Entrada do Hostal Turickapur

San Pedro de Atacama – Hostal Turickapur

Nas minhas últimas viagens eu não tenho animado ficar em albergue, em quartos compartilhados. Quando me hospedo nesse tipo de propriedade, busco quartos particulares e com banheiro privado – é o mínimo de conforto que tenho exigido e não me incomodo de pagar a mais por isso – mas, geralmente, essas opções fazem com que o preço fique equivalente a um hotel simples, pelas pesquisas que eu faço no Booking.com.

O Hostal Turickapur é novo, quando eu fiz a reserva ele tinha inaugurado há pouco tempo e o preço da diária estava muito bom se comparado às outras hospedagens de mesmo nível na região. Eu não diria que se trata de um albergue, já que os quartos são particulares, para duas pessoas e com banheiro privado. Também não é um hotel em nível de estrutura e conforto. Digamos que é uma pousada.


Comodidades

O quarto era bem simples, com espaço suficiente para deixar uma mala em cima de um móvel e outra de um dos lados da cama. Não tinha armário no quarto e nem no banheiro, mas tinha uma cômoda – colocamos lanchinhos e objetos diversos em cima e roupas nas gavetas. Carregadores, outros produtos eletrônicos e dinheiro eu sempre deixo trancado na mala.

Quarto de casal
Quarto de casal

Da parte comum, podíamos usar a cozinha e a lavanderia (sem custos extras) para lavar nossas roupas e depois deixar estendidas no varal. Também podíamos ver televisão na sala – no quarto não tinha. Mas pra quê, né? Eu nunca ligo televisão em hotel.

O café da manhã era preparado e servido pela funcionária. Não era uma maravilha, mas servia para forrar o estômago – torradas, patês, geleia, iogurte, suco de caixinha, biscoito, esse tipo de coisas. Nada era realmente gostoso e não era possível desfrutar do café da manhã antes dos passeios que saem muito cedo. As agências oferecem lanche nesses passeios, mas só quando você chega ao destino, ou seja, mais de uma hora depois que saiu. Nesses casos, leve sempre um belisquete para comer no caminho. Aliás, sempre ande com comida e bebida, a qualquer hora do dia.


Conforto

Durante a nossa hospedagem havia poucos quartos ocupados, então o uso das dependências comuns era tranquilo e não tivemos problema nenhum com barulho. Aliás, eles não aceitam crianças ou animais de estimação e, como cada quarto acomoda apenas duas pessoas, imagino que esse não será um problema.

Banheiro com cortina
Banheiro com cortina

Fomos em maio e fazia frio a noite, mas o quarto estava sempre aquecido e não tivemos nenhum problema com a temperatura do ambiente. Quanto ao chuveiro, às vezes era preciso deixar a água caindo por um tempo até que esquentasse, o que dava uma dor na consciência por desperdiçar esse líquido precioso em pleno deserto. Além disso, tenho uma implicância com chuveiros sem box, de vidro ou de plástico, o que for. Qualquer coisa é melhor que essas cortinas – por  mais bonitinha que fosse – que acabam deixando vazar água pelo banheiro.

A pousada é nova, então não tem nada mofado ou muito velho e a decoração até que é legal. No geral, eu diria que era uma hospedagem confortável, mas que conta apenas com o básico.


Wi-Fi gratuito

A internet pegava bem no nosso quarto, mas quando queríamos mais velocidade para ver algum vídeo ou coisa assim, precisávamos ir para a sala. Tudo bem quanto a isso, uma vez que a página de reserva deixava claro que a internet estaria disponível nas áreas comuns. De vez em quando ficava lento ou chegava a parar de funcionar, mas acredito que seja um problema da conexão na cidade.


Limpeza

As partes de uso coletivo, como hall de entrada, sala de televisão e cozinha estavam sempre bem limpinhos. Aparentemente, o pessoal da cidade tem o costume de usar incensos para aromatizar os ambientes (vi em vários lugares), então sempre tinha um queimando na recepção – algumas pessoas vão gostar, outras acham o cheiro muito forte. Não me incomoda. As louças do café da manhã eram lavadas pela funcionária, que também cuidava da mesa. Quanto ao quarto, era feita limpeza diária e a cama estava sempre arrumada quando chegávamos dos passeios.


Localização

O Turickapur fica perto da rodoviária da cidade, na Rua Volcán Tatio, 720. A Caracoles, que podemos considerar a rua principal da cidade, fica a menos de 10 minutos de caminhada e sempre em terreno plano. Nós acabávamos fazendo esse trajeto mais de uma vez por dia, uma vez que os passeios da tarde saem de pontos de encontro no centro e a noite tínhamos que sair para comer. Mas não nos incomodou nem um pouco. O local é bem tranquilo e silencioso. Fica um pouco escuro para voltar para a hospedagem a noite, mas nada que vá deixar alguém com medo.


Funcionários

Eu não diria que o atendimento é maravilhoso e nem horrível. Nem sempre tinha gente na recepção, o que pode ser um problema no caso de você precisar de algo. Chegávamos do passeio e parecia que estávamos entrando em casa – até gosto porque a gente fica mais à vontade.

Recepção
Recepção

Tanto a dona quanto a funcionária eram simpáticas o suficiente. Quando pedimos toalhas extras para levar em um passeio, já que não havíamos trazido nenhuma, nos emprestaram de boa.


Custo-benefício

Havia opções mais caras e mais baratas na cidade. As mais caras realmente parecem ser mais luxuosas e confortáveis mas, como a minha viagem ainda se estenderia por mais dois países, eu não quis gastar muito com hospedagem em um local em que eu ficaria o dia inteiro fora. As mais baratas também não me agradaram. Afinal de contas, eu precisava de um mínimo de conforto para repor as energias durante a noite e buscava privacidade no quarto e banheiro. No fim das contas, achei que o custo-benefício foi adequado para uma cidade que não é barata, de modo geral.


Reservar hotel


Resumo

+ Tranquilidade e privacidade
+ Limpeza
+ Wi-fi
+ Uso da cozinha e lavanderia
– Café da manhã
– Funcionários
– Chuveiro

Anúncios

2 comments

  1. Hola:

    Agradeceré indicarme los valores de alojamiento por día, pretendo viajar el día 09-03-2017 hasta 13-03-2017. al igual que requiero información de lo que incluye la estadía o algún pack que tengan por esas fecha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s