Aeroporto Internacional de Porto Seguro

Porto Seguro – Aeroporto Internacional

Quando eu era mais novo e morava mais perto da divisa entre Minas Gerais e Bahia, eu sempre ia para a praia de carro com minha família. Depois que me mudei para Belo Horizonte, a melhor opção é fazer a viagem de avião e, pela primeira vez agora, eu fiz o trajeto até Porto Seguro. O aeroporto foi inaugurado em 1982 com um terminal de passageiros bem simples e pequeno. Atualmente, esse prédio original é ocupado pelo Corpo de Bombeiros da cidade. A estrutura atual recebeu um novo terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves e ampliação da pista de pouso para operar com aviões de grande porte em 1997.

Parte interna do aeroporto
Parte interna do aeroporto

Ainda assim, pode ser considerado um aeroporto bastante modesto, principalmente se levarmos em conta de que é o terceiro maior do nordeste em termos de movimentação de passageiros por ano. Você anda todo o espaço em poucos minutos, não há muitas tomadas para carregar celular e podem ser feitas uma série de melhorias. Por isso mesmo existe, atualmente, um projeto para outra ampliação e readequações. As principais companhias aéreas brasileiras operam voos nacionais e internacionais no espaço, mas o aeroporto também é usado para charters, como são chamados os voos fretados de passageiros ou carga, sendo esse um dos diferenciais do local. Eu recomendo fazer as pesquisas de passagens em uma página que comparação de preços, pois dessa forma você vê as opções da Gol, Azul e Latam ao mesmo tempo.

Guichês para aluguel de carros
Guichês para aluguel de carros

Localizado a apenas 2 km do centro da cidade e ao lado do Terminal Rodoviário, o aeroporto possui fácil acesso e serve como porta de entrada para todo o litoral do Sul da Bahia, incluindo Arraial d’Ajuda e Trancoso, que ficam bem próximas e foram os meus destinos. Obviamente também vale a pena procurar uma hospedagem em Porto Seguro mesmo, uma vez que a cidade tem como atrativos diversas praias, destinos históricos, badalação noturna e a gastronomia típica baiana. Para quem quiser rodar mais pela região, a melhor opção é alugar um carro e há algumas empresas dentro do próprio aeroporto, sendo recomendado fazer a reserva prévia, principalmente na alta temporada.

Ponto de taxi
Ponto de taxi

O meu objetivo era ir do aeroporto até Arraial d’Ajuda, onde ficava a minha hospedagem. Para isso, eu precisava pegar um transporte até a balsa que faz a travessia do rio Buranhém, mesmo trajeto que precisa ser feito caso você vá se hospedar em Trancoso. Assim que desembarquei no Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BPS), vi os guichês para alugar um carro e, do lado de fora, uma fila de taxi. Também dava para pegar ônibus, mas achei trabalhoso e eu estava com mala, então não animei. A opção mais interessante para mim foi chamar um Uber, que saiu bem baratinho pois são poucos quilômetros – você pode fazer a simulação antecipadamente pelo próprio aplicativo.

Almoço do restaurante Panela Brasil
Almoço do restaurante Panela Brasil

Já na volta, meu voo era no começo da tarde e eu resolvi almoçar por lá. As alternativas de restaurantes são bem limitadas, então escolhi um que me parecia ter uma comida caseira. Apesar do preço elevado que se pode esperar de um estabelecimento dentro de um aeroporto, a refeição do Panela Brasil era bem simples, mas satisfatória. A lista completa de opções de alimentação, lojas e outros serviços pode ser acessada na página oficial, mas já adianto que é uma estrutura pequena.

Pista para embarque de passageiros
Pista para embarque de passageiros

Não há, por exemplo, aqueles fingers que te levam do portão de embarque até o interior da aeronave. Nem mesmo ônibus, você vai andando mesmo pela pista em direção ao seu avião, o que é comum em pequenos aeroportos. No mais, não tive nenhum problema com atrasos, falhas no atendimento ou qualquer coisa do tipo e certamente usarei a estrutura em viagens futuras para essa região do estado, pois há uma boa oferta de voos com preços atrativos e curta duração, já que tem opção de trechos diretos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s