Estátua da Liberdade, em 2014

Nova York – Por que a Estátua da Liberdade é verde?

Assim como a Xuxa (risos), a Estátua da Liberdade não era originalmente verde. A escultura tem uma camada externa bem fina, feita de cobre que, apesar de ter a espessura de apenas duas moedinhas de um centavo, é bem forte. Para se ter uma ideia da dimensão da estátua, o cobre utilizado seria suficiente para fazer 30 milhões de moedas. Rica!

Construção da cabeça da Estátua da Liberdade em Paris, em 1880
Construção da cabeça da Estátua da Liberdade em Paris, em 1880 – Foto: PHGCOM

Bom, cobre não é verde. Mas já viu aquelas moedas de um centavo antigas (sdds – um beijo moedinhas de um centavo) que ficavam meio esverdeadas com o tempo? Não acontecia com as que estavam em uso porque elas iam sendo polidas dentro do bolso, da carteira, do que for, mas se fossem abandonadas na vida desvalorizada que levavam elas ficam esverdeadas sim! Isso porque o cobre sofre um processo de oxidação quando exposto ao oxigênio do ar e da água, quando uma reação química desenvolve uma crosta geralmente esverdeada em um processo chamado pátina. Viu? Não é feitiçaria, é ciência.

Cartão postal da Estátua da Liberdade, em 1900
Cartão postal da Estátua da Liberdade, em 1900 – Foto: Detroit Photographic Company

Obviamente o processo era conhecido pelos responsáveis pelo projeto, mas não foi uma preocupação porque a oxidação não gera danos à estrutura. Pelo contrário, a camada verde/azul protege o cobre do processo de corrosão. De qualquer maneira, é interessante pensar que a estátua foi mudando de cor aos poucos até chegar à sua estética atual – o processo demorou cerca de trinta anos.

Tocha da Estátua da Liberdade entre 1916 e 1986
Tocha da Estátua da Liberdade entre 1916 e 1986

Outra coisa que mudou bastante foi a chama da tocha segurada pela mão direita de Lady Liberty, tendo as atualizaçãos mais significativas sido feitas em 1916 e 1986. Originalmente era também de cobre mas, durante as renovações realizadas em 1916, Gutzon Borglum (que esculpiu o rosto dos presidentes dos Estados Unidos no Mount Rushmore) tirou a maior parte do metal e instalou janelas de vidro. A tocha passou a ser utilizada como um farol para os navios que chegavam a Nova York e foi o primeiro a utilizar lâmpadas elétricas. Mas a chuva e a neve que entravam através das janelas estavam causando muita corrosão na estrutura e a tocha foi novamente substituída em 1986. Atualmente, a chama é folheada a ouro 24 quilates. Rica! A tocha de 1916 está exposta no hall de entrada da estátua.

Anúncios

One comment

  1. A estatua da liberdade em bauru, deve ser pintada com as cores da bandeira do Brasil. Em solo brasileiro deve ser respeito, se não, que coloque a nossa figura da republica brasileira que está em nossa moeda brasileira.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s