La Cour d'Honneur

Paris – Les Invalides

Les Invalides, também chamado de Hôtel National des Invalides ou Hôtel des Invalides, é um complexo de prédios próximos à Torre Eiffel que contém museus e monumentos relacionados à história militar da França.

O projeto se iniciou por ordem do rei Louis XIV, em 1670, com o objetivo de ser moradia e hospital para soldados enfermos e/ou aposentados e o local escolhido foi o plaine de Grenelle, uma área então suburbana. A construção foi concluída em 1676, sob o comando do arquiteto Libéral Bruant, com a Église Saint-Louis des Invalides sendo erguida nos anos seguintes. Pouco tempo depois, o rei contratou Jules Hardouin Mansart para construir uma capela real privada chamada Église du Dôme, finalizada em 1708.

Fachada sul do Les Invalides
Fachada sul do Les Invalides

Devido à sua localização e significado, o local foi palco de importantes eventos da história da França. Em 14 de julho de 1789, os parisienses invadiram o local e roubaram canhões e espingardas para serem usados na Tomada da Bastilha no mesmo dia. O local manteve suas funções originais como casa de retiro e hospital de veteranos militares (invalides) até o começo do século XX. Em 1872, o Musée d’Artillerie ocupou um dos prédios, seguido pelo Musée Historique des Armées, em 1896. As duas instituições se uniram para formar o Musée de L’Armée em 1905, ainda funcionando nos dias atuais. A maioria dos soldados foram removidos para centros menores fora de Paris.

Dôme des Invalides | Foto: Lesupermat
Dôme des Invalides | Foto: Lesupermat

A fachada do complexo é dominada pelo domo da capela real, atualmente chamada Dôme des Invalides. O local foi construído a mando do rei para permitir a entrada separada do rei e dos soldados, como mandava a etiqueta da corte, e poderem assistir à mesma missa. Essa separação foi reforçada ainda mais com a construção do túmulo de Napoleão, a criação de dois altares separados e uma parede de vidro entre as duas capelas. A capela real foi inspirada na Basilica di San Pietro, em Roma, e é um dos grandes exemplos da arquitetura barroca francesa. O interior do domo, com 107 metros de altura, foi pintado por Charles de La Fosse e finalizado em 1705. A capela dos veteranos é, atualmente, denominada Cathédrale Saint-Louis-des-Invalides.

Túmulo de Napoleão Bonaparte | Foto: Lesupermart
Túmulo de Napoleão Bonaparte | Foto: Lesupermart

Os restos mortais de Napoleão Bonaparte (1769-1821), originalmente enterrados na ilha de Santa Helena, foram trazidos de volta para a França por ordem do rei Louis-Philippe, em 1840, em um evento que ficou conhecido como le retour des cendres – o retorno das cinzas. Os restos de Napoleão foram depositados na Chapelle Saint-Jérôme, dentro do complexo, até que sua morada final, feita de quartzo vermelho sobre granito verde, fosse concluída, em 1861. Alguns membros da família de Napoleão e vários militares franceses também estão enterrados no Les Invalides.

Fachada norte do Les Invalides
Fachada norte do Les Invalides

A entrada principal do prédio é em frente à Esplanade des Invalides, voltada para o Rio Sena e onde tem a estação do metrô Invalides. Mas, se você estiver na Torre Eiffel, pode ir seguindo pela margem do rio até chegar à fachada norte. Ou também dá para entrar pelo lado de trás, onde está o domo e a bilheteria sul.

Para ter acesso à Dôme des Invalides, onde está o túmulo de Napoleão, e às coleções dos Musée de l’Armée, do Musée des Plans-Reliefs e do Musée de l’Ordre de la Libération, é preciso comprar um ingresso diretamente na bilheteria ou na página oficial online. Pagando um pouco a mais, você também terá acesso à exposição temporária.

Artilharia exposta Les Invalides
Artilharia exposta Les Invalides

O acesso à La Cour d’Honneur (coleção de artilharias) e à Cathédrale Saint-Louis des Invalides é livre – não precisa comprar ingresso. Por isso, mesmo que você não tenha interesse em passar pelos museus, vale a pena fazer uma visita ao local para apreciar a arquitetura – você já estará pertinho do Les Invalides mesmo quando for para a Torre Eiffel, custa nada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s