Pousada Fazenda do Engenho

Serra do Cipó – Pousada Fazenda do Engenho

Eu já fiz bate e volta para a Serra do Cipó a partir da capital mineira, mas sempre acho melhor me hospedar na cidade por pelo menos uma noite. Assim, é possível começar a passear cedo e evitar a presença de um número maior de visitantes, que vão se acumulando ao decorrer do dia. Além de fazer as atividades com mais calma, também aproveito a noite, já que há muitas opções de restaurantes e bares. Por fim, é bem menos cansativo que fazer a viagem de ida e volta no mesmo dia e ainda dá para aproveitar uma hospedagem um pouco mais isolada, como é o caso da Pousada Fazenda do Engenho.


Comodidades

Embora não seja um espaço luxuoso, a estadia é bastante agradável e confortável. O café da manhã é bem servido e variado, contado com diversos quitutes típicos do interior mineiro, como biscoitinhos caseiros, bolos e doces, além de frutas frescas, pães, queijos e outros. A desvantagem é que, quando eu me hospedei por lá, começaram a servir apenas às oito da manhã, mesmo horário de abertura do parque. Isso acabou atrasando um pouco o início do passeio.

Café da manhã
Café da manhã

Depois de caminhar muito para conhecer as cachoeiras da região (tem algumas de fácil acesso, mas outras que exigem fazer trilhas de alguns quilômetros), eu aproveitei para dar uma relaxada na piscina climatizada. A água não chegava a estar quente, mesmo porque fica em área externa, mas estava bastante agradável.

Piscina climatizada
Piscina climatizada

Além de toda a estrutura necessária, com guarda-sóis, espreguiçadeiras, banheiros e toalhas, também há uma lanchonete que funciona no período da tarde e um pequeno playground para as crianças.


Conforto

As poucas unidades foram construídas como chalés geminados e dispõem de banheiro privativo, frigobar e ar-condicionado. Além de bastante espaçoso, podendo acomodar famílias pequenas com o uso de cama extra, o quarto possui varanda voltada para as montanhas e uma bela vista da natureza.

Quarto espaçoso
Quarto espaçoso

A televisão a cabo é contratada sob demanda, pagando à parte pelos dias que forem utilizados. Como eu nunca me interesso muito por assistir TV enquanto estou viajando, não vi isso como um problema. Também vi algumas avaliações de pessoas reclamando do aquecimento da água após seguidos dias de chuva, mas quando eu fui estava sol e ela ficava bem quente.


Wi-fi grátis

Embora as acomodações fiquem um pouco distantes da recepção, o sinal de internet estava funcionando bem em todas as áreas e é oferecido gratuitamente. Com isso, era possível acessar até mesmo plataformas de streaming de vídeo no notebook e dispensar o uso da TV.


Localização

A pousada está em uma área afastada quase dois quilômetros da rua onde se concentra a maior parte dos restaurantes e hospedagens, mas não chega a ser longe o suficiente para inviabilizar a estadia. Também fica a uma distância de cerca de setecentos metros, facilmente percorrida à pé, até a Portaria do Retiro, que dá acesso a alguns dos atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Ainda assim, eu diria que o ideal é estar com carro para ficar lá – no mapa acima, é possível ver a distância dos demais pontos de interesse. O estacionamento é gratuito e eles dão um controle remoto para o portão eletrônico, permitindo que você entre e saia de maneira independente, sem passar pela recepção, que fica na parte inferior da estrutura.

Paisagem e ambiente tranquilo
Paisagem e ambiente tranquilo

Além disso, ficar fora do movimento garante uma estadia mais tranquila, o que combina bastante com o local. Eu gosto muito desse clima de fazenda, sem barulho de carros e música alta. Também é possível fazer uma cavalgada, por um custo adicional, ou apenas ter contato com os animais.


Funcionários

Desde a chegada, já dá para perceber que o atendimento é simples, mas muito simpático. Os funcionários são atenciosos e dão todas as informações necessárias sobre a região, além de deixarem o ambiente sempre limpinho e bem cuidado.

Estrutura de chalés
Estrutura de chalés

Custo benefício

Como é totalmente voltada para o turismo, a Serra do Cipó não é dos destinos mais baratos. Ainda assim, há uma boa variedade de opções, que vão desde o aluguel de espaço para camping com sua própria barraca até hospedagens mais luxuosas. Os preços atuais e condições de pagamento da Pousada Fazenda do Engenho podem ser conferidos na reserva online.


Resumo

+ Ambiente tranquilo
+ Quarto espaçoso
+ Café da manhã
+ Área de lazer
– Localização

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s