Flamingo no Salar de Atacama

San Pedro de Atacama – Passeios no deserto

Os principais passeios no deserto chileno partem da cidade de San Pedro de Atacama, uma pequena cidade que possui uma boa estrutura de hospedagens, agências de turismo e restaurantes para atender aos turistas. São várias opções de tours, incluindo montanhas, lagoas, observação de estrelas, águas termais, escaladas e outros. Como foi a minha primeira vez na região, optei por fazer o roteiro mais clássico.

Valle da la Luna
Valle da la Luna

Dentre os passeios pela região, o Vale da Lua é o mais próximo, barato e tranquilo de se fazer porque não está no mesmo nível de altitude da cidade, o que permite que seja feito no primeiro dia. Com partida ao final da tarde, visita-se o Mirador de Kari e a Roca del Coyote, de onde se tem uma bela vista da Cordillera de la Sal. Dali se vai para o Vale da Lua em si, onde são visitados as Cavernas de Sal, o Anfiteatro, as Três Marias e a Duna Mayor, de onde se vê o pôr-do-sol.

Laguna Tebinquiche
Laguna Tebinquiche

Para a Laguna Cejar e Ojos del Salar também se sai no final da tarde. O local está no mesmo nível de altitude que San Pedro de Atacama, então não deve causar muitos problemas com o Mal de Montanha. A visita começa nas Lagunas Cejar e Laguna Piedra, sendo que é possível entrar nas águas da segunda e experimentar a sensação de não afundar devido à quantidade de sal. Também é possível entrar nos Ojos del Salar, mas nessa é preciso saber nadar pois a profundidade chega aos 40 metros. A última parada é na Laguna Tebinquiche, onde é servido um lanche e se aprecia o pôr-do-sol.

Gêiseres del Tatio
Gêiseres del Tatio

A saída para os Gêiseres del Tatio é bem cedinho, antes do sol nascer, já que o fenômeno é mais forte durante o período da manhã e o trajeto entre San Pedro de Atacama e o campo geotermal é de cerca de duas horas. Além de ver os jatos de água e vapores, a visita inclui banho nas águas termais e café da manhã. Depois há observação de animais pela estrada e uma rápida visita ao povoado de Machuca, onde se pode comprar churrasquinho de lhama.

Cerro e Laguna Miscanti
Cerro e Laguna Miscanti

Também com saída bem cedo pela manhã, já que as Lagunas Altiplânicas ficam distantes da cidade. A primeira parada é na Laguna Miscanti, com uma pequena caminhada até a vizinha Laguna Miñiques, onde se toma o café da manhã. Depois de passar pelo povoado de Socaire, seguimos para o Salar de Atacama, onde é possível observar os flamingos se alimentando nas lagoas. A última parada é em Toconao.

Iglesia de San Pedro
Iglesia de San Pedro

Também dá para aproveitar o tempo livre na cidade de San Pedro de Atacama para fazer outras atividades, como visitar museus, a praça principal, a igreja e as feirinhas de artesanato. O movimento aumenta a noite, quando a maioria dos turistas voltou dos passeios e vai aos restaurantes para jantar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s