Restaurant La Plaza

San Pedro de Atacama – La Plaza

O restaurante La Plaza fica, como o próprio nome indica, na praça principal da cidade, sendo um ótimo ponto para fazer suas refeições já que vários passeios têm seu ponto de partida e chegada no local. Assim como os outros restaurantes da região, é oferecido um menu com entrada, prato principal e sobremesa a um preço mais atrativo do que se fosse pedir os pratos individualmente. As opções do dia ficam escritas à giz em um quadro negro na porta do estabelecimento. É importante observar nesse quadro se a bebida está inclusa e o preço, ao qual será adicionado 10% de propina no final da conta.

Plaza San Pedro de Atacama
Plaza San Pedro de Atacama

A concentração maior de restaurantes de San Pedro de Atacama está mais nos arredores da Calle Caracoles, que é a principal. A vantagem do La Plaza é, apesar de estar há apenas uma quadra da Caracoles, tem sua entrada voltada para a praça, que é toda calçada e bastante arborizada, enquanto as outras ruas são de barro batido, com pouca sombra e sem espaço para colocar mesas na parte externa.

Pátio interno do restaurante La Plaza
Pátio interno do restaurante La Plaza

No La Plaza, é possível sentar do lado de fora e ficar vendo o movimento na praça – mas eu acabei ficando lá dentro, onde também há sombra e o clima estava bem agradável. Preferi assim porque ficam uns cachorros de rua rondando pelas ruas, na esperança de ganhar uns restos de comida, o que me incomoda um pouco na hora das refeições.

A parte interna também tem um bar com algumas cervejas especiais e outras bebidas, mas é importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado porque potencializa o aparecimento dos sintomas do mal de altitude. Além do restaurante e do bar, o La Plaza também tem hospedagem.

Papa a la huancaína
Papa a la huancaína
Ají de gallina
Ají de gallina
Crepe de dulce de leche
Crepe de dulce de leche

Almocei no La Plaza logo no primeiro dia que cheguei à cidade. A vantagem em relação aos outros restaurantes pelos quais passei foi a quantidade de opções, sendo duas para a entrada e três para o prato principal. Além do pãozinho com vinagrete, servido de cortesia, a minha escolha foi começar com uma Papa a la huancaina, que é um prato típico do Peru. Esse molho é feito com queijo branco fresco, leite e o ingrediente principal para dar o sabor que é o ají amarillo, uma pimenta amarela. Continuei no mesmo estilo com o prato principal, que foi o Ají de gallina com arroz. O menu ainda incluía o postre de la casa que, nesse dia, era um Crepe de dulce de leche.

Crema de acelga
Crema de acelga
Chulepa a la plancha con papas salteadas
Chulepa a la plancha con papas salteadas
Arroz con leche
Arroz con leche

Dias depois acabei voltando ao La Plaza para almoçar novamente, já que tinha gostado da primeira vez. Assim como de costume, foi servido o pãozinho e vinagrete de cortesia. Para a entrada, escolhi essa crema de acelga, que estava bem saborosa. O prato principal foi a Chuleta a la plancha com papas saltiadas. Traduzindo, uma bisteca suína grelhada e batatas. Dessa vez, além da refeição, estava inclusa uma taça de vinho – como meu corpo já estava devidamente aclimatado à altitude, não vi problema em tomar, mesmo porque uma taça de vinho nunca fez mal a ninguém. Para esse dia, a sobremesa foi arroz doce.

Eu gostei bastante do La Plaza. No primeiro dia a escolha foi por pratos com uma pegada mais regional, com a predominância dos temperos peruanos. Já da segunda vez, a comia era mais parecida com o que estamos habituados no Brasil e ainda tinha uma taça de vinho no jogo. Recomendo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s