Rose Main Reading Room

Nova York – New York Public Library

A New York Public Library é uma corporação mantida pelos financiamentos público e privado. Trata-se de um sistema que engloba bibliotecas acadêmicas e profissionais de Manhattan, do Bronx e de Staten Island, contando com mais de 53 milhões de itens para pesquisas e circulação. O projeto foi iniciado com o falecimento de John Jacob Astor, que deixou em seu testamento uma grande quantia em dinheiro para a construção da Astor Library, concluída em 1854. Quase duas décadas depois, a Lenox Library foi construída com uma generosa doação da coleção pessoal de James Lenox. Após um período de dificuldades econômicas, as duas bibliotecas se aglutinaram para a criação da New York Public Library, em 1895. A partir de então, vários prédios foram construídos para fazer parte do sistema.

New York Public Library
New York Public Library

A filial principal foi inaugurada em 1911, com o projeto de Carrère and Hastings tendo sido selecionado em uma competição entre os mais proeminentes arquitetos da cidade. Era, na época, a maior estrutura de mármore dos Estados Unidos.

Biblioteca aberta na Plaza
Biblioteca aberta na Plaza

Ao lado da entrada principal tem uma pracinha onde ficam algumas mesas com cadeiras. Quando eu fui no inverno elas estavam bem vazias – ninguém quer ficar de bobeira passando frio, né? Mas no verão tinha essa estante com livros, revistas e jornais que podiam ser lidos gratuitamente – o mesmo programa do Bryant Park. Além disso, você pode aproveitar o espaço para fazer um lanche – da última vez que eu fui tinha um food truck ao lado.

Os dois leões de pedra que guardam sua entrada foram esculpidos por E. C. Potter. Também guardam a entrada da biblioteca um sistema de segurança, dando a impressão de que não é um lugar livremente acessível aos turistas. Mas não se engane: você não apenas pode entrar como é de graça. No máximo eles dão uma olhadinha nas mochilas, principalmente na saída, mas nada muito traumático.

Milstein Division Microform Room
Milstein Division Microform Room
The Lionel Pincus and Princess Firyal Map Division
The Lionel Pincus and Princess Firyal Map Division

No primeiro andar ficam algumas salas com exposições temporárias, a lojinha de souvenirs e o Map Division, o Microform Room e o United States History, Local History and Genealogy. Não sei se eles ocupam espaços fixos ou são transferidos de acordo com a necessidade, mas cada um deles tem características próprias e são interessantes de dar uma passada – sempre em silêncio e sem abusar das fotos, visto que tem pessoas trabalhando/estudando nesses ambientes.

The Irma and Paul Milstein Division of United States History, Local History and Genealogy
The Irma and Paul Milstein Division of United States History, Local History and Genealogy
Bryant Park visto da New York Public Library
Bryant Park visto da New York Public Library

De uma das salas, ocupada pelo acervo da história dos Estados Unidos e local, havia uma janela com vista para o Bryant Park, que fica exatamente atrás da New York Public Library e merece um passeio, principalmente no verão, quando é palco de diversas atividades ao ar livre como aulas de dança, projeção de filmes, etc.

Detalhe do teto da McGraw Rotunda
Detalhe do teto da McGraw Rotunda

O segundo andar tem uma exposição no corredor sobre os diversos suportes de informações que já foram armazenados na New York Public Library e alguns fatos importantes que marcaram o local. Mas o mais visitado é mesmo o terceiro andar. A McGraw Rotunda tem o teto todo trabalhado e algumas esculturas expostas.

Nova York, Public Library Salomon
Edna Barnes Salomon Room

A Edna Barnes Salomon Room é uma sala de estudos e acesso à internet gratuita, comportando até 128 pessoas sentadas. O local é frequentado por trabalhadores freelancers, estudantes, pesquisadores e pessoas à procura de emprego que precisam de acesso à internet. O espaço foi originalmente projetado para ser uma galeria de pinturas do século XIX e ainda tem várias obras expostas na parede.

Rose Main Reading Room
Rose Main Reading Room

Milhares de livros ficavam expostos nas prateleiras da biblioteca mas, já na década de 1970, percebeu-se que seria necessário expandir. Mais de 12 mil metros quadrados foram adicionados com reformas nos anos 1980, abaixo do Bryant Park. Nas décadas seguintes, o interior do prédio foi constantemente renovado, e uma reforma na parte externa foi concluída em 2011. Na época da primeira construção, a sala de leitura principal já tinha 23,5 metros de largura, 89,9 de comprimento e 15,2 de altura, sendo, então, a maior do mundo. A Rose Main Reading Room é a sala mais bonita do prédio, na minha opinião. Mas, da última vez que eu fui, estava fechada para reforma.

A visitação é restrita a alguns ambientes, com entrada principal pela 5th Avenida, entre as ruas W 40th e 42th. Os eventos, exibições e passeios podem ser conferidos na página oficial da biblioteca (http://www.nypl.org/attend).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s