Localização de La Paz no Mapa Mundi

La Paz – Geografia e clima

A comunidade que viria a se tornar a capital da Bolívia surgiu a mando da coroa espanhola em um local estratégico para a rota comercial que se estabelecia entre o continente e o Oceano Pacífico. La Paz era ponto de passagem entre Potosi, onde estava a maior mina de prata do mundo, e Lima, cidade no litoral do Peru. Também era um ponto estratégico para o transporte do ouro de Tipuani e as produções agrícolas de Los Yungas. Mas não apenas a localização, no centro oeste da Bolívia e a 68km do Lago Titicaca, foi levada em consideração. A geografia e o clima do lugar tiveram grande influência no surgimento e crescimento da cidade.

Localizada nos vales dos Andes, La Paz está a uma média de 3.650 metros de altitude do nível do mar, sendo a capital mais alta do mundo. A cidade foi cresceu às margens do Rio Choqueyapu (embora ele não seja mais visível em grande parte de sua extensão urbana, já que foi coberto por avenidas), que criou um desfiladeiro que protege a cidade dos ventos e deixa o clima consideravelmente ameno para um local tão alto. Outro fator que deixa as temperaturas mais altas é a proximidade com a Linha do Equador.

Vista de La Paz a partir do Mirador Killi Killi
Vista de La Paz a partir do Mirador Killi Killi

Nuestra Señora de La Paz, também chamada Chuqi Yapu na língua Aymara, possui cerca de 800.000 mil habitantes segundo o senso de 2015, sendo a terceira cidade mais populosa da Bolívia (atrás de Santa Cruz de la Sierra e El Alto). Se considerarmos a região metropolitana, que inclui El Alto (onde está o aeroporto) e Viacha, esse número chega a 2.3 milhões.

Em La Paz, as diferenças sociais marcam a divisão da população: a população mais rica vive nas regiões mais baixas e centrais da zona sul; depois vem a classe média, que se concentra principalmente em condomínios próximos ao centro; já a população mais pobre vive nos morros em volta. Essa configuração é bem parecida com a de muitas cidades brasileiras, onde os pobres são afastados dos locais mais privilegiados e as favelas crescem de forma mais desordenada nos morros.

Médias do tempo em La Paz
Médias do tempo em La Paz

Assim como grande parte das cidades brasileiras, La Paz possui verões chuvosos e invernos secos. O clima é sempre uma das minhas principais preocupações quando vou decidir um destino de viagem e a época que ela vai acontecer. Além de levar em conta a alta/baixa temporada, que tem relação direta não apenas com os custos, mas com a quantidade de pessoas nas atrações turísticas e até mesmo se elas estarão abertas ou não, eu sempre dou uma olhada na temperatura e na quantidade de chuva.

A temperatura não varia tanto em La Paz, como se pode observar no gráfico de médias acima. O clima é agradável durante o dia, mas fica bem frio à noite. De qualquer maneira, nada muito dramático. Os dias duram algumas horas a mais entre os meses de outubro e março, o que deve ser levado em consideração para passeios externos.

Mas o que pega mais ali é mesmo a chuva. Mesmo que você tenha interesse em visitar museus e outros locais fechados, tem sempre o deslocamento de um lugar para o outro e fazer isso com chuva é bem desagradável – a roupa fica molhada, precisa carregar guarda-chuva, as fotos não ficam tão bonitas, enfim. Sempre evito esses períodos com mais precipitações que, no caso de La Paz, ocorre entre os meses de dezembro e março.

Eu fui em junho e achei o clima ótimo para passeios. Mesmo no inverno, não há ocorrência de neve significativa na cidade. Mesmo quando caem flocos de madrugada ou ao amanhecer, eles logo derretem no período da manhã. No tempo que passei lá, só vi neve no alto dos picos próximos à cidade. Aliás, é preciso pensar que nem sempre ficamos na cidade e eu peguei um pouco de frio e clima mais chuvoso no passeio de bicicleta pela Estrada da Morte, já que nesse dia fomos para uma altitude bem mais elevada. Mas daí não tem como evitar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s