Restaurante Manguti

Arraial d’Ajuda – Restaurante Manguti

Localizado na parte mais movimentada de Arraial d’Ajuda, no número 99 da Rua do Mucugê, via que dá acesso às praias e onde se concentram vários estabelecimentos como lojas, restaurantes e hospedagens, o Manguti possui cardápio variado de massas, gastronomia baiana e tempero caseiro.


Ambiente ★★★★☆

O restaurante, inaugurado em 1989, funciona em uma casa com grande quintal, onde fica a maior parte das mesas. O local é bem amplo e arejado, com piso gelado de ardósia e cimento queimado, o que ajuda a refrescar o ambiente e combina com o telhado sem laje, a parede de tijolinhos e as luminárias com detalhes de palha. Tudo limpinho, informal e agradável. O engraçado é que não há uma referência direta à especialidade da casa, que é o nhoque. Para se ter uma ideia, todo final de mês é comemorado ali o nhoque da fortuna com música ao vivo, promoções e sorteios.

Mesas no quintal da casa
Mesas no quintal da casa

A famosa tradição garante que quem comer em pé as sete primeiras unidades da iguaria no dia 29 pode fazer um pedido para cada massa ingerida. Além disso, uma nota ou moeda de qualquer valor deve ser colocada embaixo do prato. O costume surgiu da lenda originada no século IV, quando São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano camuflado de andarilho. O santo bateu na porta de uma das casas pedindo alimento e a família, mesmo sem ter muita comida a oferecer, o acolheu. A refeição rendeu exatas sete unidades de nhoque para cada pessoa. Ao recolher os pratos, eles se deram conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.


Serviço ★★★☆☆

Infelizmente eu não estava lá no fim do mês, então não pude adquirir os pratos de nhoque com preços promocionais e não participei do sorteio de um jantar para duas pessoas. Ainda assim, fui atendido com simpatia e eficiência. O local estava consideravelmente vazio, talvez pelo horário e por ser ainda fora da alta temporada. Fato é que pude escolher livremente onde me sentar e o pedido chegou rapidinho.


Preço ★★★☆☆

O extenso cardápio, que pode ser acessado completo e atualizado na página oficial com todos os preços, é bastante extenso. Alguns dos pratos individuais dão tranquilamente duas pessoas. Ainda assim, eu achei os preços apenas adequados, o que se pode esperar de cidades turísticas. Para a gente não ficou caro porque acabamos escolhendo um dos pratos mais bem servidos da casa.

Vários pratos individuais servem duas pessoas
Vários pratos individuais servem duas pessoas

Comida ★★★☆☆

Para começar, pedimos sucos naturais de frutas locais que estavam muito bons, feitos na hora – não é em todo restaurante que se acha sucos de verdade. Nesse dia escolhemos não pedir entrada e nem sobremesa, então a refeição se resumiu ao prato principal. Embora o carro chefe do restaurante seja o nhoque, acabamos optando pelo filé à parmegiana, que pode ser dividido tranquilamente por duas pessoas, o que acaba fazendo com que a refeição saia barata.

Filé à parmegiana
Filé à parmegiana

Me surpreendeu a quantidade de carne, molho e queijo. Só aquilo ali já seria um suficiente para matar a fome. Também gostei de ela vir na panela de pedra, o que mantém o alimento aquecido por mais tempo, já que não dá para servir tudo de uma vez só. Não foi o melhor filé que eu já comi em toda a minha vida, mas estava bastante saboroso e é um clássico.

Refeição completa
Refeição completa

A pessoa que nos atendeu disse que esse é um dos pratos mais bem servidos da casa e realmente não decepcionou. A única coisa que eu achei que podia ter vindo um pouco mais é o purê de batatas. Não que tenha faltado, mas porque eu adoro e teria ficado satisfeito com uma porção extra. No mais, estava tudo muito gostoso, inclusive a salada bem fresca.


Resumo ★★★☆☆

Embora não tenha achado nada especial, fiquei satisfeito e certamente voltaria lá para experimentar o nhoque, já que essa é a especialidade do restaurante Manguti. Fiquei especialmente interessado nesse evento do dia 29 de cada mês.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s