Tonito Hotel

Uyuni – Tonito Hotel

Durante as pesquisas e preparações do roteiro de viagem pelo Deserto do Atacama e Salar de Uyuni e nas minhas viagens no geral, busco hotéis que tenham uma boa avaliação dos hospedes, localização interessante e com bom custo benefício. Nesse roteiro, como eram muitos dias de viagem, eu não podia pegar lugares caros, pois isso comprometeria bastante o orçamento. Em contrapartida, decidi não me hospedar em albergues, já não queria dividir quarto com pessoas estranhas, tanto por questão de privacidade quanto por segurança, já que eu acabo viajando com alguns eletrônicos e dinheiro. Então fiz minhas pesquisas pelo Booking.com e decidi ficar no meio termo, fazendo a reserva em hotéis medianos, com bom custo-benefício.


Localização

Escolhi o Tonito Hotel, que fica na Avenida Ferroviaria, 60, razoavelmente perto de onde eu ficaria depois de concluído o tour pelo Salar de Uyuni, o que me permitira ir a pé até o local. Dali também é possível caminhar até as estações de trem e de ônibus, o que não é nenhuma surpresa, já que a cidade é bem pequena. Até o aeroporto fica próximo, a cerca de cinco minutos do hotel. Como eu viajaria de avião para La Paz na manhã no dia seguinte, já deixei reservado um taxi com o pessoal da recepção.


Quarto privado

Cheguei na cidade de Uyuni depois de passar três dias fazendo a travessia do deserto boliviano e do Salar de Uyuni, um período durante o qual dormi duas noites nos albergues definidos pela agência de turismo. A primeira noite foi em um lugar extremamente simples, enquanto a segunda foi em um interessante hostal de sal. O fato é que, já sabendo que o conforto não seria o foco durante essa travessia, decidi que dormiria uma noite em Uyuni antes de seguir viagem para La Paz.

Quarto do Tonito Hotel
Quarto do Tonito Hotel

O quarto era bem espaçoso. Não senti nem um pouco de frio durante a noite, já que a cama estava bem confortável e cheia de cobertores e o hotel estava bem silencioso – parece que não havia muitos hóspedes, apesar da grande quantidade de quartos.

Mas o que me deixou mais feliz naquele momento foi ter um banheiro só para mim, onde eu podia tomar um banho quente sem a me preocupar com a fila de outras pessoas que precisariam vir depois, como foi no deserto. Foi realmente a melhor decisão da vida passar essa noite na cidade para dar uma relaxada e descansar antes de seguir viagem.


Wi-fi gratuito nas áreas comuns

O wi-fi chegava até o quarto e dava para usar, apesar de um pouco lento. Durante as minhas viagens eu não uso tanto a internet quando no dia a dia, mas é bom ter acesso à rede para postar algumas fotos, dar notícias para a família, consultar a previsão do tempo e pesquisar alguma coisa relativa à cidade ou passeios, caso ainda não tenha sido arranjado previamente.

Sala de estar
Sala de estar

O sinal é mais forte nas áreas comuns, o que era de se esperar, já que é isso mesmo que é especificado no momento da reserva. O hotel possui algumas salas (são alguns prédios interligados) com vários sofás e aquecedores, então é ótimo para ler um livro ou ficar batendo papo. Além disso, há várias mesas em um pátio externo.


Limpeza

Essas partes de uso coletivo, como hall de entrada, salas e outros ambientes estavam bem limpos. Não tive a oportunidade de ver como funciona o serviço de quarto, já que passei só uma noite nessa hospedagem, mas quando cheguei estava tudo bem arrumado e o banheiro limpo e cheiroso. Aliás, o Tonito Hotel tinha uma aparência de que havia sido construído ou reformado há pouco tempo, já que estava bem novo, com suas paredes coloridas e tal. Não é nada luxuoso, mas eu gostei.


Funcionários

O atendimento foi bom. Na chegada, fiz o pagamento em dinheiro e eles não aceitam notas de dólar que estejam um pouco rasgadas ou velhas, um costume que parece ser comum nesses países da América Latina. Já vi pessoas recusando no Chile, Bolívia e Peru, inclusive nas casas de câmbio, então é bom prestar atenção nas condições do dinheiro que você está levando na viagem para não passar aperto.


Café da manhã

O café da manhã, já incluso no valor da diária, estava gostoso – bem mais elaborado do que o servido onde me hospedei em San Pedro de Atacama. Aqui ele funciona no esquema de buffet, em que você pode se servir à vontade. De bebida, tínhamos café, chá, leite, iogurte e suco natural. Para comer, pães, presunto e queijo, frutas variadas, biscoitinhos e algumas opções quentes, como ovos mexidos, waffle, panqueca e batatas. Eu fiquei bem satisfeito!

Café da manhã
Café da manhã

O café é servido no mesmo local em que, depois, funciona um dos recomendados restaurantes da cidade, a pizzaria Minuteman. Comi lá na noite em que chegamos e falo sobre ele em uma postagem à parte, já que não faz parte da hospedagem.


Reservar hotel


Resumo

+ Quarto e banheiro
+ Limpeza
+ Áreas comuns
+ Wi-fi gratuito
+ Café da manhã
– Recusa notas de dólar um pouco velhas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s