Praça Aureliano Lima

Morro de São Paulo – Rua da Prainha

É inevitável passar pela Rua da Prainha diversas vezes durante a sua hospedagem em Morro de São Paulo. Nela está concentrado um grande número de restaurantes, lojas de roupas, farmácia, supermercado, pousadas e agências de turismo. Ali é o centro comercial – com a vantagem de não haver trânsito de carros. Na verdade, a rua se estende por uma longa área, passando também pelo litoral, mas a parte que interessa aqui é a que fica entre a praça e a Segunda Praia.

Rua da Prainha à noite
Rua da Prainha à noite

Durante o dia, a rua serve como passagem dos turistas de um ponto a outro da cidade. O comércio fica aberto, mas o movimento não é tão grande, já que a maioria das pessoas fica na praia até tarde e muitas vezes almoça em uma das barracas mais próximas. O grande destaque da Prainha é realmente a noite, quando as pessoas já passaram em suas pousadas para tomar um banho e descansar e querem sair para comer ou se divertir. Nesse momento, os restaurantes ficam mais cheios e pode haver fila de espera em alguns estabelecimentos. Alguns deles trabalham com música ao vivo para atrair mais pessoas, no estilo um banquinho, um violão. O comércio continua funcionando para aproveitar o movimento, mas também aparecem novas opções para o turista.

Feira de Artesanato na Praça Aureliano Lima
Feira de Artesanato na Praça Aureliano Lima

A Praça Aureliano Lima fica próxima à entrada da cidade e é o ponto central de vários caminhos: a rua que passa pela Igreja Nossa Senhora da Luz e desce em direção ao porto; o caminho que vai para a Toca do Morcego, Farol do Morro e mirante da tirolesa; a Rua da Fonte Grande, que dá acesso a uma trilha para Gamboa; e a Rua da Prainha, que leva até as principais praias. Não é à toa que ela continua tem bastante movimento também durante a noite.

Ali se realiza uma Feira de Artesanato organizada pela Associação dos Artistas e Artesãos Moradores do Morro de São Paulo (Amosp), em que são vendidas várias bijuterias, objetos de decoração, lembrancinhas e itens de praia, entre outros. Pelo que percebi, a feira acontece todos os dias depois do pôr-do-sol e têm uma boa adesão dos artistas locais, com umas quinze a vinte barraquinhas. Li na internet que esse número aumenta no verão, quando a vila fica mais cheia de turistas.

Barraquinhas de bebida
Barraquinhas de bebida

Além do artesanato, também aparecem na praça e ao longo da rua várias opções de alimentação com boas alternativas para quem não quiser um jantar completo, mais caro e mais pesado. Além das barracas de bebida alcoólica, com suas várias frutas vistosas e drinks saborosos, destaco os pastéis e empanadas do Foom e o Mosaico Acarajé do Braz. O pastel eu comi e realmente achei gostoso, mas não é tão barato quanto costuma ser um pastel de feira. Quando ao acarajé, eu confesso que não costumo comer porque não gosto do camarão com casca, como é o caso aqui e da maioria dos lugares. Mas experimentei e achei bem gostoso, com o bolinho frito na hora, bem quentinho e crocante. Também são vendidos pela rua cachorro quente, tapioca, salgadinhos, sorvetes e outros quitutes que eu não experimentei.

Cocadas Tropicais da Dina
Cocadas Tropicais da Dina

Na praça fica a barraquinha das Cocadas Tropicais da Dina. São cocadas bem fresquinhas e deliciosas, como quase tudo que engorda e nos faz mais feliz, e é possível fazer degustação de vários sabores. A minha dica com relação a essa barraca é que, caso você tenha interesse em algum dos produtos, compra logo porque eles podem esgotar no mesmo dia ou não estar disponíveis na noite seguinte. Com comida não se brinca, é melhor se garantir!

Na maioria das noites eu saí para jantar em restaurantes mesmo, muitas vezes passando pela Rua da Prainha. Mas outras pessoas preferem ficar na rua, fazer um lanche mais rápido ou beber nas barraquinhas. Seja qual for a intenção, o passeio por ali à noite é bem agradável, ainda que seja só para ver o movimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s