Cozinha da Vó Anna

Belo Horizonte – Cozinha da Vó Anna

A união entre um italiano e uma mineira no começo do século XX, bem como as receitas caseiras que surgiram desse encontro, foram a inspiração para a criação da Cozinha da Vó Anna, aberto em 2019 por um grupo de mulheres, incluindo duas de suas netas. A avó, homenageada no nome da cantina, costumava fazer massa artesanal em casa, pendurando as tiras em cabos de madeira para preparar pratos para filhos e netos. A tradição foi passada para as futuras gerações e aparece na mistura de sabores das duas gastronomias.

Mercado Novo
Mercado Novo

Os dias e horários de funcionamento atualizados podem ser conferidos na rede social, que também conta com o cardápio. O estabelecimento funciona no segundo andar Mercado Novo, ironicamente um antigo prédio que já passou por altos e baixos, mas foi revitalizado nos anos recentes com a abertura de novos restaurantes, bares, lojas, ateliês e outros, além da realização de eventos. Atualmente, mistura bem o visual datado com propostas modernas.


Ambiente ★★★★★

Para manter o clima rústico, os proprietários dos negócios que funcionam por lá são orientados a manter um visual mais tradicional. Eu acho que os objetos e móveis antigos, a decoração com bastante madeira, ferro e azulejos, a iluminação confortável e outros elementos deixam o ambiente bastante agradável, como se estivéssemos em uma casa de fazenda.

Mesas no corredor
Mesas no corredor

Construído para abrigar centenas de pequenas lojas, o mercado não possui grandes áreas abertas. Por isso mesmo, são poucas mesas disponíveis. Na cantina, a maioria das mesas é para duas pessoas e a gente senta em banquinhos de madeira no corredor de passagem. Eu cheguei cedo, então não tive problemas, mas logo depois estava cheio.

Mesa interna
Mesa interna

No caso de grupos com mais pessoas, a melhor opção é ficar na parte interna. São dois espaços: no principal funciona a cozinha, o outro me pareceu ser voltado para bebidas e uma área complementar de produção, ambos lindamente decorados. Como éramos duas pessoas, preferimos ficar do lado de fora mesmo.


Serviço ★★★★★

Os mineiros têm a fama de receber bem os visitantes, com uma mistura de eficiência, simpatia e intimidade. Nesse restaurante, é possível comprovar tudo isso e se sentir em casa.

A cozinha da cantina
A cozinha da cantina

Também sempre gosto quando a cozinha é aberta, já que dá para acompanhar um pouco do trabalho de preparo dos alimentos. Fora que é um ambiente acolhedor, considerado o coração da casa, onde eu mesmo gosto de reunir os amigos em casa enquanto estamos fazendo algo gostoso para comer.


Preço ★★★☆☆

As opções do cardápio e os preços podem sem conferidos nos stories. Para mim, não é barato, mas é justo pela qualidade do produto servido. Ali são usados ingredientes frescos, farinha italiana e ovos caipiras para garantir o melhor sabor.

Empório de produtos artesanais
Empório de produtos artesanais

O espaço também conta com um empório, onde são vendidos antepastos, molhos, geleias, temperos e massas artesanais, entre outros. Além dos sabores, os produtos são tão bonitos que servem como um ótimo presente.


Comida ★★★★★

Uma coisa que eu gostei bastante na Cozinha da Vó Anna é que o menu é simples, no sentido se ser enxuto mesmo. De fato, todas as opções ficam escritas com giz em um pequeno quadro de escola, o que facilita bastante o processo de escolha. Isso não quer dizer que ele seja limitado, já que há variações de entradas, massas e molhos para agradar diversos paladares.

Bruschetta mineira
Bruschetta mineira

Para uma entrada leve a ser compartilhada, sem interferir tanto no apetite, pedi a bruschetta mineira no pão de queijo. O pão de queijo em si já estava ótimo e me deixaria muito feliz, mas adicionaram ali tomate confit, queijo fresco e folhas de manjericão, deixando ainda mais perfeito.

Ravioli de lombo defumado
Ravioli de lombo defumado

O meu prato principal foi o ravioli de lombo defumado, que eu podia escolher se vinha acompanhado de molho sugo ou doce de abacaxi – fiquei com a segunda opção por achar mais inusitada e gostei bastante da combinação. Só senti falta de ter sobremesa na cantina, que poderia fechar o menu com chave de ouro.


Resumo ★★★★★

Com ambiente agradável, ótimo atendimento e uma comida deliciosa, tudo o que eu posso dizer é que eu fiquei com muita vontade de voltar lá para experimentar outros pratos. Mas uma ótima opção gastronômica em Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s