Vista do 86° andar do Empire State Building

Nova York – Passeio no Empire State Building

Para planejar uma visita ao Empire State Building, primeiro é importante conhecer as opções disponíveis de passeios e seus preços. Geralmente a visitação é mais tranquila durante a manhã, pois muitas pessoas gostam de ir para ver o pôr-do-sol. Aliás, devo ressaltar a importância de conferir a hora do pôr-do-sol se você quiser fazer isso. Diferentemente daqui, lá o horário varia muito dependendo da época do ano. Enfim, se quiser pular pelo menos a primeira fila, dá para comprar os ingressos antecipadamente na internet. Não tem dia e nem hora marcados, você pode utilizar em até um ano da data da compra. As opções na página oficial são: Main Deck Only (86° andar) ou Main Deck + Top Deck (86° e 102° andares). Para as duas opções também é possível adicionar o Express, que é um sistema de cortar filas. Além disso, tem algumas opções de passes em que você ganha desconto por comprar junto outras atrações da cidade. Nesse caso, você tem que pensar se vai querer ir nos outros lugares e fazer os cálculos se vale a pena. Comprando pela internet o ingresso normal – para o primeiro ou os dois decks – você corta a fila da bilheteria. Comprando o ingresso + express, você corta também as filas para passar no detector de metais e pegar o elevador, tanto na subida quanto na descida. Então aqui já é preciso tomar algumas decisões:

• Você quer deixar para comprar o ingresso pessoalmente ou adiantar essa etapa?
• Você quer visitar apenas o 86° andar ou faz questão de subir também até a parte mais alta?
• Você está com dinheiro sobrando pressa e prefere pegar o passe expresso?

Pela minha experiência (e essa é uma opinião muito pessoal), seja comprando pela internet ou pessoalmente, o que vale mais a pena é o ingresso mais barato1, ou seja, só pro 86° andar e sem cortar fila. Na verdade nem essa opção é lá muito barata. Atualmente, o Empire State lucra mais com a visita de turistas do que com o aluguel de suas salas, para se ter uma noção. Para mim, depois que você já está no 86° andar, subir mais um pouco não muda significativamente seu ponto de vista. Além disso, o observatório superior não é ao ar livre como o do 86° e o espaço é bem menor. Mas vá lá, eu já visitei o observatório do 102° andar, então para mim é fácil falar. Se você estiver com grana sobrando animado, vale pagar a mais pela experiência. Quanto ao expresso, eu acho o preço abusivo e não me importo de esperar um pouco na fila. Se tiver! Vai que num tem? Se bem que uma das vezes que eu fui eu peguei essa fila mega demorada, fiquei chateadíssimo. Mas não pagaria pelo expresso mesmo assim. Hunf! Dito isso, vamos ao passeio em si.

Vista do 86° andar do Empire State Building
Vista do 86° andar do Empire State Building

Você comprou seu ingresso, passou pelo detector de metais nível cheguei-de-viagem-international-nos-Estados-Unidos-usando-barba-afegã e ainda tem uma fila de pessoas para tirar a tal foto oficial com um fundo verde da qual eles fazem uma montagem constrangedora de tão horrorosa para te vender depois. Daí você finalmente chega ao elevador, que sobe até o 80° andar em menos de um minuto zuuuum. Então tem o segundo elevador, que te leva até o 86° andar. Oh, Glória!! Esse é o primeiro observatório, que tem área externa com vista em 360° para a cidade. Como é uma atração muito procurada, é normal que esteja bem cheio de gente. É preciso aguardar pacientemente a sua vez de ficar junto à grade e tomar cuidado para não bater o chifre nos já insuportavelmente populares paus de selfie.

Parte externa do main deck do Empire State, no 86° andar
Parte externa do main deck do Empire State, no 86° andar

Depois que você já deu uma volta e viu a cidade de todos os ângulos, não tem muito o que se fazer lá em cima. Se você comprou o ingresso que inclui o Top Deck, sobe mais um pouquinho para ver… a mesma vista lá em cima… só que sem área externa… estou quase te convencendo a não comprar esse ingresso, ahm? Mas vão dizer: um peido não é nada para quem está cagado. Se você já está pagando caro para viajar pro exterior, ainda mais em uma cidade que não é barata, como Nova York, vale a pena gastar um pouco mais e conhecer tudo de uma vez. Afinal de contas, é um dos principais pontos turísticos da cidade. De qualquer maneira, o passeio do Empire State é basicamente isso. Subir, conhecer um pouco da história e, dependendo do horário, esperar o pôr-do-sol e ter a vista noturna da cidade. Na saída, obviamente, você cai numa lojinha cheia de souvenirs, onde dá para garimpar uma ou outra coisa interessante. A simplicidade do passeio deixa algumas pessoas com a sensação de “é só isso o tão famoso Empire State?”, enquanto outras saem satisfeitas, quiçá deslumbradas. Questão de gosto. Confira os preços no site do Empire State Building.

1 Também tem um pessoal que fica na rua dando informações e vendendo ingressos, mas eu nunca confio nesse tipo de serviço. Não sei se é oficial, passo longe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s