Mapa das travessias do passeio pago e do passeio gratuito

Nova York – Passeio de graça pela Estátua da Liberdade

Ok, tecnicamente não é um passeio pela Estátua da Liberdade. Mas é uma oportunidade de vê-la um pouco mais de perto sem pagar nada. Eu disse NADA. Como faz? Em Nova York há um serviço gratuito de balsa que vai até Staten Island. Embora o objetivo do serviço seja transportar os moradores/trabalhadores de um lugar para o outro, ele também serve como passeio turístico por proporcionar uma bela vista do sul de Manhattan e da Liberty Island.

Whitehall Terminal
Whitehall Terminal

Você chega facilmente até o Staten Island Ferry – Whitehall Terminal de metrô, pela estação Whitehall St (linhas N e R) ou pela South Ferry (linha 1). Nos terminais, há acesso gratuito à internet wifi, lanchonetes e banheiros públicos. Para embarcar na balsa não tem muito segredo: basta se juntar às pessoas que aguardam de frente à uma porta de vidro no segundo andar, embaixo do relógio que indica o horário da próxima partida. Se você estiver de bicicleta, a entrada é pelo primeiro andar. O “passeio” é gratuito e sai, em média, de meia em meia hora, com viagens durante todo o dia. As excessões são os feriados, como Natal, Reveillon, dia da Independência, Ação de Graças e outros, quando não há viagens durante a noite.

Staten Island Ferry
Staten Island Ferry

Os principais atrativos aparecem logo no começo da viagem. Dica: ao embarcar, vá até a parte de trás e mais à direita do barco – não se preocupe em sentar, você vai querer ficar de pé para ver a paisagem. Dali você terá uma boa vista dos arranha-céus, incluindo o novo One World Trade Center. Na ida ele passa mais próximo à Estátua da Liberdade do que na volta, então aproveite esse momento para tirar fotos – ela também estará à direita. A travessia dura aproximadamente 25 minutos e pode ser feita durante o dia ou à noite, já que o serviço funciona 24 horas. Ao chegar em Staten Island, você pode descer (todos tem que desembarcar), dar a volta no saguão e já pegar o mesmo barco para a volta. Mas atenção: a própria página do serviço recomenda evitar travessias de lazer nos horários de pico, pois fica muito cheio. Para conferir os horários de partida, acesse o site do The Staten Island Ferry.

Estátua da Liberdade e sul de Manhattan vistos da Staten Island Ferry, em 2013
Estátua da Liberdade e sul de Manhattan vistos da Staten Island Ferry, em 2013

Apesar de valer a pena, por ser totalmente gratuito, sem muito tempo de espera e não exigir uma programação prévia com compra de ingressos, não é possível ter uma vista tão privilegiada da Estátua da Liberdade quanto no passeio pago, em que você desce na Liberty Island e tem a opção de entrar na estátua e subir até a coroa. A balsa passa a cerca de 1 km da ilha, você ainda estará longe de ver a estátua como ela aparece nos filmes. Mas é melhor do que ver de Manhattan, a uma distância de quase 3 km. E pode também ser feito como um passeio complementar, com a travessia durante a noite, por exemplo.

Reserva de passeio ou atração

Já no Tour à Estátua da Liberdade e Ellis Island você pode conhecer bem a história da ilha, que já teve diferentes funções ao longo do tempo, com o passeio guiado em inglês. Também é interessante para quem busca facilidade para comprar os ingressos para visitar e entrar na estátua, se deslocar durante o passeio e ter mais dicas sobre como explorar os espaços visitados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s