Trabalhador aperta parafusos durante a construção, em 1929

Nova York – Empire State Building

Um dos maiores ♫ tum dum tss ♫ cartões postais de Nova York é, certamente, o Empire State Building. O projeto arquitetônico – baseado em desenhos anteriores, principalmente do Reynolds Building, na Carolina do Norte – foi concluído com apenas duas semanas. Sua construção também foi rápida, tendo durado 15 meses e empregado 3.400 trabalhadores, a maioria imigrantes da Europa.

Trabalhador aperta parafusos durante a construção, em 1929
Trabalhador aperta parafusos durante a construção, em 1929 | Foto: Lewis Hine

A inauguração oficial se deu em maio de 1931, com o então presidente dos Estados Unidos, Herbert Hoover, acendendo as luzes por um botão apertado em Washington. Ironicamente, a primeira vez que foram acesas as luzes do topo foi na ocasião de sua derrota para Franklin D. Roosevelt nas eleições do ano seguinte risos. O período coincidia com a Grande Depressão nos Estados Unidos, também chamada de Crise de 1929, que persistiu até o fim da Segunda Guerra Mundial. Devido à dificuldade de alugar as salas, os americanos o apelidaram de Empty (vazio) State Building. O local só passou a ter lucro em 1950.

Histórico de recorde de estrutura mais alta do mundo
Histórico de recorde de estrutura mais alta do mundo

Com 103 andares, o Empire State Building tem 381 metros de altura (considerando a antena, chega a 443 metros). O prédio foi o primeiro do mundo a ter mais de 100 andares. Os números impressionam: 6.500 janelas, 73 elevadores, 113 quilômetros de encanamentos, 760.000 metros de fios na rede elétrica, 1.860 degraus de escada da sua base até o último andar. Por quase 40 anos foi o mais alto prédio dos Estados Unidos, perdendo seu posto para a torre norte do World Trade Center, concluído no final da década de 1970 e derrubado em 2001.

Empire State Building
Empire State Building

Página: http://www.esbnyc.com/pt
Endereço: 350 5th Ave – New York, NY 10118 – United States

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s