Vale a pena comprar pacote de viagem no Hurb?

Vale a pena comprar pacote de viagem do Hurb?

Nos últimos tempos, tenho visto diversas promoções de pacotes de viagem pelo Hurb e os preços são tão atrativos que chegam a gerar uma certa desconfiança. Trata-se de uma empresa já bastante consolidada no mercado, antes conhecida como Hotel Urbano, com anos de atuação e capaz de oferecer condições especiais pelo grande número de vendas. Ainda assim, fica a dúvida se vale realmente a pena e a resposta é simples: depende. Vou apresentar algumas questões importantes que devem ser observadas para você tomar sua própria decisão.

Corte de preço

Preços promocionais: o valor divulgado é para duas ou mais pessoas. No caso de viajar sozinho, o cliente terá que pagar 40% a mais. Além disso, há uma taxa de serviço que aparece no momento de fechar a compra, então confira o preço final.

O que está incluso: leia com atenção o que faz parte do pacote. A maioria vem com transporte aéreo e hospedagem, enquanto outros incluem regime de pensão completa, transfer do aeroporto, deslocamento entre cidades e até passeios.

Carimbos no passaporte

Documentos: alguns destinos exigem documentações como passaporte, visto de entrada, seguro de viagem, vacinas e outros. A responsabilidade por pesquisar antecipadamente e providenciar tudo é do viajante.

Custos locais: considere os custos extras, já que alguns destinos são muito caros e será necessário pagar alimentação, passeios, deslocamentos, impostos locais e outros. Um pacote barato pode acabar gerando uma viagem muito cara.

Diversas rotas de avião

Passagem aérea: os voos serão determinados pela empresa, podendo haver conexão e/ou escala. Nem sempre será a opção mais rápida e confortável, então esteja disposto a gastar horas a mais para chegar ao destino final.

Bagagem: costuma estar incluso somente a mala de mão, que deve pesar até dez quilos e ser acomodada no bagageiro do avião. Se exceder o limite ou preferir despachar uma peça maior, você terá que pagar. Como os pacotes costumam ser para poucos dias, acho tranquilo levar menos coisas.

Múltiplos destinos: nos pacotes que incluem mais de uma cidade, confira se está incluso o deslocamento interno e como ele será feito.

Amigos abraçados

Viagem em grupo: os pacotes são comprados juntos ou separadamente. No segundo caso, podem ser vinculados depois, desde que sejam idênticos. Só há garantia de que todos vão viajar na mesma data e pegar o mesmo voo para até oito viajantes. Na minha opinião, quanto maior o grupo, mais difícil será conciliar datas de disponibilidade.

Hospedagem em grupo: o Hurb tenta colocar todos no mesmo local, dependendo da disponibilidade do estabelecimento. As pessoas são  dispostas em quartos de duas ou três pessoas. Um grupo de seis pessoas pode ficar em dois quartos triplos, o que não seria o ideal para casais.

Flexibilidade na duração do serviço

Ano da viagem: as promoções mais interessantes são para viagens no ano seguinte ou ainda mais para frente. Por isso, é importante que você tenha certeza da disponibilidade para tirar férias. Se está naquela fase da vida de troca frequente de empregos, por exemplo, vai ser complicado.

Período da viagem: a maioria dos pacotes não está disponível para o ano inteiro. Podem ser excluídos os meses de alta temporada, feriados e dias de eventos especiais, tanto por aqui quanto no destino. Se você tem liberdade de tirar férias em qualquer época do ano, fica bem mais fácil.

Duração: os pacotes tem uma duração pré-determinada e a maioria é de poucos dias. Os viajantes devem considerar se vale a pena viajar para o outro lado do mundo para ficar somente uma semana.

Classificação climática

Melhor época: eu sempre pesquiso sobre o clima local para evitar períodos de chuva ou eventos climáticos ainda mais extremos. Veja se a melhor época para ir ao destino desejado está disponível nas regras de datas do pacote.

Estação do ano: também é importante saber sobre as temperaturas, já que a viagem para um destino muito frio exige que se leve peças de roupas maiores, que podem não ser comportadas em uma mala de mão de dez quilos. Sempre que posso, também evito meses de calor intenso.

Fachada de um hotel

Número de diárias: o número mostrado é das noites dormidas, a partir da chegada na hospedagem. Considere no seu planejamento que pode ter um ou dois dias a mais para os deslocamentos. O Hurb não aceita personalizações como redução das diárias e troca de cidade.

Categoria da hospedagem: os hotéis são classificados como econômicos, conforto ou luxo e essa informação consta nos detalhes do pacote. Também podem ou não contar com café da manhã e outras refeições. O viajante não escolhe a região onde vai se hospedar, então pode ser que você fique fora da área mais turística.

Carteira com dinheiro
Carteira com dinheiro

Pagamento: além do preço, uma grande vantagem desses pacotes é a possibilidade de pagar dividido sem juros até determinado número de parcelas. Quando chegar a data da viagem, você já pode ter quitado tudo e sobra dinheiro para alimentação e passeios.

Cancelamento: a devolução do valor pago poderá ser integral ou parcial, de acordo com regras que ficam bem destacadas no regulamento. Vi reclamações sobre a demora no estorno, então a opção mais fácil é ficar com créditos para usar em uma próxima viagem.

Faça bastante pesquisa

Agendamento: assim que a compra é finalizada, você pode preencher um formulário e escolher três datas para viajar, de acordo com as regras do pacote e a sua disponibilidade. Você deve fazer isso dois meses antes da primeira data que deseja. Dá para fazer alterações, mas sempre respeitando esse prazo.

Confirmação: até 45 dias antes da primeira data sugerida para a viagem, o Hurb manda uma sugestão de voos para aprovação. Se não se encaixarem na sua necessidade, você pode recusar e receber novas opções, mas a data da viagem vai sendo jogada para frente. Com tudo definido, basta esperar a chegada das passagens, hospedagem e demais serviços do pacote.

Avaliação ruim com reclamação

Comunicação: muitas questões podem ser sanadas lendo atentamente as  regras de cada pacote de viagem, as informações no site e a sessão de dúvidas frequentes. A empresa possui atendimento online 24 horas por chat, além de e-mail.

Reclamações: a maioria das pessoas entende o que está comprando e fica satisfeita, mas isso não quer dizer que não haja problemas. Há reclamações de não conseguir marcar uma data adequada e dificuldades na devolução do valor pago. Embora seja um pouco assustador ler os relatos, fato é que o Hurb resolve a grande maioria dos casos e é classificado com reputação ótima no Reclame Aqui.

Segurança: vendendo pacotes tão baratos, confesso que eu fiquei com receio de não ser uma empresa confiável, não cumprirem com os compromissos firmados ou até entrarem em falência durante a pandemia, que restringiu muito as viagens. Mas eles continuam operando normalmente, então fiquei mais tranquilo. 

Sinais de positivo e negativo

O principal atrativo desses pacotes promocionais são os preços. Em contrapartida, temos uma série de limitações, como não poder viajar em alta temporada e feriados, escolher diretamente os voos, o local de hospedagem. A definição da data pode ser complicada e se tem menos antecedência para se programar melhor. Minha opinião é que não é um serviço que funciona para todos, mas vale a pena se você tem flexibilidade para marcar as férias. Resumindo:

• Leia com atenção o que está incluso no pacote
• Observe as regras de datas e tenha flexibilidade
• Confira o preço final com taxas
• Pesquise bastante sobre o destino
• Considere os demais custos da viagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s