Produtos de coca na feira

San Pedro de Atacama – Como se prevenir do mal de altitude

Se você pesquisar na internet sobre uma viagem a San Pedro de Atacama, provavelmente vai se deparar com relatos de dor de cabeça, enjoos, tonteiras e outros sintomas relacionados ao mal de altitude. Isso acontece porque a região está muitos metros acima do nível do mar. Mas algumas atitudes ajudam a prevenir ou amenizar os sintomas, então vamos direto ao assunto.


Aclimatação

O mais importante é dar tempo para o seu corpo se acostumar às novas condições do ar, no caso à diminuição do oxigênio. A cidade está a 2.400 metros acima do nível do mar, uma faixa em que muitas pessoas já sentem as consequências da altitude. O tempo recomendado de aclimatação é de 24 horas. No primeiro dia, pegue leve.


Hidratação

É importante se manter hidratado, principalmente se levarmos em conta que esse é o deserto mais árido do mundo. Por isso, recomenda-se não consumir bebidas alcoólicas e levar um litro de água por pessoa para cada um dos passeios.


Programação

O Vale da Lua e a Laguna Cejar se encontram no mesmo nível que a cidade de San Pedro de Atacama, a cerca de 2.500 metros do nível do mar. As agências recomendam e o turista deve acatar: dê preferência a esses passeios nos primeiros dias, deixando os Geyseres del Tatio, Lagunas Altiplânicas, e outros tours que estão para lá dos 4.000 metros para quando seu corpo já estiver mais aclimatado.


Atividade física

O transporte é feito de veículo, mas os passeios também incluem curtas caminhadas e eventuais subidas. Vá com calma, ande lentamente e evite ficar pulando e fazendo peripécias para tirar fotos. Nas grandes altitudes, você fica ofegante bem mais rápido que o normal e é comum sentir falta de ar. Sossegue a periquita.


Alimentação

Alguns dos sintomas do mal de montanha são dores de barriga, enjoos e diarreia. Procure comer alimentos mais leves nos primeiros dias. Lembre-se que você está em outros país e eles usam temperos diferentes na preparação da comida. Nos passeios, é bom levar umas frutas, por exemplo.


Chá de coca

Falando em alimentação, muitos visitantes usam coca para aliviar os sintomas. O produto é comum no país e oferecido em todo lugar. Você pode tomar o chá industrializado ou natural (eu acho amargo), mastigar a folha (piorou), chupar balas, etc.


Sintomas

Entenda que os sintomas variam de pessoa para pessoa. É uma loteria. Você pode ser o mais jovem, atlético e bonitão e ser o que mais tem problemas com o mal de altitude. Preste atenção aos sinais dados pelo seu corpo e respeite seus limites.


Tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento envolve repouso e remédios comuns para aliviar os sintomas como dor de cabeça e enjoo, que desaparecem depois de um ou dois dias. Se o problema persistir, interrompa as atividades e procure ajuda médica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s