Museum of Modern Art, MoMA

Nova York – Museum of Modern Art (MoMA)

O MoMA está localizado no coração de Manhattan, próximo à Times Square, o Rockefeller Center e o Central Park. A ideia do museu partiu de Abby Aldrich Rockefeller, esposa de John D. Rockefeller Jr., e duas de suas amigas, Lillie P. Bliss e Mary Quinn Sullivan. Elas alugaram um modesto espaço para o novo museu na esquina da 5th Avenue e 57th Street, onde expuseram exclusivamente obras de arte modernas. A primeira exibição de sucesso contava com pinturas de Van Gogh, Gauguin, Cézanne e Seurat. Nos dez anos que se seguiram, o museu ocupou outros três espaços temporários devido à dificuldade de conseguir investimento para uma sede permanente – o marido de Abby era contra o museu e a arte moderna em si. Mas ele acabou convencido a doar o terreno onde acabou por ser construído o MoMA, além de outras doações que o tornaram um dos maiores benfeitores da instituição.

O MoMA fica na 55st , entre a Avenue of the Americas (6th Avenue) e a 5th Avenue. Em 1983, o museu mais que dobrou as suas galerias, criou um auditório, dois restaurantes e uma livraria. Nos anos 2000, uma outra grande reforma, encabeçada pelo arquiteto japonês Yoshio Taniguchi (quase escrevo tamagotchi), novamente dobrou o espaço para exibições, além de adicionar espaços para salas de aula, auditórios, cursos, centro de orientação, entrada exclusiva para grupos escolares e aumentar a biblioteca e arquivos em um edifício ao lado. Informações sobre o museu podem ser encontradas na página oficial.

Ingresso para acesso gratuito ao MoMA
Ingresso para acesso gratuito ao MoMA

Diferentemente do American Museum of Natural History e do Metropolitan Museum of Art, o MoMA não tem preço sugerido. Ou seja, você precisa pagar o valor integral do ingresso. A exceção acontece nas sextas-feiras, das 16h às 20h, quando o ingresso é gratuito. Se você acha que vai precisar de muito tempo para ver todas as obras com calma, prepare-se para chegar uma hora antes da distribuição dos ingressos, às 15h, na fila que se forma na entrada da 54th Street. Se a ideia é evitar as longas filas, é recomendado chegar às 18h, quando a maioria dos visitantes já entrou, mas você terá no máximo duas horas para ver tudo.

Pintura de Van Gogh
Pintura de Van Gogh

O MoMA é considerado por muitos o museu com a melhor coleção de obras-primas modernas do mundo ocidental, com mais de 150.000 pinturas, 22.000 filmes e 4.000.000 de fotografias. Entre as pinturas expostas no museu, estão obras de Paul Cézanne, Marc Chagall, Salvador Dalí, Max Ernst, Paul Gauguin, Frida Kahlo, Roy Lichtenstein, René Magritte, Henri Matisse, Piet Mondrian, Claude Monet, Pablo Picasso, Jackson Pollock, Henri Rousseau, Vincent van Gogh e Andy Warhol. Também há trabalhos de influentes artistas europeus e americanos como Marcel Duchamp, Paul Klee, Fernand Léger, Joan Miró e Auguste Rodin e centenas de outros.

Como eu visitei o MoMA apenas uma vez e no horário que era gratuito sou bobo nem nada, peguei uma quantidade muito grande de gente se estapeando para chegar próximo das obras mais famosas e tirar selfies. Não façam isso, sério. É ridículo. Mais tarde vai ficando mais tranquilo. As exposições temporárias estavam bem mais calmas. Um dos destaques de quando eu fui eram as obras da Yoko Ono. Infelizmente perdi a exposição da Björk. Enfim, imagino que nos dias pagos a quantidade de pessoas no museu seja menor. Mas priorizei ir de graça, sou bobo nem nada.

Sculpture Garden
Sculpture Garden

O ingresso também dá direito a visitar jardim onde funciona um café e ficam expostas diversas esculturas. O local pode ser usado para dar uma descansada – não sei vocês mas, apesar de eu adorar museus, é um passeio que cansa as pernas. Além disso, você não precisa consumir nada no café: pode levar o seu lanchinho sem medo. Mas lembre-se de deixá-lo numa bolsa pequena porque as mochilas e casacos precisam ficar no guarda-volumes para não atrapalhar a circulação de pessoas e não correr o risco de esbarrar nas obras do museu. Se puder, evite levar mochila, assim você não precisa pegar fila para o guarda-volumes.

Untilled (Liegender Frauenakt) [Reclining Female Nude], 2012 | Pierre Huyghe
Untilled (Liegender Frauenakt) [Reclining Female Nude], 2012 | Pierre Huyghe

Do jardim, a escultura que me chamou mais a atenção foi a escultura Untilled (Liegender Frauenakt) [Reclining Female Nude], 2012, do artista francês Pierre Huyghe. Ele incorporou uma colmeia com abelhas (dessas que não atacam) na cabeça da escultura de concreto, dando vida (literalmente) à obra. As abelhas ficam especialmente ativas nos meses de verão, quando a escultura fica exposta. A colmeia, além de servir como cabeça para a mulher, é também a representação de seu cérebro.

Escultura LOVE
Escultura LOVE

Já que você vai estar na região, aproveite para visitar a escultura LOVE do artista norte-americano Robert Indiana, que se popularizou como ícone da Pop Art na década de 1960. A imagem original foi criada para um cartão de natal do MoMA, sendo logo depois impressa em um selo postal. A arte apareceu em forma de escultura pela primeira vez em 1970. Atualmente, replicações da obra estão espalhadas por vários países do mundo, inclusive em versões traduzidas. Em Nova York, a escultura se encontra na esquina da Avenue of the Americas (6th Avenue) com a 55th Street.

Uniqlo
Uniqlo

Também relacionada ao MoMA é a loja de roupas Uniqlo –  patrocinadora dos ingressos gratuitos da sexta-feira. A unidade mais próxima fica na 5th Avenue, a apenas um quarteirão do museu. São vários andares de loja com roupas com bom preço, inclusive camisas com estampas inspiradas em obras de arte modernas expostas no museu. O interior também conta com um café Starbucks, então dá pra passar lá pra fazer um lanchinho antes ou depois de visitar o Museum of Modern Art.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s