Chick-fil-A

Estados Unidos – Chick-fil-A

Embora eu já tenha feito algumas viagens para os Estados Unidos, confesso que eu nunca havia registrado na minha mente a existência dessa rede de fast-foods fundada em 1946, apesar dos mais de 2000 restaurantes espalhados pelo país. Acredito que esse seja um daqueles casos de simplesmente não enxergar algo que você não esteja procurando, ainda que esteja na sua cara. Digo isso porque depois que eu comi lá pela primeira vez, eu vejo a marca em tudo quanto é lugar que passo. Se você também nunca experimentou, fica aqui a dica de um hambúrguer gostoso a preços justos.


Ambiente ★★★☆☆

Eu fui em alguns Chick-fil-A diferentes e, como era de se esperar de uma franquia, existe um padrão. O interior é bem parecido com o de outras redes de fast-food, só que mais bonito. Obviamente que existem configurações diferentes dependendo do ambiente, notadamente se está na praça de alimentação de um shopping ou se é um restaurante de rua. Uma coisa boa é que é definitivamente mais organizado e limpo do que os McDonalds, que parecem ser uma empresa prestes a pedir falência.

Ambiente interno do fast-food
Ambiente interno do fast-food

Serviço ★★★★☆

O atendimento funciona mais ou menos como o esperado. Basicamente, você olha as opções do cardápio que ficam atrás dos atendentes no balcão, escolhe o que vai comer e pede. Mas algumas coisas que são diferentes. Para começo de conversa, recomendo que você baixe o aplicativo do restaurante e escaneie seu QR Code no leitor que fica na frente do caixa, assim você acumula pontos para trocar por produtos. Se você esquecer, pode inserir depois através dos dados da nota fiscal. Com ele você também pode consultar o menu, fazer pedidos, cortar fila, receber notificações de promoções e outras coisas. Eu mesmo ganhei uma porção de nuggets no meu aniversário. As informações sobre o programa podem ser encontradas na página oficial.

Balcão onde são feitos os pedidos
Balcão onde são feitos os pedidos

Se você fala que é para levar (to go), eles te chamam depois pelo nome. Se for para comer lá (to stay), você recebe um pote colorido e pode ir procurar sua mesa porque eles levam. Mas o que fez diferença para mim, pelo menos no que eu costumava ir com mais frequência, foi o ótimo atendimento. Os funcionários cumprimentam na hora que você chega, perguntam se você aceita mais bebida (o refil é de graça) e estão sempre atentos às suas necessidades.

Restaurante do Chick-fil-A
Restaurante Chick-fil-A em Houston

Uma particularidade é que o Chick-fil-A fica fechado aos domingos. Isso vem desde a inauguração por determinação dos donos, que eram bastante religiosos. Há também uma grande controvérsia com relação a doações da empresa para grupos que são contra o casamento de pessoas do mesmo sexo, o que gerou boicotes e manifestações. A polêmica fez com que a empresa se posicionasse dizendo que é a favor da liberdade e contra a discriminação, mas, sinceramente, eu não acredito muito. Se essa é uma questão sensível para você, talvez você queira pesquisar sobre o assunto mais a fundo e até evitar o local.


Preço ★★★☆☆

Os preços estão de acordo com outros restaurantes do mesmo tipo. Eu até acho que vale mais a pena por causa da qualidade da comida. Para saber as opções do menu e os valores atuais, recomendo entrar na página oficial.


Comida ★★★★☆

Geralmente esse tipo de estabelecimento está associado a comidas de má qualidade, mas eu achei o Chick-fil-A bem gostoso e dá para ver que são usados ingredientes frescos. O frango, por exemplo, é um peito inteiro e não esses processados vendidos em alguns outros lugares. Eles falam que não há hormônios ou conservantes na carne, os pães são assados no local várias vezes por semana, as verduras são cortadas ao longo do dia, o suco de limão é feito à mão apenas com açúcar puro e água (apesar que eu pedia a versão diet) e há um compromisso de, nos próximos anos, alcançar o objetivo de só usar ovos de crias livres.

Sanduíche com ingredientes frescos
Sanduíche com ingredientes frescos

Eu gostei bastante dos sanduíches. Todas as opções são com frango, que podem ser empanados ou só o peito grelhado. Os nuggets e chicken strips também são feitos com pedaços inteiros. Até as batatas são mais naturais, já que não servem aquelas feitas com uma massa modelada. Não são tão crocantes, mas são gostosas. Os pães são realmente bem macios e parecem novos. Eles também servem saladas, sopas, frutas com iogurte, milkshakes e outras coisas. Confira o menu completo na página oficial.

Sirva-se à vontade
Sirva-se à vontade

Há uma boa quantidade de complementos disponíveis para pegar à vontade. Como eles servem café da manhã, tem cremes de diferentes sabores, açúcar e adoçante. Tem maionese, molho de pimenta, barbecue com mel e geleias, que não é em toda rede que se encontra, além das coisas mais comuns como ketchup e mostarda. Além disso, eles oferecem diversos molhos na hora da compra e não cobram a mais por isso.

Sanduíche, batata e limonada
Sanduíche, batata e limonada

Resumo ★★★☆☆

Meu único porém com a rede é realmente essa possível continuidade de doações para grupos que trabalham contra o casamento de pessoas do mesmo sexo e outras políticas anti-LGBT. Fora isso, a comida é bastante gostosa, os preços são justos, o sistema de recompensas pelo aplicativo funciona bem e o atendimento é ótimo.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s