Obras à venda na Place du Tertre

Paris – Place du Tertre

Montmartre foi palco de diversos acontecimentos religiosos, como a tortura e morte de mártires cristãos. Mais tarde, consagrada a São Dionísio, passou a ser lugar de peregrinação, na Idade Média. Em 1133, se tornou jurisdição de monges beneditinos, que cultivavam uvas para a produção de vinho, atividade ainda exercida no local. Também foi palco dos votos de pobreza e castidade por jesuítas, em 15 de agosto de 1534, com a fundação da Companhia de Jesus por Inácio de Loyola. Como é uma colina estrategicamente localizada, também teve importância militar.

Turistas enchem a Place du Tertre
Turistas enchem a Place du Tertre

Em 1860, o bairro foi ligado à cidade e transformou-se no ponto de encontro de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada e boêmia vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet, Van Gohn, Renoir e Toulouse-Lautrec frequentavam o lugar. No começo do século XX, Picasso e Utrillo moravam na região. Depois de visitar a Basilique du Sacré-Cœur, vale a pena pegar uma rua lateral e em poucos passos se chega à Place du Tertre – são só 200 metros de distância.

Pinturas no atelier ao ar livre
Pinturas no atelier ao ar livre

A praça é, hoje, ponto central para a produção, exposição e comércio de obras destinadas aos turistas. Não é como se as obras expostas ali fossem muito relevantes – a maioria são recriações de outros artistas ou representações de pontos turísticos da cidade -, mas tem umas coisas legais. A própria ideia de uma galeria de arte misturada com atelier ao céu aberto, no que parece ser um espaço democrático, já é interessante por si só. Não acho muito prático comprar um quadro em uma viagem (como trazer isso para o Brasil?), mas vale a pena a visita. Próximo à praça está o museu L’Espace Salvador Dalí, dedicado às suas esculturas e desenhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s