Flamingos na Laguna Cañapa

Deserto boliviano – Lagunas Honda, Hedionda e Cañapa

Quando a gente vê as fotos dos turistas passeando por essa região de desertos do Chile e da Bolívia, nem parece que é o lugar mais árido da Terra. São tantas paisagens lindas, uma lagoa branca aqui, uma vermelha acolá e por aí vai. Tem hora que parece mesmo que é mentira, coisa de photoshop. Mas é tudo verdade: é muito seco e você sente isso na pele; e, sim, há várias lagoas. Mais especificamente, são nove pequenos lagos de águas salgadas no Altiplano Andino.

Laguna Honda
Laguna Honda

Depois de passar pelo Deserto de Siloli, que faz parte do deserto do Atacama, e ver as formações de rochas vulcânicas esculpidas pelo vento, continuamos em direção ao norte seguindo sempre próximo à fronteira com o Chile. A primeira lagoa que visitamos é a Laguna Honda, a cerca de 4.150 metros de altitude do nível do mar. Muito bonita, com a água bem clarinha, dessas que colocam as pessoas em uma eterna discussão se é azul ou verde. A parada ali é rápida, apenas para tirar umas fotos.

Hotel Los Flamencos
Hotel Los Flamencos

Logo depois paramos na Laguna Hedionda, que é a mais famosa nessa parte do deserto. Ali, no meio do nada e às margens da lagoa, está o hotel Los Flamencos. Eu fiquei em choque com aquela plaquinha de wi-fi, mas o uso era só para os hospedes ou mediante pagamento. Como eu não estava desesperado para me comunicar com ninguém, deixei para lá e fui dar umas voltas pela região enquanto os guias preparavam o nosso almoço.

Placa na Laguna Hedionda
Placa na Laguna Hedionda

Esse nome não é porque a lagoa seja horripilante ou algo do tipo. Hedionda seria uma referência ao cheiro das águas, não muito agradável devido à quantidade de enxofre. A área é de 3 km2 de superfície e uma média de apenas 30 cm de profundidade. Achei essa placa engraçadíssima com os ícones do homem e da mulher mijando. Mas ela também alerta sobre a proibição de entrar na água, devido à quantidade elementos tóxicos.

Flamingos na Laguna Hedionda
Flamingos na Laguna Hedionda

Os flamingos não parecem se importar muito com esse detalhe, já que ficam ali em grande quantidade e comendo sem parar. São aves migratórias que passam aos montes por ali. Também aparecem para se refrescar na Laguna Hedionda alguns patos e gansos andinos, além de grupos de vicuñas.

Aparentemente eles são mais brancos porque nessa lagoa não está presente o alimento que dão aos flamengos a coloração vermelha, como há na Laguna Colorada. Como haviam outros grupos no local e era preciso esperar esvaziar o pequeno refeitório do hotel, acabamos tendo mais tempo para tirar fotos, caminhar na beira da lagoa e esticar as pernas, já que a maior parte desses passeios é dentro do carro no deslocamento entre um e outro ponto turístico.

Almoço na Laguna Hedionda
Almoço na Laguna Hedionda

Quando o almoço finalmente saiu eu já estava morrendo de fome. Foi servido atum, milho e champignons enlatados, arroz com ervilha, cenoura e batata, queijo, pepino, tomate e abacate frescos. Para beber, tínhamos refrigerante e suco e, de sobremesa, uma mexerica. Obviamente, achei tudo delicioso.

Laguna Cañapa
Laguna Cañapa

Comida no papinho, pé no caminho. Saindo dali, ainda fizemos uma parada na Laguna Cañapa, que também estava cheia de famigerados flamingos famintos acabei de criar essa mini trava língua.

Árvore às margens da Laguna Cañapa
Árvore às margens da Laguna Cañapa

Também me chamou a atenção essa árvore toda pequena árvore, toda retorcida pelo vento. Parece que ela foi crescendo girando, girando. Essa também foi uma parada rápida, apenas para tirar fotos. Mas o dia ainda não terminou, continuo contado na próxima postagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s