Laguna Colorada

Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa – Laguna Colorada

A Laguna Colorada, que chega a ter 60 km2 de superfície, é um grande e raso lago que se encontra a cerca de 4.300 metros de altitude do nível do mar, dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, na Bolívia. As águas são bastante rasas, com uma média de 35 centímetros de profundidade. Como se trata de uma área de preservação, não é permitido entrar na lagoa.

Flamingos
Flamingos

A coloração avermelhada é alcançada devido aos sedimentos que se encontram na água e a pigmentação das algas. A intensidade das cores sofre uma variação durante o dia dependendo da temperatura, da incidência do sol e dos ventos – aparentemente se torna mais intensa com o calor. Ali é possível ver flamingos de três diferentes espécies, que são atraídos pela oferta abundante de comida. O mais comum é o flamingo de James, mas também é possível encontrar flamencos andinos e chilenos.

Ilhas de bórax
Ilhas de bórax

O vermelho da água cria um contraste interessante com as ilhas brancas, formadas por bórax, um mineral composto de sal hidratado de sódio e ácido bórico, que são branquinhas e parecem cobertas de neve. A pintura é complementada pelos tons amarelados e verdes da vegetação nas margens, as montanhas ao fundo e o céu azul com poucas nuvens.

Além dos flamingos e outras aves, a lagoa é frequentada por diversas alpacas. Esse simpático animal, apesar de tímido, permite que você se aproxime enquanto ele está se alimentando, o que rende imagens ótimas. A maioria das alpacas que estavam por lá eram brancas, mas havia algumas marrons ou coloridas.

Alpacas às margens da Laguna Colorada
Alpacas às margens da Laguna Colorada

Visualmente, as alpacas são bem parecidas com as lhamas. A principal diferença está no tamanho, já que é consideravelmente menor, chegando a alcançar um metro e meio. Além disso, sua pelagem é mais longa e macia, então é um animal domesticado principalmente para o uso da sua lã na fabricação de vestuário. Assim como as lhamas, as alpacas podem ficar irritadas e dar aquela cusparada na sua cara. Mas, no geral, elas são mais dóceis e inclusive posam para as fotos.

Turistas
Turistas

Durante essa parada, os turistas ficam livres para andar por onde quiserem às margens da lagoa. Dá até para caminhar sobre essa vegetação para chegar mais perto dos animais, mas é bom tomar cuidado porque o terreno é molhado e você pode acabar atolando o pé na lama. Como o local é bem grande, é preciso estar atento ao relógio para voltar no horário combinado para o carro, que fica em cima de um morro de onde se tem uma vista ótima de toda a região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s