Praia da Gamboa

Morro de São Paulo – Praia da Gamboa

As praias mais badaladas de Morro de São Paulo ficam do lado direito da ilha, voltadas para o oceano. Ali se concentra a maior parte dos turistas, já que não é necessário se deslocar muito para ter acesso às Primeira, Segunda e Terceira praias. Mas se você tem muitos dias na vila ou procura por uma praia mais tranquila, Gamboa é uma opção interessante para se visitar. Também é um passeio legal para quem gosta de caminhar na areia.

É possível chegar à Praia da Gamboa por uma trilha dentro da ilha que passa pela Fonte Grande e depois chega à orla. Eu preferi fazer o caminho todo pela praia a partir do porto, ali no local de chegadas e partidas de Morro de São Paulo. Em ambos os casos, é preciso estar atento ao nível do mar, já que a estreita faixa de areia não fica sempre disponível. O meu entendimento de vida é que a maré sempre fica mais baixa de manhã, então não cheguei a pesquisar nada a respeito e simplesmente fui. Mas vai saber, eu posso estar completamente errado e o horário variar bastante de acordo com a estação, o alinhamento da lua com vênus, a inclinação da Terra nos macrocosmos ou o que for. Na dúvida, pergunte na pousada que os moradores locais devem informar melhor.

Caminhada até a Praia da Gamboa
Caminhada até a Praia da Gamboa

O fato é que, por experiência do senso comum ou pura sorte, a maré estava baixa e eu pude ir caminhando tranquilamente. Em alguns trechos, você passa por entre (às vezes, por cima) de várias pedras no meio do caminho. Não é nada que comprometa muito o trajeto, que é bem tranquilo e deve durar entre 25 a 30 minutos, dependendo do ritmo dos seus passos e de quantas vezes você interrompe a caminhada para tirar fotos. O que vemos é uma praia com a areia bem fininha e praticamente sem ondas, além de vários paus fincados na areia para sustentação de redes de pesca, principal atividade dos moradores locais. Do outro lado, uma mata intensa e bonita de vegetação nativa.

Paredão de argila
Paredão de argila

Esse passeio por Gamboa também é famoso pelos grandes paredões de argila. A lenda dessa paixão é que o produto seja rejuvenescedor, pois hidrata profundamente a pele, além de servir como esfoliante natural. Existe algum estudo técnico comprovando essas propriedades? Não sei. Passei no meu corpo? Certamente. Fiquei mais jovem? Bom, deixa para lá. O fato é que é comum encontrar ali algumas pessoas se besuntando de argila da cabeça aos pés, diria que até nos confins da alma, na esperança de voltar no tempo. Quando eu fui o trabalho foi facilitado porque tinha chuviscado, então a argila estava mais mole. Efetivo ou não, pode-se dizer que é divertido! Só é preciso tomar cuidado na exploração do local pois algumas placas indicam o perigo de desmoronamento devido à erosão marinha. Enfim, depois da bagunça é só tomar um banho de mar e seguir caminhando até o vilarejo.

Barco para voltar a Morro de São Paulo
Barco para voltar a Morro de São Paulo

Ali ficam barracas na beira da praia onde é possível pedir drinks, petiscos e até almoço completo com a culinária típica da região. A infraestrutura é boa e o atendimento é feito, em geral, pelas famílias dos pescadores com a sempre agradável receptividade baiana. Depois de curtir a praia, é hora de voltar para Morro de São Paulo. Provavelmente, nesse momento, a maré já terá subido e não será possível voltar caminhando. Sem problemas, no cais há várias pequenas embarcações que fazem o trajeto cobrando um valor baixo por pessoa.

Chegada no porto de Morro de São Paulo
Chegada no porto de Morro de São Paulo

Como se pode perceber, na volta o mar já está bem alto e tomou toda a faixa de areia que aparece pela manhã (ou quando Iemanjá assim determina). O trecho entre a Praia da Gamboa e o porto de Morro de São Paulo de barco leva cerca de 10 minutos. Também existe a opção de fazer o passeio todo com uma agência de turismo com os trajetos de ida e volta feitos de barco e parada no paredão de argila, mas fica mais caro e só vale a pena para quem realmente não pode ou não quer fazer a caminhada. No mais, também há quem se hospede em Gamboa, onde há algumas pousadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s