O Conservatory Water é um lago ornamental construído como um espelho d’água, mas tornou-se popular com a prática de modelismo naval, inspirado pelos realizados em parques parisienses. Uma loja disponibiliza barquinhos de controle remoto para aluguel. No inverno, instala-se ali um ringue de patinação no gelo. O local fica pertinho do The Lake, mas resolvi colocar em uma postagem separada porque o clima ali é bem diferente da agitação turística do Bethesda Terrace.

Essa parte do parque é mais calma. O café tem um clima mais descontraído e tranquilo e você pode sentar ler um livro. Uma das vezes que eu fui estava tendo música ao vivo, mas não era um evento, era mais no estilo música ambiente mesmo. A área é bastante popular para famílias com crianças devido ao espaço reservado para contadores de história, principalmente infantis, que fica junto à estátua de Hans Christian Andersen, autor conhecido por seus contos de fada. O dinamarquês escreveu, por exemplo, A Pequena Sereia e O Patinho Feio.

Além da estátua do escritor, está perto do Conservatory Water a escultura de bronze Alice in Wonderland, inspirada no livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Criada pelo espanhol José de Creeft, a obra foi trazida para o Central Park em 1959. Além de Alice, estão retratados o Chapeleiro Maluco, o Coelho Branco e um ratinho. Em volta da estátua foram gravados trechos do poema Jaguadarte, presente no livro Alice Através do Espelho (E o Que Ela Encontrou Lá). As palavras, sem aparente sentido, foram gravadas por Tetê Espíndola para o álbum Pássaros na Garganta.