Pousada Estalagem da Serra

Serra do Cipó – Pousada Estalagem da Serra

A visita ao Parque Nacional da Serra do Cipó é um dos meus programas preferidos saindo de Belo Horizonte, já que a viagem é razoavelmente curta e há atrativos diversos. Para aproveitar melhor e também fazer alguma das trilhas mais longas, prefiro me hospedar por uns dias no local em vez de fazer um bate-e-volta. Na última ida, escolhi a Pousada Estalagem da Serra.


Comodidades

Embora o meu objetivo principal seja aproveitar as belezas naturais da região, uma hospedagem com boa estrutura é importante tanto para renovar as energias depois de um dia longo de passeio, quanto para complementar a experiência. Ali dá para aproveitar o clima tranquilo nos jardins e usar as áreas comuns, como a sala de estar.

Piscina externa
Piscina externa

Mas o maior destaque fica para as opções de lazer, que incluem  uma sauna e as piscinas no complexo principal – uma externa e outra fechada, com água quente. Pude perceber que a pousada é bastante procurada por famílias que viajam com crianças, que aproveitam dessa estrutura para passar o dia inteiro por lá mesmo, sem precisar pegar o carro e fazer caminhadas para chegar a cachoeiras, por exemplo. Também está disponível para uso uma pequena sala de jogos, com sinuca e mesa de totó.

Quadra de esportes
Quadra de esportes

Em uma parte destacada da estrutura principal, fica uma quadra de esportes, outra piscina, o playground para as crianças e uma boa área ao ar livre, além de outros chalés – tenho a impressão de que são mais novos e espaçosos. Basta atravessar a rua para ter acesso a esse local, onde também fica o estacionamento.

Café da manhã
Café da manhã

Eu achei o salão destinado ao café da manhã, já incluso no valor da diária, um pouco pequeno. Ainda assim, fiquei bastante satisfeito com a qualidade dos itens servidos – estava tudo bem mais gostoso do que me pareceu de início. Destaco a grande variedade de sucos naturais, quitutes mineiros, doces e salgados. Minha única reclamação é que o serviço poderia começar antes das oito horas, principalmente porque meu objetivo era fazer trilhas e o ideal é sair o mais cedo possível. Eles também trabalham com almoço e jantar, pagos à parte, mas eu não cheguei a experimentar.


Conforto

A Pousada Estalagem da Serra possui chalés de diferentes categorias e configurações, podendo acomodar de duas a quatro pessoas, além de cama extra para crianças.

Chalés
Chalés

Pelo que pude perceber, a área externa está bem conservada, com pintura nova e jardins bem cuidados. Já o quarto em si poderia passar por algumas melhorias. Me incomodou o calor excessivo, já que fiz o passeio no final do verão e a minha unidade só tinha ventilador de teto. Como havia muitos pernilongos, também foi necessário fechar as janelas – algo que poderia ser resolvido com uma simples tela de proteção.

Quarto duplo standard
Quarto duplo standard

Eu fiquei no apartamento duplo standard, que é o mais simples. Embora seja espaçoso e limpo, dava para perceber que o espaço ficaria bem melhor com uma pequena reforma e manutenção – algumas das poucas tomadas estavam soltas da parede, o que impedia o uso ou oferecia risco de choque. Também senti falta de um básico kit de higiene para o banheiro e o papel higiênico era  bem vagabundo, daqueles que desmancham só de olhar.


Wi-fi grátis

Eu fiquei em um quarto próximo da recepção, geralmente o ponto central de distribuição da conexão wi-fi, e não tive nenhum problema com relação ao acesso à internet. Bastava fazer um rápido cadastro e a rede estava liberada para uso.


Localização

Embora não se encontre na rua principal da pequena comunidade, a Pousada Estalagem da Serra fica localizada suficientemente perto para permitir que os restaurantes, lojas e demais pontos comerciais sejam alcançados por uma curta caminhada – cerca de trezentos metros.

Ainda assim, eu preferia me locomover de carro, pelo conforto. O único problema é que, ao sair do estacionamento, não havia nenhuma garantia de encontrar uma vaga na volta, já que ele é pequeno para o número de pessoas hospedadas por lá. Eu acabei dando sorte, mas em dias de grande movimento pode ser necessário parar na rua.

Estacionamento interno
Estacionamento interno

Funcionários

Achei o atendimento bom, com o funcionário que nos recebeu demonstrando interesse em apresentar com calma toda a estrutura da pousada, explicar as regras de horário e outros detalhes. Também fui bem atendido durante a estadia e não tenho do que recalamar.

Estrutura da pousada
Estrutura da pousada

Deu para perceber que o local é mantido limpo e bem organizado, além de respeitarem o silêncio e o uso das áreas comuns durante a noite – fica uma paz o lugar.


Custo benefício

Apesar de ter algumas reclamações, fiquei bastante satisfeito com a estadia na Pousada Estalagem da Serra e acredito que a estrutura e os serviços condizem com o valor pago pela diária. Eles até oferecem parcelamento, o que é raro de ver.

Quem quiser um pouco mais de conforto, principalmente se estiver viajando nos meses mais quentes, pode investir um pouco mais para ficar em um dos chalés com ar-condicionado.


Resumo

+ Estrutura de lazer
+ Café da manhã
+ Acomodação espaçosa
– Quarto quente
– Necessita manutenção
– Estacionamento pequeno

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s