Mapa da parte sul do Central Park

Nova York – Central Park: South

Um passeio pelo Central Park geralmente começa pela parte sul. Você vem caminhando da Times Square, na 7ª Avenida, passando pela Broadway ou então pela 5ª Avenida, indo em direção à Apple Store e, quando assusta, está no Central Park. E lá é bem grande, vai desde a rua 59ª até a 110ª – 51 quarteirões em direção ao norte de Manhattan – e ainda passa pelo American Museum of Natural History, o Metropolian e o Guggenheim, por isso eu recomendo reservar uns dois dias de passeio pela região. Dependendo do tempo que você vai passar em Nova York, ainda vale a pena visitar o parque num ritmo mais tranquilo, sentar em uma área calma para ler um livro, fazer uma caminhada sem precisar parar nos pontos turísticos ou levar lanchinhos para sentar na grama e fazer um piquenique.

The Pond
The Pond

Logo no comecinho do parque está o lago The Pond. Artificialmente criado (como a maioria do parque), o local imita uma formação naturalista e selvagem, onde animais e pássaros vivem soltos. A reconstrução do lago foi concluída em 2001 e incluiu novas margens, uma ilha para habitação de pássaros e tartarugas, uma série de pequenas piscinas, uma cascata e vegetações diversas. Nos arredores do lago estão o Central Park Zoo – eu já passei por ele, mas nunca visitei, informações e ingressos nesta página; e o Victorian Gardens, um parque de diversões voltado para crianças – também nunca visitei porque os brinquedos são bem bobinhos, informações e ingressos nesta página.

Heckscher Playground
Heckscher Playground

Quando Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux projetaram o Central Park, essa área foi reservada como um grande e versátil prado destinado à prática de esporte, jogos e brincadeiras. Criado em 1927, o Heckscher Playground, a mais antiga área de diversão do Central Park, possui uma grande variedade de brinquedos, como balanços e escorregadores, um labirinto com subidas e descidas e um parque aquático com túneis e rampas. Também é mais voltado para as crianças, mas como não paga para entrar, dá pra dar uma volta lá, brincar no balanço quem nunca?, usar os banheiros públicos, etc.

Heckscher Ballfields
Heckscher Ballfields

Centenas de jogos de baseball e softball são realizados a cada temporada nos seis campos que compõem o Hecksher Ballfields. Originalmente o espaço era maior, mas em 1927 foi dividido e uma parte dele se tornou o Hecksher Playground. Uma licença é necessária para jogar nos campos, então a visita turística é mesmo só por curiosidade – mesmo porque eu não entendo nada de baseball, então fiquei ali uns minutos tentando entender qual era a graça… não entendi. O pedido para realizar jogos no local é feito na página do Central Park.

Sheep Meadow
Sheep Meadow

Fechando essa parte mais ao sul do Central Park, recomendo uma passada no Sheep Meadow, um campo gramado que, entre 1864 e 1934, era um grande pasto para ovelhas. Os animais e pastores eram abrigados em uma construção de estilo vitoriano que, em 1934, passou a ser ocupado pelo restaurante Tavern on the Green, que tem menus caros elegantes para almoço, chá da tarde e jantar – o cardápio com os preços está disponível no site. Nos anos 1960 e 1970, o gramado passou a ser palco de concertos musicais, a transmissão da chegada do homem à lua e manifestações pela paz e contra a Guerra do Vietnã. Com o tempo, entretanto, esses eventos levaram a uma grande degradação do espaço. Em 1980, o Sheep Meadow passou por um processo de restauração e foi declarado como a primeira zona tranquila do parque, o que faz dele o lugar ideal para relaxar, tomar sol, fazer piqueniques e fugir da agitação da cidade, ainda que se tenha uma bela vista dos prédios de Manhattan.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s