La Estaka

San Pedro de Atacama – La Estaka

Localizado no coração de San Pedro de Atacama, na Calle Caracoles, o La Estaka é um dos mais antigos e prestigiados restaurantes da cidade. É um lugar um pouco mais sofisticado e, consequentemente, mais caro. Mas, se você percebe que o orçamento da viagem não está assim tão apertado, que mal há em investir um pouco na sua própria felicidade, ou seja, no seu estômago? Então. Esse foi um desses casos de “hoje eu estou afim de exagerar”. Mas nem tanto, já que não chega a ser um absurdo ou muito diferente dos preços de um bom restaurante no Brasil.

Mesas na parte interna
Mesas na parte interna

A parte interna do restaurante tem essa iluminação intimista e castiçais com velas que, confesso, dão um pouco de medo. Mas a única mesa disponível estava muito próxima da lareira e, assim como em outros restaurantes, me deixaria a minha roupa toda fedendo fumaça.

Decoração da parte externa
Decoração da parte externa

Então preferimos nos sentar na parte externa, que também tem seu charme. As mesas de madeira combinam demais com as cadeiras vermelhinhas e também é dada uma atenção especial à decoração. Além do mais, como tinha menos gente, a parte de fora estava bem mais tranquila com relação a espaço e barulho.

Assim como os outros restaurantes da cidade, o couvert não é cobrado e consistia em pãezinhos artesanais com uma pasta. Estava gostoso, mas não comi muito para não perder o apetite para o prato principal.

Salmón Mantequilla Ajo Pimentón Asado
Salmón Mantequilla Ajo Pimentón Asado

Meu namorado escolheu o Salmón Mantequilla Ajo Pimentón Asado. Trata-se de um salmão assado com manteiga, alho e pimentão, acompanhado de quinoa cozida no caldo de camarão e salada de tomate, ricota e manjericão. Podem me chamar de louco, mas me incomoda quando os chefs ou quem quer que faça a montagem resolve concentrar toda a comida de um lado do prato sem criar um contraponto. A impressão que eu tenho é que o garçom escorregou no caminho entre a cozinha e a mesa do cliente e a comida foi toda para o lado de cá, haha! Apenas uma implicância de quem trabalha com design, relevem.

Lomo Estaka
Lomo Estaka

Para mim foi o Lomo Estaka, que tinha uma pegada bem oriental. O lombo de boi vinha acompanhado com uma pasta de wasabi, arroz japonês e berinjelas com creme de miso. Ambos os pratos estavam bem gostosos. O meu estava mais bem apresentado (Glória 3x).

Torta Tres Leches
Torta Tres Leches

Em vários restaurantes do Chile eu já tinha visto que, entre as sobremesas, estava esta Torta Três Leches e eu já estava curioso para saber do que se tratava e resolvi experimentar. Basicamente, é um bolo encharcado em três tipos de leite – leite condensado, leite evaporado e creme de leite. A cobertura é um merengue italiano. É uma sobremesa tradicional no Chile e eu achei gostosa, molhadinha. Vale a pena experimentar.

O La Estaka funciona no café da manhã, que eu não experimentei porque essa refeição estava inclusa na minha hospedagem ou nos passeios que saíam muito cedo, almoço e janta. Eles também têm várias opções de drinks.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s