LaGuardia Airport | Foto: Patrick Handrigan

Nova York – LaGuardia Airport

Dentre os aeroportos que atendem à cidade de Nova York, o LaGuardia Airport é o mais próximo de Manhattan. Assim como o JFK, esse aeroporto também está no Queens e, apesar de ser menor, recebeu mais de 30 milhões de passageiros em 2015. Nenhuma companhia aérea opera vôos diretos entre o Brasil e o LaGuardia, mas eu já cheguei à cidade por esse aeroporto quando parti de outra cidade americana – há muitos vôos domésticos operados pela American Airlines e pela Delta que pousam ali. Os terminais são A, B, C e D – veja o mapa para saber qual vai usar.


Ônibus → Metrô

A opção mais barata de transporte entre o LaGuardia e Manhattan é o transporte público. Infelizmente o metrô não chega até lá, então é preciso pegar um ônibus até a estação desejada. Você tem duas opções: pagar o ônibus e o metrô com dinheiro (vai ter que pagar as duas passagens e ter dinheiro trocado) ou comprar um Metrocard (só vai pagar a primeira passagem ou comprar o passe de uso ilimitado de transportes públicos por sete ou trinta dias). As máquinas de autoatendimento para comprar o Metrocard podem ser encontradas na maioria dos terminais. Eu prefiro pagar no cartão de crédito porque não são todas as máquinas que dão troco e algumas aceitam apenas determinadas notas. Para pagar no cartão, é preciso informar o zip code – você pode inserir os cinco primeiros dígitos do seu CEP de cobrança do cartão no Brasil ou o zip code do hotel em que você vai ficar hospedado, por exemplo.

O ônibus Q60 te deixa na Astoria Blvd Station (linhas N e Q). Já o ônibus Q70, te dará a opção de pegar o metrô na Roosevelt Av. Jackson Heights Station (linhas E, F, M e R) ou 74 St – Broadway (linha 7). Recomendo que você pesquise no Google Maps, antes da viagem, qual será o trajeto ideal para você – varia dependendo de onde você vai se hospedar. Além disso, aproveite a internet wireless gratuita do aeroporto para traçar a rota e deixar o mapa carregado no seu celular ou tablet, assim você pode seguir pelo GPS e se sentir mais seguro de onde tem que descer. O meu trajeto foi ônibus Q70 → peguei o metrô da linha E no Roosevelt Av. Jackson Heights Station → caminhei poucas quadras até meu hotel. Bem simples, na verdade.

Você deve considerar que pegar metrô com mala, principalmente se for fazer muitas baldeações, é um pouco inconveniente – ainda mais na volta da viagem, depois que você provavelmente encheu suas malas de compras. Dê uma pesquisada no mapa oficial da MTA para ver quais são as estações que possuem elevador, o que facilita a vida. Mas já fiz esse trajeto chegando de viagem e indo embora de Nova York e não tive nenhum problema.

Os preços atualmente são os seguintes:
Metrocard (1.00) + Ônibus + metrô (2.75) = $3.75

No lugar do bilhete de uso único, você pode comprar:
7-Day Unlimited Ride (31.00) ou 30-Day Unlimited Ride (116.50)


Taxi

Como esse aeroporto fica mais próximo de Manhattan, o taxi fica um pouco mais barato do que do JFK. Os taxis do LaGuardia funcionam pelo taxímetro mesmo. Na fila do ponto você recebe um bilhete com as estimativas de preços para os locais mais procurados, como uppertown, midtown e downtown Manhattan, mas preste atenção porque não estão calculados a gorjeta e pedágios (esse último pode ser evitado passando pela Queensborough Bridge). A mesma tabela pode ser acessada na página do aeroporto.

Obviamente que pegar um taxi até a porta do seu hotel é muito mais conveniente do que ir de transporte público, principalmente se estiver chovendo ou nevando. Você não precisa carregar mala, não precisa se preocupar de se perder, enfim. É especialmente vantajoso se você estiver com mais pessoas para dividir o taxi – só tem que saber se cabe a mala de todo mundo no carro.

Os preços atualmente são os seguintes:
Taxi (taxímetro) + 15% de gorjeta + Pedágio (5.00)


Outras opções são: NYC Airporter (ônibus com três paradas em Manhattan e conexão com os outros aeroportos); transporte coletivo em vans – shuttle (vale a pena se você estiver sozinho); private car services (shuttle particular); alugar carro (dizem que é complicado andar e estacionar em Manhattan). Como nunca experimentei nenhuma dessas opções, “não sou capaz de opinar”. PIRES, Glória. Oscar. 2016.


Foto da capa: Aerial Photo of LaGuardia Airport | Patrick Handrigan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s