Macarons da Pierre Hermé

Paris – Macarons

Macaron é um doce francês feito com farinha de amêndoas, ovos, açúcar de confeiteiro e outros ingredientes – lembra um suspiro recheado. São facilmente reconhecíveis por ter cores que deixariam qualquer gay se sentindo bem representado e preços salgados. Aqui no Brasil dá para comprar em algumas padarias, supermercados ou até lojas especializadas no doce. Mas os mais famosos são da França, então vale a pena experimentar quando estiver no país.

Os macarons já eram produzidos nos monastérios venezianos desde o século VIII. Quando Catherine de Medici se casou com Henry II e se mudou para a França, em 1533, ela trouxe consigo um chef italiano que fazia a iguaria. Em 1792, os macarons ganharam fama ao serem produzidos por freiras Carmelitas que habitaram em Nancy durante a Revolução Francesa e vendiam os doces para pagar por sua hospedagem. Nessa época, eles ainda eram preparados sem sabores especiais. Depois macarons passaram a ser servidos em dois, com geleias, licores ou outros recheios no meio, quando passaram a ser chamados de gerbet ou paris macaron. Pierre Desfontaines, da pâtisserie francesa Ladurée, costuma receber os créditos pela adaptação, mas o padeiro Claude Gerbet afirma que foi ele o criador.

Loja da Ladurée
Loja da Ladurée

A Ladurée surgiu em 1862 quando Loius Ernest Ladurée abriu a primeira unidade, na época uma padaria, em Paris. Em 1871, após um incêndio no empreendimento, a loja foi transformada em confeitaria que combinada o estilo dos cafés parisienses com a pâtisserie francesa. Hoje são várias espalhadas pelo mundo – infelizmente ainda não abriram uma no Brasil. Só em Paris são nove unidades.

Macarons da Ladurée
Macarons da Ladurée

Os macarons da Ladurée tem sabores mais clássicos. Os sabores permanentes são café, caramelo, chocolate, limao, laranja, framboesa, pétalas de rosas, pistache, licor, baunilha morango e marie-antoinette (chá). Mas eles sempre tem também alguns sabores que ficam disponíveis por determinado tempo, geralmente de outras frutas. Além dos doces, as lojas tem outros produtos como bolos, tortas, barra de chocolate, cafés e itens para presentes.

Pierre Hermé
Pierre Hermé

Atualmente com oito unidades em Paris, a Pierre Hermé também é uma ótima opção para provar macarons. A marca é bem mais recente que a Ladurée, tendo sido criada em 1997. Além dos macarons, são oferecidos bolos, tortas, biscoitos, sorvetes, geleias, waffles e outras guloseimas.

Sabores exóticos da Pierre Hermé
Sabores exóticos da Pierre Hermé

O chefe, que dá nome à companhia, é famoso por suas experimentações e ousadias. Além de sabores mais tradicionais, a Pierre Hermé tem misturas de chocolate com maracujá, rosa com marmelo, chocolate com foie gras (feito com fígado de ganso), chocolate com paineiras brasileiras, truffe blanche (uma espécie de cogumelo) e outras coisas exóticas. Eu provei vários – alguns são bem interessantes, outros eu… não. Acho que prefiro os tradicionais.

Caixa de macarons da Ladurée
Caixa de macarons da Ladurée

Em ambas as lojas é possível comprar caixas e escolher quais sabores vão compor kit. Eu gosto de comprar um de cada, para experimentar mesmo. Além disso, servem como um presente maravilhoso de gostoso – mas tem que transportar com cuidado porque os macarons são frágeis e amassam à toa. Para trazer para o Brasil, recomendo deixar para comprar no último dia, pois assim eles chegam mais fresquinhos. Nesse aspecto, o melhor é optar pela Ladurée, que tem uma unidade no aeroporto internacional Charles de Gaulle. Os produtos tem o mesmo preço das lojas – pelo menos quando eu fui era assim. No mais, bora comendo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s