Restaurante Rabanete

Trancoso – Restaurante Rabanete

Pelas avaliações na internet e também por recomendações de pessoas que eu conheço, o Restaurante Rabanete seria uma das melhores opções para comer em Trancoso. O estabelecimento surgiu como uma pizzaria em 1982 e, no ano 2000, passou a oferecer uma variedade maior de pratos e receitas no estilo self-service. Atualmente, há também as unidades de Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, que eu não cheguei a conhecer.


Ambiente ★★★★☆

Eu fui na unidade que fica no famoso Quadrado de Trancoso, funcionando em uma das muitas casas históricas dispostas em volta da praça. A parte interna tem algumas mesas, mas o mais agradável é mesmo sentar embaixo da grande árvore que oferece uma sombra gostosa na área externa. Só não vou dizer que isso é um ponto extremamente positivo porque é uma característica dividida com todos os outros bares e restaurantes do local.

Mesas na área externa
Mesas na área externa

Mas gostei sim da estrutura e do visual do restaurante, que tinha bancos de madeira com assento e almofadas bem confortáveis. Além disso, as cores chamam bastante a atenção, ele é bem decorado com elementos rústicos aconchegantes e estava bem limpinho.


Serviço ★★★☆☆

Achei os funcionários simpáticos, mas a maior parte do atendimento em si é feito pelo cliente, uma vez que você mesmo procura uma mesa para se acomodar, serve a sua própria comida e se dirige até o caixa para que realizem a pesagem. Ali você recebe um cartão com um número que funciona como a sua comanda, que pode ser individual ou de todo o grupo.

Garçons levam as bebidas
Garçons levam as bebidas

Somente para as bebidas um garçom vai até a mesa e anota os pedidos, trazendo depois. Mas eu não gosto muito desse sistema porque você tem que ficar esperando com sua comida esfriando (embora já tenha vindo fria) ou começa a comer para depois chegar o seu suco/refri. Prefiro quando as bebidas já ficam do lado do caixa e você pega no momento da pesagem. Também vi que umas pessoas antes de mim tiveram problema com o valor cobrado pela refeição, mas acredito que tenha sido um problema isolado e foi resolvido pela funcionária.


Preço ★★☆☆☆

Trancoso, devido ao seu potencial turístico, tem valores elevados de um modo geral, então era de se esperar que um restaurante localizado em um de seus pontos mais famosos seguisse o mesmo padrão. O meu problema com o preço, que pode ser comparado com o de um caro self-service de shopping center das grandes cidades, foi que a comida não fez justiça ao valor cobrado.


Comida ★★☆☆☆

O foco do Restaurante Rabanete são as receitas simples com tempero caseiro, sempre utilizando ingredientes frescos e de qualidade. Além da culinária baiana, cada dia da semana tem como destaque pratos específicos que passam pela cozinha mineira, árabe, oriental e italiana. No sábado há feijoada e, no domingo, uma seleção de todos eles.

Self-service do restaurante
Self-service do restaurante

Eu fui no dia da comida árabe e gostei da diversidade apresentada. O problema de restaurantes desse tipo é que o alimento fica ali pronto e é difícil controlar o ponto, a temperatura e a disponibilidade dos produtos, então tinha muitos itens frios e outros em que era preciso esperar para que subissem da cozinha – estava faltando peixe e outras coisas na hora que passamos, por exemplo. Para mim não fez diferença, porque acabei servindo da parte árabe mesmo.

Dia de comida árabe
Dia de comida árabe

Confesso que eu e todas as pessoas que estavam comigo ficamos bastante decepcionados com a experiência. Alguns dos pratos seria normal que estivessem frios ou em temperatura ambiente, mas isso não deveria acontecer com a carne, a abóbora, a berinjela grelhada e as batatas que eu servi. Faltava calor em simplesmente tudo. Além disso, o tempero era bem modesto e nada que eu peguei estava saboroso.

Muitas opções de sobremesa
Muitas opções de sobremesa

Depois do fiasco, ainda resolvi servir um pouco de sobremesa, já que havia uma boa quantidade de opções. Essa parte eu achei mais gostosa, mas nada que me fizesse esquecer a má impressão causada pelos pratos salgados. No fim das contas, foi um balde de água fria naquela expectativa criada para comer em um restaurante que figura entre os melhores do vilarejo.


Resumo ★★☆☆☆

Sinceramente, não vi nada demais que me fizesse voltar a comer no Restaurante Rabanete. Talvez eu tenha tido o azar de pegar um dia ou horário ruim, já que fiz uma refeição mais tardia (normal em praia), mas não achei que a qualidade da comida justifique o alto preço cobrado.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s