasil para La Paz. Apesar disso, El Alto recebe voos do Peru, do Chile, da Colômbia, da Argentina e dos Estados Unidos, por exemplo, além de voos domésticos de várias cidades bolivianas, incluindo Uyuni. Eu fiz esse trajeto de Uyuni para La Paz pela Boliviana de Aviación, um voo que durou menos de 1 hora, enquanto a mesma viagem de ônibus deve levar de 10 a 12 horas. Não, obrigado.

Apesar de simples, o aeroporto possui algumas lojas de artesanato nacional, livrarias e duty-free, além de restaurantes e cafés no saguão principal e nos embarques doméstico e internacional. O pouso foi bem tranquilo e o aeroporto é bem sinalizado.

Saída do aeroporto de táxi
Saída do aeroporto de táxi

Para chegar ou sair do aeroporto pagando pouco, as opções são pegar um micro-ônibus que tem parada lá dentro e é bem barato, fazendo o trajeto até o centro da cidade ou um ônibus urbano do lado de fora. Para maior conforto e segurança, é recomendado pegar um dos táxis oficiais, pois assim se corre menos risco de ser assaltado. Como o valor não era um absurdo e eu ainda dividiria com meu companheiro de viagem, fiz a Angélica e fui de táxi. Só para ter certeza, é bom confirmar o valor antes mesmo de entrar no carro. O trânsito é bem ruim na descida até La Paz e no centro da cidade, mas nada muito dramático.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s