Avião chegando em Calama

San Pedro de Atacama – Como chegar à cidade

Seu meio de transporte para chegar a San Pedro de Atacama vai depender da cidade de onde você está saindo e quanto tempo/dinheiro pretende gastar. Se você vier de um passeio pela Bolívia, por exemplo, há a opção de fazer a travessia do Salar de Uyuni e terminar o passeio em San Pedro de Atacama (em vez de voltar para a Bolívia). Esse tour dura três dias (se quiser ficar no outro país) ou quatro dias (se quiser voltar ao local de origem) e pode ser feito tanto partindo da Bolívia quanto do Chile.

Se você está passeando em outra cidade chilena, dá para ir para San Pedro de Atacama de ônibus. A única empresa que vai diretamente para a cidade é a Turbus. É preciso levar em consideração que a viagem pode ser muito longa, principalmente se você está saindo de Santiago, de onde dá cerca de 24 horas de viagem. As passagens não são caras e há opções da mais econômica à mais confortável (semi cama, salón cama ou premium). Essa última é aquela poltrona que inclina totalmente. Outras empresas fazem a viagem até Calama, de onde é preciso pegar outro ônibus ou transporte para a cidade.

Como agora a Lan e a Tam se juntaram em uma só empresa, a Latam (esse nome maravilhoso que lembra latão de lixo), eu comprei as passagens São Paulo -> Santiago -> Calama com pontos do Multiplus e só paguei as taxas de embarque e do aeroporto, ficou baratíssimo. E ainda coloquei os vôos em dias diferentes, de modo que fiquei em Santiago para um passeio rápido (eu já conhecia a cidade e não quis dedicar muitos dias de viagem para lá).

De qualquer maneira, vale a pena pesquisar a passagem de avião de Santiago para Calama, pois o preço pode ser o mesmo que do ônibus quando se compra com antecedência e a viagem dura cerca de duas horas. São mais de vinte horas de diferença entre viajar de ônibus e de avião. Na prática, você ganha um dia a mais de passeio e chega bem mais descansado na cidade.

Ônibus entre Santiago e o aeroporto
Ônibus entre Santiago e o aeroporto

Se a ideia for economizar no transporte entre a cidade e o aeroporto de Santiago, é possível pegar um ônibus barato nos terminais Alameda ou Parajitos, ambos com estação de metrô bem próxima. O trajeto, feito pela Turbus, é de cerca de 30 minutos e os carros saem com uma boa frequência. Não é necessário comprar com antecedência, mas coloquei o link acima para possibilitar a pesquisa do preço atual. Falando em preço, fica um pouco mais em conta se você compra ida e volta, caso seja necessário. Os ônibus têm dois andares e lugar para colocar a mala – não é ônibus urbano.

Avião de Santiago para Calama
Avião de Santiago para Calama

Como eu comprei tudo junto com pontos do Multiplus, fiz esse trajeto pela latão Latam. Imaginei que seria um avião pequeno, mas era um desses de porte médio, com três poltronas de cada lado. Além disso, não tivemos nenhum atraso e chegamos no horário marcado em Calama. As outras empresas que fazem o trajeto são a Sky Airline e a Pal Air.

Aeroporto El Loa
Aeroporto El Loa

Confesso que fiquei com uma ótima impressão do aeroporto de Calama. A cidade é consideravelmente pequena, cerca de 150 mil habitantes, mas tem um aeroporto com boa estrutura para receber o visitante. Eu já tinha feito previamente a reserva do transfer do aeroporto de Calama para San Pedro de Atacama com a empresa LicancaburLicancabur. É recomendado fazer essa reserva porque pode acontecer de não ter vagas, principalmente se você chega com um grupo grande. Na saída do desembarque, já estavam nos esperando com os nomes nas plaquinhas (eu acho muito chique). Daí passamos no guichê para realizar o pagamento (em pesos chilenos ou no cartão de crédito) e estava tudo resolvido.

Vi que outras pessoas estavam alugando carro, uma possibilidade que nem considerei porque eu não voltaria para Calama. Tem gente, principalmente se estiver em um grupo de quatro pessoas, que opta por combinar com um taxista o trajeto e fica até mais barato que pegar o transfer. Também cheguei a ler na internet sobre a opção de ir do aeroporto para o centro da cidade, de onde se poderia pegar um ônibus mais barato para San Pedro ou algum outro tipo de transporte com preço em conta. Mas achei que era muita função para pouca economia. Preferi o conforto de pegar o transfer no aeroporto e ser deixado na porta da minha hospedagem. A vida é assim: economiza um pouquinho aqui, gasta a mais ali.

San Pedro de Atacama fica a 94 km de Calama, o que dá cerca de uma hora e meia de viagem. O caminho é bem interessante e vale a pena ficar acordado para apreciar a paisagem com clima de deserto, os vulcões ao fundo, passando por estações de captação de energia eólica e montanhas que parecem conter toda a areia do mundo. Aliás, o motorista chegou até a parar em um local de onde se tinha uma vista bonita para tirarmos fotos.

O fim do trajeto é, obviamente, em San Pedro de Atacama. A primeira impressão é um pouco estranha… a cidade é toda em tons de marrom e bege, com as estreitas ruas de terra e construções simples. Mas não se desespere, é um lugar com uma boa estrutura para receber o turista, principalmente se levarmos em conta sua localização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s