Retrospetiva das séries vistas em 2021

Retrospectiva 2021 – Séries

Eu sempre costumo dizer que não começo a assistir muitas séries novas, já que é uma demanda de tempo muito grande, principalmente se considerarmos que algumas têm várias temporadas. No fim das contas, uma boa parte delas acaba nem me agradando. Esse ano, ainda teve o adiamento de muitos lançamentos devido à dificuldade de fazer filmagens durante a pandemia. Ainda sim, achei que deu uma boa variedade e vou listar aqui todas, destacando as que mais gostei.


Euphoria
Euphoria

Uma das produções afetadas foi Euphoria, que mostra como um grupo de estudantes do ensino médio lida com situações típicas de sua idade, como a descoberta da sexualidade, a busca por uma identidade própria, os conflitos familiares, os relacionamentos pessoais, os comportamentos nas redes sociais e, com grande foco, o abuso do uso de drogas e suas consequências. A segunda temporada acabou não saindo ainda, mas fizeram dois episódios especiais focados nas figuras principais. São como sessões de terapia que servem para aprofundar em questões bastante pessoais. Eu gostei tanto do resultado que acho que o mesmo poderia ser feito com outros personagens.


Sex Education
Sex Education

Existem muitas séries que exploram esse universo adolescente nas mais diversas abordagens. No caso de Sex Education, o tema principal está bem claro no título, embora também sejam tratadas várias as outras questões típicas de pessoas que estão passando por essa fase entre a infância e a fase a adulta. O que ela tem de particular é a qualidade das discussões propostas e o estilo leve, sendo bastante agradável de assistir. A representatividade também é muito importante e é possível se identificar com vários dos personagens, inclusive com a os adultos e seus problemas.

Katla
Katla

Para assistir a uma produção de outra nacionalidade e com a vontade de viajar sem sair de casa, comecei a ver Katla, que se passa em um país que eu morro de vontade de conhecer. A natureza nas terras islandesas tem algo de bastante misterioso, sendo marcada pela presença de vulcões, lagos e extensos campos. No enredo, uma erupção faz com que uma comunidade seja abandonada pela maior parte de seus habitantes e aqueles que se mantém no local são surpreendidos por misteriosos seres libertados pelo derretimento de grandes camadas de gelo. O suspense une elementos do folclore local com um bom desenvolvimento de personagens, cujas vidas foram marcadas por tragédias pessoais.


Missa da meia-noite
Missa da meia-noite

Também investe nesse gênero a Missa da meia-noite, que conta a história da chegada de um jovem e carismático sacerdote em uma pequena comunidade. Os habitantes da ilha isolada do continente vivem descrentes na religião devido à sua difícil realidade, mas acabam renovando um fervor religioso com a ocorrência de milagres e eventos inexplicáveis. Embora misture diferentes elementos do horror, o foco aqui também é no desenvolvimento de personagens complexos.


Veneno
Veneno

A série Veneno também tem seus elementos da fantasia, nesse caso porque é focada em uma personagem que usava de muita criatividade para retratar a sua difícil realidade. Em muitos momentos, não dá para saber se os fatos realmente ocorreram como narrados, mas a história foca em uma transexual que rompeu as barreiras da sociedade ao se destacar como uma personalidade televisiva cheia de sensualidade e sem papas nas línguas. Com uma história que entretém e emociona, a produção se destacou pelos acertos na escalação do elenco e o respeito ao tema, que tem sido ignorado e escondido por tanto tempo.

Ponto de virada: 11/9 e a guerra contra o terror
Ponto de virada: 11/9 e a guerra contra o terror

Já os ataques terroristas que derrubaram as torres gêmeas em território americano foram explorados em dezenas de filmes e séries. O interessante do Ponto de virada: 11/9 e a guerra contra o terror é a abordagem histórica, que parte de décadas atrás para explicar as origens dos grupos envolvidos no evento. De maneira bastante didática, são expostos fatos que nos fazem entender questões políticas, econômicas e sociais por trás do conflito, bem como as consequências ainda sentidas vinte anos depois do evento.


Também assisti

WandaVision
The witcher (2ª temporada)
Cena do crime: Mistério e morte no Hotel Cecil
Sweet tooth
Lupin (Partes 1 e 2)


Não me agradou tanto

O conto da aia (4ª temporada)
Resident evil: No escuro absoluto
O mundo sombrio de Sabrina (Parte 3)
How to get away with murder (6ª temporada)
Vidas selvagens
Panic
Nove desconhecidos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s